www.walmart.com.br – o site do Walmart

Nome: Walmart Loja Virtual Brasil
Fundado em: Setembro de 2008
Fundador: Rede Walmart
Site: www.walmart.com.br

No intuito de prosseguir com a missão de manter o preço baixo todo dia, a rede Walmart inaugurou sua loja online no Brasil em setembro de 2008. O bom da loja virtual é que ela permite compras em categorias desde alimentos, até não alimentos e funciona todos os dias da semana, em todos os horários, podendo ser acessada de qualquer computador do Brasil, assim como as entregas são também feitas em todo território brasileiro.

No começo, os sites que fazem parte das bandeiras da rede (nove ao total) direcionavam-se para a página da loja virtual do Walmart, atualmente, você entra direto, e daí vê quais as bandeiras que a loja atende, podendo consultar quais as bandeiras que existem em sua região, cidade e estado.

Uma das inovações na implantação desse site é a versão web 2.0, que permite que após o cadastro os usuários possam interagir entre si, atualmente o site conta com os recursos: perfil de usuário, interação com seus amigos, criação de trilhas, comentários e discussões sobre produtos, categorização de tags e produtos encontrados, acompanhamento de pedidos e criação de listas (casamento, compras, desejos, etc). A promessa é que o cadastro dura cerca de 30 segundos, mas eu não fiz a tentativa.

A interface do site é bem bacana, logo no cabeçalho o usuário consegue enxergar o menu: Categorias, Atendimento e Meu Walmart (acesso ao perfil dele, se for cadastrado). Dentro de cada uma dessas abas há subitens, em ‘Categorias’ são 17 tipos, que estão abertos no menu esquerdo se abrindo em subcategorias, as listas são grandes e o consumidor tem um leque de coisas para escolher. As 17 categorias principais são: Bebês, Beleza e saúde, Brinquedos, Cine e foto, DVD’s e Blueray, Eletrodomésticos, Eletrônicos, Esporte e Lazer, Ferramentas, Games, Informática, Livros, Móveis e colchões, Relógios, Telefonia e Utilidades domésticas.

Na aba ‘Atendimento’ o usuário pode acompanhar o pedido, contatar ajuda através de chat e achar outras formas de contato que não seja a internet; logo abaixo há o campo de busca e no centro do site estão as ofertas. A imagem dos produtos é clara, há ainda a opção ‘espie’ onde a imagem fica maior, o preço com desconto e parcelas também ficam juntos e no rodapé há a informação de todas as bandeiras de cartões de crédito que o site aceita, além da opção boleto.
Ao lado direito, ficam os banners de ofertas especiais, o campo de busca de lojas, e os links para outros programas que fazem parte da loja e do institucional da rede, como: Casa com sua cara (produtos e dicas para sua casa), Walmart Sounds (ofertas de players e rádio Walmart), Bom viver (produtos e dicas para vida mais saudável), Wgames (espaço para compra de jogos), Campus Universitário (livros para universitários) e o E-solidário. Há as redes sociais também, twitter e facebok e link para o blog Mundo Walmart, logo abaixo a nuvem de tags com os produtos mais buscados do dia. A loja virtual é bem completa, dá para ‘passear’ durante um bom tempo, a navegação é fácil e ainda no campo institucional há informações sobre a rede no mundo e no Brasil, canal para Imprensa e ajuda para os estudantes que pretendem fazer trabalhos sobre a empresa. Um dos destaques recentes foi o lançamento do programa E-solidário, em que a loja ajuda a vender itens de artesanato de comunidades de todo o Brasil.

Deixe seu comentário