Tamanho de fonte no browser

Estava hoje lembrando de um post da Andrea Schwandt-Arbogast, sobre mudar ou não o tamanho padrão de fonte no browser.

Eu faço exatamente a mesma coisa que ela. Assim que eu instalo o firefox, mudo o tamanho de fonte padrão para 14px. Faço isso só no firefox, porque desde que comecei a usar a web com mais freqüencia, o uso como meu browser padrão. Bem, não o firefox realmente. Era o Mozillão, depois foi o firebird e aí sim, o firefox.

Mas o fato é que, como acontece com ela, isso afeta a visão que eu tenho da web em geral. Eu não consigo me sentir confortável ao navegar se configurar o tamanho de fonte para o que vem por padrão, 16px.

Além disso, esses dias estive discutindo sobre tamanhos de fonte com o Henrique — que, a propósito, está criando umas imagens e coisas legais pra tornar esse novo layout mais agradável.

Por isso, faço a vocês a mesma pergunta que a Andrea fez no post dela: Você muda o tamanho de fonte padrão do seu browser? Se sim, você muda para um tamanho maior ou menor? Por quê? E, se não, por quê não?

17 Comentários sobre “Tamanho de fonte no browser”

Faça um comentário

Não,Bruno, não mudo. Para mim, fica na mesma. Já “perco a referência” de muitas coisas por usar personalizações. Acho que, se personalizasse isso, ao menos para mim, os prejuízos seriam maiores do que as vantagens.

Entendo sua preocupação: uma dor-de-cabeça a mais na hora de projetar um site!


Depende da máquina.

Como uso notebook, uma fonte muito pequena força demais a visão. Já em um monitor maior (e dependendo da resolução), as fontes ficam grandes e preciso reduzir. Gosto que elas fiquem no tamanho das dos livros impressos. Para mim, é o tamanho ideial.


Utilizo a fonte que vem por defeito. Mas conheço alguns colegas meu que por um motivo ou outro (alta resolução, linux, Ecra TFT) acabam por mudar as dimensões para evitar dores de cabeça do esforço visual.


Eu nem sei como aumenta a fonte do meu browser… nunca precisei.


Olha bruno eu mudo sim, muda para o tamanho 14 também, pq o tamanho 16 fica muito grande, principalmente para quem utiliza o Hotmail, quer por sinal fica horrível no Firefox, mas fazer o que néhhh, é da $oft..
Abraços


#6 | Paulo

Também uso e gosto do Firefox,

Não mudo o tamanho da fonte porque pra mim está bom.
Não gosto de fontes muito pequenas já que uso a resolução 1024×768.
Por isso mantenho a configuração padrão. OK?!


Uso o Firefox e Opera,
mas em nenhum dos dois eu altero a configuração de fonte que vem por defeito (como diz RVidal).

Abraços


Uso o MSIE e o Ópera. E só altero o tamanho da fonte quando ela é muito grande. No geral isso raramente acontece. Pra mim o tamanho da fonte dos elementos devem estar intimamente relacionados com a harmonia que estes elementos devem ter entre si, com a quantidade e o tipo de conteúdo a ser exibido e intimamente relacionado ao público. Sempre penso nisso antes de colocar uma unidade de medida nos meus sites.

Colocar aquelas opções de aumentar e diminuir por javaScript é esperar receber bem aqueles visitantes que não são geeks, que não manjam de browser e recebê-los bem. Mas se definitivamente o seu público é geek, isso é realmente inútil.

Se é um site de notícias de público variado, o esquema de aumentar e diminuir por javascript é uma ótima solução. Tudo depende do conceito que se quer dar.

O tamanho da fonte agora do brunotorres.net está perfeito na minha opinião! Ficou harmônico com o restante dos elementos! Perfeito!


eu uso o firefox em 1024×768 no linux então fica bem legível sem precizar o esforço para ler. apesar de as vezes eu usar o Ctrl+- para diminuir ou aumentar a fonte, mas isso é uma exceção no caso do gmail por exemplo que as vezes não dá para ler um tópico..

flw..

| Adriano Melo |


Não eu não mudo, acho que quando vc personaliza demais a exibição de sites em seu browser, perde muito em relação a forma como visualiza os sites, pois pra mim, a maioria acaba tendo o layout quebrado por essas personalizações.


#11 | Bruno Bueno

Não, eu não mudo. Porque eu uso uma resolução muito grande onde já deixa as fontes menores (1280×1024) e não vejo necessidade de alterar para fontes maiores ou menores, e essa questão de mudar fonte prejudica um pouco. Percebe, as vezes você cria um site com um tamanho de fonte especifico supomos, 14px, então ficou perfeito para você porém você tem que pensar que os visitantes do site na grande parte, as vezes, não mudam o tamanho e deixam no padrão que vem de “fabrica”, porém quando visualizado o seu site com fonte maior pode desalinhar um pouco, então você nem percebe isso pois você usa a fonte 14px e o seu site ta alinhado pois foi você que fez, etc, etc e etc. Eu acho que mudar o tamanho da fonte padrão não é necessária, pois so atrapalha quem desenvolve um site, e as vezes tem de tomar a alternativa de você por um aviso de que o seu site seria melhor visualizado com fonte tamanho x, pois os “seus” usuários na maioria das vezes não são adivinhas ou usam o mesmo tamanho de fonte que você está usando.

Abraços, espero ter dito algo entendivel.


Não mudo a fonte, quando algum site me incomoda utilizo o maravilhoso recurso do firefox ctrl+”scroll do mouse”…


Tá aí uma idéia muito boa. Um plugin para avisar que o usuário precisou aumentar ou diminuir o tamanho da fotne em uma página, a sua resolução, etc.

As vezes, os sites são construidos para resoluções diferentes, mas nem sempre os usuários mais ativos a usam. Ia dar uns números legais para pensar. Montar um site para todos (800×600) ou para um público alvo?


#14 | Alex

Cara eu estou começando a criar para a Web usando Padrões e estava lendo o livro do Zeldman, e ele argumenta com bastante conhecimento de causa o quanto não é legal vc modificar esse padrão que vem de fábrica, o quanto se demorou a convencer os produtores de navegadores a dar suporte a essas padrões e nós que trabalhamos com padrões ou queremos ( no meu caso) acho que temos que pensar enquanto a gente realmente apoia essas atitudes de padronização.


Não mudo, porque ^+ e ^- ([ctrl +] e [ctrl -]) se mostram mais flexíveis, e no geral, em 1024×768, o tamanho das fontes é bom pra mim.

Claro, em se tratando de Firefox. No Opera também uso o recurso de zoom, quando necessário.

Janio


#16 | Mateus Brum

FireBird – ???
Isto não é um browser, é umgerenciador de e-mails tipo outloock!!
Abrços


Eu quero saber como posso fazer para mudar minha fonte no google?

Me ajudaaaaaaa…

=(


«

»

Deixe seu comentário