Seminário Info de Marketing de busca [ou “casa de ferreiro…”]

Ontem alguém no trabalho me enviou um email falando de um evento da Info sobre marketing de busca. Eu já tinha visto algo sobre o evento em alguns lugares por aí, mas não tinha dado atenção — embora eu trabalhe nesse mercado — porque sei que esses eventos não costumam valer muita coisa.

Mas dessa vez resolvi clicar no link e dar uma olhada. Fui direto na página da programação do evento e aí entendi que eu estava certo ao não ter dado a mínima atenção ao evento antes. O site é um ótimo exemplo do que não se deve fazer em otimizaçao para buscas.

Dá uma olhadinha na página. Sei que você tem firefox com web developer toolbar, então desabilita as imagens e depois o CSS. Isso mesmo, só sobram o título, o menu, os links para patrocinadores e um link para inscrição. O conteúdo mesmo está em uma grande imagem, e o melhor, sem texto no ALT.

Sobre o evento em si, não diria que não vale a pena ir. Esses eventos costumam ser um ótimo lugar para fazer networking, conhecer pessoas interessantes do mercado, prospectar clientes, etc e tal. Eu iria, mas só se fosse de graça. Pagar 730 pratas apenas para networking é contra a minha religião.

Se você estiver interessado no evento, mesmo sabendo que custa absurdas 730 pratas, segue uma lista das palestras, comentadas por mim:

  • A publicidade segundo o Google
    Alexandre Hohagen, presidente do Google Brasil
    O cara é muito bom, está nesse mercado há muito tempo, já foi VP no UOL, etc. Mas ouvir um presidente (ou country manager) falando não é a mesma coisa que ouvir um Matt Cutts (eu vou assistir a um keynote dele no SMX Advanced, morram de inveja). Provavelmente vai ser um discurso corporativo e não muito mais que isso. Assista se você é gerente de marketing online de alguma empresa que compra mídia com o Google e quer tentar uma chance de falar diretamente com o cara.
  • Resultados no estilo Yahoo
    Guilherme Ribenboim, presidente do Yahoo! Brasil
    o mesmo comentário sobre o palestrante anterior se aplica. A diferença é que o Yahoo! não é assim tão bom em dar resultados, então modere suas espectativas.
  • SEO e SEM: O que funciona e o que não funciona na web
    Martha Gabriel – Diretora de tecnologia da New Media Design
    Não a conheço, mas não consegui encontrar o site da empresa no google, então não esperaria muito.
    Marcelo Sant’Iago – Diretor da Mídia Click
    Não o conheço, não posso comentar muita coisa, mas como é o primeiro dos listados até agora que tem a URL do perfil do LinkedIn customizada com seu nome, causou uma boa primeira impressão. No mais, eu esperaria um pouco de discurso corporativo, mas provavelmente menos do que as do G e Y!.
    Alexandre Kavinski – Diretor da Mídia Digital
    A julgar pela experiência que ele acumulou na HotList e pelo conhecimento que parece ter tanto sobre busca orgânica quanto busca paga, acredito que valha a pena escutar o que ele tem pra dizer. A não ser que venha com discurso corporativo…
  • Cases de sucesso — O poder dos links patrocinados
    Lúcio Pereira, gerente de e-business da Sony
    Fernando Costa, diretor de vendas de assinaturas da Editora Abril
    Rafael Rossi, Gerente de Marketing Institucional da Construtora Rossi
    “A gente anunciou no adwords e o sol começou a brilhar diferente, as estrelas pareciam mais brilhantes, até o rio Tietê pareceu cheiroso…”. Sério, você já ouviu isso milhões de vezes, duvido que adicione alguma coisa, até porque provavelmente não vai rolar nada muito técnico sobre como as campanhas são gerenciadas, etc e tal.
  • O papel dos portais no marketing de busca
    Paulo de Castro, presidente do Terra e do IAB
    Discurso corporativo.
  • Além do marketing de busca: outras formas efetivas de publicidade na internet
    Osvaldo Barbosa, country manager do grupo de serviços online da Microsoft
    Discurso corporativo. As outras formas de publicidade que ele vai apresentar: banners no MSN, abinhas do Live messenger, banners no hotmail e por aí vai…
  • A experiência das empresas — A internet a serviço das grandes marcas
    Gustavo Siemsen, diretor de marketing da Pepsi Brasil
    João Ciaco, diretor de marketing da Fiat
    Maurício Greco, gerente de comunicação de marketing da Ford
    Luca Cavalcante, diretor de marketing do Bradesco
    Posso estar errado, mas daqui não sai nada realmente relevante sobre marketing de busca.
  • Benchmark em comércio eletrônico — A fórmula certa em função do produto
    Romero Rodrigues, presidente do Buscapé
    Stelleo Tolda, presidente do Mercado Livre
    Aqui estão os presidentes das duas empresas que, hoje, dominam os espaços de busca orgânica e paga no Google. Na minha opinião, pegue seu copo de café, seu notebook, sente e anote tudo que eles disserem. Se não vierem com discurso corporativo, vai ser o ponto alto do evento, a palestra que vai salvar suas 730 pratas. Ou seja, mesmo que as palestras anteriores sejam uma porcaria, não vá embora, espere pra ouvir o que esses caras têm pra dizer.
  • Marketing de busca e branding
    Pedro Cabral, presidente da AgênciaClick
    Walter Longo, VP de estratégia e planejamento da Y&R
    Não tenho certeza, mas chutaria que o que vai rolar mesmo é discurso corporativo.

