GBarbosa: Saiba tudo sobre a rede de supermercados GBarbosa

Nome: GBarbosa
Fundado em: 1955
Fundador: Gentil e Noel Barbosa
Local: Aracaju, Sergipe
Site: www.gbarbosa.com.br [visitar]

A rede de supermercados GBarbosa é a maior rede varejista do Estado de Sergipe e ocupa a 4ª colocação no ranking de supermercados do Brasil. Inaugurada como uma mercearia especializada na venda de secos e molhados em 1955 gerenciada pelos irmãos Gentil e Noel Barbosa em Aracaju, capital do Estado, teve sua primeira filial aberta 6 anos depois na cidade Tobias Barreto, também em Sergipe.

O primeiro supermercado foi inaugurado 2 anos mais tarde, em 1963, focado para o público de baixa renda e nos anos 80 a rede se expandia para o interior do Estado vizinho, a Bahia, na cidade fronteiriça de Esplanada. Somente em outubro de 2000, a rede G Barbosa chega a capital baiana e 6 anos mais tarde, é inaugurada a primeira loja em Alagoas.

Utilizando a simplicidade, preços abaixo da média, variedade e qualidade de serviços como lema a rede se expandiu e chegou aos números de hoje em dia.

Em novembro de 2007 a rede é vendida para o grupo varejista chileno Cencosud e possui hoje 19 hipermercados, 30 supermercados, 45 farmácias e 25 eletroshows em Sergipe, Bahia e Alagoas além de administrar mais de 1 milhão de cartões de crédito da rede em parceria com o banco Bradesco S.A.

Além da rede de supermercados e farmácias, o grupo administra também o Instituto GBarbosa (IGB) que cuida de crianças, adolescentes e famílias carentes em vários Estados do nordeste brasileiro através de projetos como:
Produto Solidário que classifica os produtos ligados a instituições sociais e ambientais com um selo próprio, além de destinar parte do lucro obtido com a venda dos mesmos à tais instituições, o projeto Pequeno produtor, grande empreendedor que tem como principal função capacitar pequenos produtores de Horti fruti. Considerando que gêneros alimentícios são um dos pontos fortes de qualquer rede de supermercado, com tal capacitação a rede garante uma maior qualidade dos produtos oferecidos aos seus clientes a um preço de produção mais baixo o que reflete no lema de oferecer produtos com valores abaixo da concorrência. Entre outros, IGB administra também o projeto Despertar e Aprender voltado para as pessoas com deficiência auditiva onde, além de obedecer o artigo 93 da Lei n. 8.213/91 da CLT (Consolidação das Leis do Trabalho, norma legislativa trabalhista básica do país), onde empresas com quadros superiores a 100 funcionários são obrigados a oferecer entre 2% e 5% do total de vagas para pessoas portadoras de deficiência, oferece, em parceria com o SENAC (Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial) cursos variados de Formação Inicial Continuada de Trabalhadores, língua portuguesa e dinâmica relacional.

Deixe seu comentário