Extra: hipermercados, eletro e mais

Nome: Extra Hipermercados, Extra Eletro
Fundada em: 1971, com o nome “Jumbo”
Em: Várias cidades do Brasil
Por: Grupo Pão de Açucar (ou Companhia Brasileira de Distribuição)
Site: www.extra.com.br [visitar]

Extra foi uma das primeiras redes de hipermercados (ou seja, supermercados com lojas gigantes) do Brasil. No início seu nome não era Extra, mas sim Jumbo. As lojas foram concebidas para receber uma quantidade muito grande de clientes ao mesmo tempo, contando com estacionamentos amplos e com uma variedade enorme de produtos, desde produtos alimentícios até eletrodomésticos e eletrônicos. Segundo a página institucional sobre o Extra dizia-se que as lojas vendiam “de alface a helicóptero”, algo nada megalomaníaco, diga-se de passagem.

A partir de 1989, o Grupo Pão de Açucar decidiu reestruturar a sua rede de hipermercados e foi gradativamente mudando o nome (e o visual, identidade de marca, etc) das lojas Jumbo para Extra. Em 1993 a mudança foi finalizada e a marca Extra passou a ser a única de hipermercados do grupo.

O Extra foi a primeira rede de supermercados a ter lojas com funcionamento 24 horas, prática que hoje é, de certa forma, comum nos grandes centros, mas que na época, em 1997, era algo inovador, que traria extrema conveniência para os clientes.

Outro feito pioneiro do Extra foi o lançamento de uma linha de produtos com marca própria, algo que também é comum hoje em dia. Esses produtos são, em sua maioria, de boa qualidade, mas um pouco inferior aos de marcas mais conhecidas.

A partir de 2002, a rede de eletrodomésticos e eletrônicos “Eletro” passou a se chamar “Extra Eletro”, e lojas com a marca Extra que vendiam apenas esse tipo de produto passaram a ser inauguradas em diversos cantos do país.

A marca Extra também conta com postos de gasolina (Posto Extra) e farmácias (Drogaria Extra), trazendo extrema conveniência para os clientes, que podem resolver quase qualquer problema indo a um Extra Hipermercados mais próximo.

Em 2007 o Extra fez dois lançamentos: uma loja de bairro, chamada Extra Perto (concorrendo com o Carrefour Bairro) e seu site, www.extra.com.br, que não faz venda de produtos de supermercado, mas de produtos em geral, como eletrodomésticos, eletrônicos, informática, móveis e celulares.

Como a maioria das grandes redes, o Extra também oferece cartões próprios, não apenas de fidelidade, mas também cartões de crédito sob a marca Cartão Extra, com as bandeiras Visa e MasterCard, com administração pela ItauCard.

Hoje em dia a marca Extra está mais do que consolidada e seus hipermercados concorrem em preço e qualidade com o Carrefour, principal concorrente hoje do Grupo Pão de Açucar.

Deixe seu comentário