Notaram a falta de palestras focadas especificamente em busca orgânica? Mais um motivo pra não confiar muito no evento. Os caras acham que marketing de busca é sinônimo de busca paga (e links patrocinados).

É isso aí. Na minha opinião, o evento não vale o quanto custa. Se a empresa onde trabalho pagar a entrada (ou alguém me descolar um convite “na faixa”, como dizem aqui em São Paulo), é provável que eu apareça por lá. Do contrário, tô fora.

39 Comentários sobre “Seminário Info de Marketing de busca [ou “casa de ferreiro…”]”

Faça um comentário

Gostei dos comentários sobre a programação rsrsrs.. Se for para para analizar certos tipos de palestras da nisso mesmo..
Ps: Obrigado por atender nosso pedido.

[]’s


Grande Bruno! Estava sentindo falta de seus post por aqui!
Sensacional seu post sobre o tal evento. Isso mostra que devemos sempre estudar se esse ou aquele evento pode ou não contribuir para o conhecimento, filtrando aquilo que realmente é bom!

Um forte abraço!

Rodrigo


Oi Bruno,

Realmente não tenho grande expectativa sobre o que será conversado. Acho que a hora do almoço é que será o grande evento.

Tem que ver pelo lado bom. Pelo menos estão tentando divulgar a área no Brasil.

Ah, e eu não morro de inveja por que eu já assisti! :)

Um grande abraço,


Paulo: Então, por enquanto, que tem que morrer de inveja sou eu :)


Concordo em gênero, número e grau…só esqueceu de citar a edição da revista sobre SEO que além de nada acrescentar ainda falha com informações incorretas em diversas matérias. Não aconselho ninguém a torrar 14,90 para ler aquilo.


hahahaah cara isso é foi muito engraçado.
Cadê SEO de um site que fala de SEO kkkkk!
flw!


Com 730 pratas eu faço a festa com livros de SEM no Amazon.


quem sabe faz, quem não sabe “ensina” hehehe


#9 | Pasti

Bruno, excelente post! Bom ver suas opiniões de volta!
Abraço


Realmente, o evento é mais um daqueles dias para ouvir jabá em cima de jabá e ouvir que Link Patrocinado é que há.

Excelente post!


Estou começando a estudar/conhecer SEO/SEM, recebi o spam sobre a palestra e mostrei para o diretor da minha empresa, (rs) ouvi comentários muito parecidos com os seus. O que é uma pena, gostaria de participar de um evento que ampliasse meus conhecimentos.
Parabéns pelo post.


