Makro: Tudo sobre a rede Makro atacadista no Brasil

Nome: Makro
Fundado em: 1968
Fundador: Grupo Holandês SHV (Steenkolen Handeis Vereeniging)
Local: Holanda
Site: http://www.makro.com.br/ [visitar]

Em 1896, na Holanda, com a escassez e declínio do carvão como principal fonte de energia no mundo, um grupo de companhias de comercialização de carvão resolveram se unir, criando o Grupo SHV e seguir em busca de novas fontes de negócios. Dentre essas novas fontes, surgiu em 1968 à idéia de abrir um atacado de auto-serviço, o Makro.

O Makro veio para o Brasil em 1972, inaugurando sua primeira loja em São Paulo, e se expandindo aos poucos na região sudeste do país, atingindo os principais pólos econômicos. Nos anos 90, a rede chegou ao sul e nordeste brasileiros. O sistema de auto-serviço, ou conhecido como “cash and carrie”, é aquele em que o próprio cliente coloca os produtos no carrinho e depois se dirige até o caixa – considerado algo inovador na época. Hoje em dia a rede Makro permite que o cliente peça suas compras por telefone, faça cotações de preço e ainda possa finalizar a compra – apenas para os comerciantes cadastrados.

No interior das lojas são comercializados produtos alimentares, e não alimentares. Na parte alimentar, tem: padaria, seção de vinhos, congelados, carnes, frescos e peixes. Os demais setores são: bricolagem, joalheria, burótica, eletrodomésticos, informática, artigos para jardim e outros produtos sazonais. Já no site, na aba de marcas próprias, os comerciantes podem ter uma idéia do que mais encontrar na loja: alimentos, automotivos, bebidas, descartáveis, eletroeletrônicos, higiene, limpeza, mercadorias gerais, papelaria, perecíveis, artigos para animais, uniformes profissionais e utilidades.

Existem também as marcas próprias, que são exclusivas do Makro, e que foram desenvolvidas para suprir as necessidades específicas dos clientes: Aro (hotéis, restaurantes e cafeterias), M&K (varejistas), Baldaracci (produtos sazonais), Clean Line (varejistas do setor de higiene e limpeza), QBiz (materiais de escritório e informática para comerciantes e prestadores de serviço) e MKtech (segmento eletroeletrônico e informática).

O site do Makro é bem completo, as ofertas ficam na vertical do lado direito, no centro há dois carrosséis que mostram os produtos das marcas exclusivas e as novidades do mercado, como a promoção de dia dos pais.

Na parte inferior o cliente cadastrado pode pedir a entrega de sua lista de produtos direto no seu estabelecimento, ao lado é o canto das enquetes. No menu lateral esquerdo há: o canal Empresa, com informações completas sobre história, missão, responsabilidade, etc; a área de Trabalhe conosco (terceirizada pelo Vagas.com); busca de lojas; ofertas regionais; área para conhecer as marcas próprias; todos os canais de venda da rede, como delivery, televendas, eletro atacado, posto e restaurante; área de imprensa, com Assessoria, Makro na mídia e releases; B2B que é a extranet onde os fornecedores consultam informações;e um link para o programa Sabor & Saber, que visa a ligação entre os fornecedores do Makro e o setor de food service, Makro Extravaganza, Rota Sabor & Saber e Espaço Sabor & Saber.

Para se tornar um cliente Makro, é necessário fazer o passaporte do cliente, disponível em qualquer loja da rede. Mas, pessoas físicas também podem comprar, a marca quer atrair os consumidores finais com as melhores ofertas e preços.

É engraçado que nas perguntas mais frequentes, a número 7 responde ‘o que o Makro não tem?’, e a resposta é: Sacolas Plásticas, Lojas Luxuosas e Ar condicionado.

Deixe seu comentário