Lojas Cem: Móveis e eletrodomésticos

Fundada em 1952 em Salto, no estado de São Paulo, por Remígio Dalla Vecchia, as Lojas Cem é uma das redes de varejo mais bem-sucedidas do país, embora não seja das maiores. Está presente atualmente em quatro estados brasileiros: São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Paraná. O nome “CEM” significa Centro dos Eletrodomésticos e Móveis, e foi escolhido pelo público em um grande concurso realizado pela rede.

Logo e mascote das Lojas Cem

Logo e mascote das Lojas Cem. Qualquer semelhança com as Casas Bahia é mera coincidência

Não é nada fácil achar dados sobre a história das Lojas Cem, mesmo sendo uma grande rede de varejo que atua hoje em quatro estados do país, São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro e Paraná. Mas, sem dúvida, é uma marca bastante conhecida e, pelo menos há um tempo atrás, tinha propagandas sendo veiculadas com boa frequencia em rede nacional, na TV aberta, nos principais canais, com um jingle que ficou tão conhecido que sua letra (Lojas Cem / onde você compra o máximo / em móveis e elotrodomésticos… lembrou?) pode ser achada em sites de letras de música por aí com certa  facilidade.

O que se sabe é que a loja teve seu começo em um mercado bastante restrito, o de venda e conserto de bicicletas. A loja foi aberta por Remígio Dalla Vecchia, pelo nome presumo que seja um imigrante italiano (aliás, mais uma rede de lojas de varejo brasileira fundada por um imigrante, assim como, por exemplo, Casas Bahia e Lojas Americanas). Não consegui encontrar o local onde essa primeira loja foi aberta. A primeira loja foi aberta na cidade de Salto, interior de SP.

Sete anos depois, em 1959, a empresa começou a expandir sua área de atuação, começando a vender também eletrodomésticos e ainda não tinha o nome “Lojas Cem” e sim o nome de seu dono, R. Dalla Vecchia e Cia. Ltda. Em 1966 a loja começou a vender, também, móveis.

Em 1976 o nome atual, Lojas Cem, foi escolhido em um concurso e, na verdade, é um acrônimo, que significa “Centro dos Eletrodomésticos e Móveis”, devemos admitir, bem interessante.

Em 1999 a rede chega ao Rio de Janeiro e em 2000 chega ao Paraná e chega à sua centésima loja.

Loja de bicicletas que deu origem às Lojas Cem

Loja de bicicletas de Remigio Dalla Vecchia, em Salto-SP

Hoje a rede não está entre as maiores, mas é um negócio — ao que tudo indica — bastante sólido, e atua não só na venda de eletrodomésticos e móveis, mas também em eletrônicos e produtos de informática.

Ainda não existe uma loja virtual das Lojas Cem. Na verdade, tocar um negócio online é bem diferente de um no mundo real e mesmo gigantes como as Casas Bahia e o Carrefour (que ainda não lançou sua loja virtual, mas não deve demorar) esperaram bastante para colocar os pés no mundo virtual.

Fachada de uma filial das Lojas Cem

Eu já fiz uma compra nas Lojas Cem, um ventilador se não me engano, mas já faz tempo e não tive nenhuma impressão forte da loja. Diria que a experiência foi, bem, comum. E vocês, compram nas Lojas Cem, tem alguma opinião para compartilhar? Deixe seu comentário.

Deixe seu comentário