www.magazineluiza.com.br – o site do Magazine Luiza

Não podemos falar do site da rede Magazine Luiza sem citar seus primórdios. E não estamos falando do endereço da web, e sim na verdadeira gênese do comércio eletrônico: as lojas eletrônicas.

Em 1992, unindo pioneirismo e ousadia à vontade de ampliar suas lojas, Luiza Trajano e sua equipe desenvolveram um conceito de loja inusitado à época: unidades físicas sem mostruário e sem estoque, desenvolvidas para serem inauguradas em cidades pequenas sem a necessidade do pesadelo logístico que é a inauguração de uma loja tradicional.

A cidade de Igarapava (SP) foi a escolhida para o projeto-piloto. Em cada lojas eram instalados televisores e videocassetes, manuseados por vendedores treinados. Em cada um destes terminais havia várias fitas VHS com gravações das descrições dos produtos oferecidos. Ao vendedor bastava apenas encontrar o produto avançando ou retrocedendo a fita.

Hoje as lojas eletrônicas transformaram-se em Lojas Virtuais. Os televisores e videocassetes foram substituídos por totens multimídia. E a ideia incipiente foi a mola propulsora para a criação do site magazineluiza.com.br em 1999. Foi a primeira rede de varejo brasileira a vislumbrar a Internet como vitrine e balcão de vendas.

Enquanto as Lojas Virtuais têm como alvo mercadológico as mesmas classes C e D das lojas físicas (além das vendas propriamente ditas, são fornecidos serviços como pagamento de contas de consumo, cursos de Inglês e bordado e acesso à Internet) o site magazineluiza.com.br segue a linha do e-commerce e tem em seu público majoritário as classes A e B.

A loja virtual do Magazine Luiza tem cerca de 350 mil clientes ativos anualmente, a maioria do sexo masculino na faixa etária entre 35 a 49 anos, com renda média mensal de R$ 3 mil. O gasto médio destes consumidores chega a R$ 650. O site tem um portfólio de produtos de aproximadamente 5.500 divididos em 14 categorias. Os itens mais vendidos são notebooks, monitores e TV’s LCD, gravadores de DVD e refirgeradores.

Recentemente o endereço eletrônico do Magazine Luiza passou por uma reformulação. A vendedora virtual Tia Luiza foi rejuvenescida e agora é conhecida apenas como Lu. Em seu espaço na página — um blog com arquivos em áudio e vídeo — o cliente poderá saber as tendências e novidades sobre os produtos oferecidos, além de explicar peculiaridades das mercadorias.

  • Gerente-geral de e-commerce do Magazine Luiza: Francisco Donato.
  • Porcentagem de participação no faturamento anual : 13% em média.
  • Responsável pela hospedagem: DHC, sobre o sistema operacional Linux.
  • Sistema de gestão integrada (ERP): Linx Sistemas.

Sobre o site do Magazine Luiza

URL: http://www.magazineluiza.com.br/ [visitar]
Cores predominantes: branco e azul
Cor de fundo: branco
Fonte predominante: Arial

Detalhes:

  • Logo no topo à esquerda
  • Funciona tanto como www.magazineluiza.com.br quanto com magazineluiza.com.br (não faz redirecionamento do www para o não-www nem vice-versa)
  • Links institucionais no topo
  • Menu em abas com as categorias de nível 1
  • Menu lateral esquerdo com as categorias expandidas
  • Área grande de destaques
  • Possui uma “vendedora virtual”, chamada de Tia Luiza, que é vendida como um diferencial do site, mas nada mais é que uma coleção de explicações sobre dúvidas comuns sobre produtos vendidos na loja. Interessante o fato de essas dicas serem contextualizadas de acordo com a categoria

Deixe seu comentário