#12 | thiala

Ah, e quem acha o site numa busca e é de fora de São Paulo, tem que advinhar que o evento vai ser lá…ou então buscar o WTC hotel no google, ou que tal, supor pelo 011 do telefone…


Oi Bruno, agradeço a menção ao meu nome, mesmo para dizer que não me conhece.
:-)

Mas, caso tenha curiosidade em saber mais, procure minhas colunas no Webinsider, na revista Meio Digital, no blog Search Insider do IDG Now, no blog Multilingual Search ou em meu próprio blog http://www.poucas-e-boas.com

Sobre o evento, acredito que realmente não deve lhe interessar, já que como fã do Matt Cutts, seu foco maior com certeza é o lado técnico e um encontro desses aborda muito mais o lado comercial.

Sem dúvida o SMX é uma opção melhor pra vc.
Abs


#14 | Bruno

Eu acho que esse texto traz apenas suposições suas. Ninguém tem bola de cristal. Você não sabe exatamente como vai ser esse seminário! O que os particiapentes vão falar, sobre o que extamente, se vai ter dicas, etc…

Me inscrevi e torço para que você esteja completamente enganado!

Abraço,

Bruno


Olá Bruno!
Procurei e achei! Teu post foi mencionado por um dos palestrantes durante o evento!
Parabéns!
Abraço,
Leandro


#16 | Jonas

Cara comentaram seu post lá no evento :-)


[…] falou que costuma procurar pelo nome dele. E nessa busca encontrou o site do Bruno Torres com um artigo falando do evento. A Martha falou do case do Boticário. O Marcelo falou da NET virtua que em seus resultados tem […]


#18 | Alex

excelente artigo.
Gostei e vou voltar a ler mais aqui.
abraços
Alex


Gostei muito das paletras. Um ponto interessante que achei importantíssimo é a meta de conversão. O prisidente do Yahoo Brasil e Walter Longo focaram bastante.


Walter Longo deu um show!


Alguem aquin ja ouviu todos os podcasts? QUl o site estilo buscape do google nos EUA que foi falado por horagem (presidente do google Brasil)?


Excelente post.
abraços


[…] falou que costuma procurar pelo nome dele. E nessa busca encontrou o site do Bruno Torres com um artigo falando do evento. A Martha falou do case do Boticário. O Marcelo falou da NET virtua que em seus resultados tem […]


Blog add aos favoritos!!

Abraços


Olá” Gostaria que voltasse a escrever! Os post são ótimos pena que não estive no evento.


Olá Bruno que tal voltar a blogar? Estamos a espera por novidades!


excelente artigo.

Marina


Boas matérias, excelente conteúdo. Parabens

Bruna


Na minha opinião o evento não vale esse preço, acabam não revelando nada dos “segredos do posicionamento orgânico” que é o que tem importância, acho que uma boa pesquisa na internet te revela muito mais novidades.


Essa postagem é muito interessante, parabéns.


Muito bom seu blog.


Com certeza o evento não vale esse preço, considero uma pesquisa na web revelando muitas novidades. Excelente artigo!


Muito bom o post, parabéns !


Parabens pelo post e tambem pelo blog que está excelente.

Sucessos


Na verdade gostaria de falar um palavrão pra eles , mas respeito o blog. Bruno volta brother , precisamos de conteúdo.


muito bom, parabéns! (:


Parabéns webmaster

Seu site tem um excelente conteúdo, continue.


Concordo plenamente. Depois de me inscrever e ir a vários desses seminários aprendi que é necessário verificar uma série de coisas que revelam mal cheiro antes de cair de cabeça. Verifique a página do evento; o site dos promotores; a presença na Internet dos palestrantes e etc. Isso te dará uma ideia do nível que da palestra.


#39 | Rarylson Freitas

Ué, qual o problema com o foco corporativo? Talvez o evento não seja bom para quem é da área técnica, mas não necessariamente para os gerentes de marketing e outros profissionais relacionados.


«

»

Deixe seu comentário