Mudar para 1024px ou não? Eis a questão

Sim, eu sei, lá vamos nós discutir o sexo dos anjos mais uma vez. Culpa do Henrique, que veio mais uma vez com essa historinha de mudar o layout do revolução, deixando de lado os pobres (sim, no sentido bíblico da palavra) leitores que ainda usam a famigerada resolução de 800×600.

Concordo, sim, com o argumento de que se você é desenvolvedor ou designer para a web — ou seja, é um potencial leitor do blog do Henrique — não deveria estar usando 800×600. Tudo bem, pode ser que você tenha sérias restrições orçamentárias, seja ainda um estudante, de família pobre, etc, etc. Monitores de 17 polegadas estão mais baratos do que nunca, mas não sou eu que vou discutir se você me disser que não tem grana pra comprar um. Isso acontece, faz parte.

Cabe aqui um parêntese para alertar áqueles que usam resoluções mais altas (1024×768, por exemplo) em monitores de 14 e 15 polegadas de que isso pode causar sérios danos á vista. Alguns monitores de 15 polegadas até suportam 1024×768 com taxa de atualização de 75Hz. Mas a maioria não. Usar uma frequência baixa (60Hz) pode te trazer grandes problemas de visão em alguns anos, além de ser, em geral, muito incômodo. Preste bastante atenção a isso.

Mas a minha idéia (nada original) para esse post é dizer que, na verdade, pouco importa a resolução que o cidadão usa em seu monitor. Para nos basear em resoluções, temos que assumir que o usuário navegue sempre com a janela do browser maximizada. Já li por aí que isso é um comportamento padrão de mais ou menos 50% dos usuários. A outra metade pode ter um viewport bem menor.

Se formos ter como base para criar um layout o menor tamanho de tela que agrade uma parcela considerável de nosso público, bem, temos que olhar não para a resolução de tela e sim para o tamanho da janela do browser. E isso não é lá tão difícil de fazer.

Eu fiz, há algum tempo, um script para guardar em uma tabela todos os tamanhos de janela de browser de cada visitante do meu blog. Ele ficou por aqui, guardando esses dados por alguns meses. E agora vou mostrar pra vocês o resultado, a título de curiosidade.

Maior que Menor ou igual a Visitantes
640px 2,7%
640px 750px 1,47%
750px 800px 20,57%
800px 900px 1,88%
900px 1024px 53,98%
1024px 1100px 0,92%
1100px 1280px 17,71%
1280 0,76%

Pelas estatísticas acima fica bem claro que, pelo menos aqui nesse blog, ainda não é prudente usar um layout maior do que 750px ou algo próximo disso. 20% é muita gente. Não sou louco de entregar a 20% do meu público uma experiência desagradável. Seria um belo tiro no pé.

Antes de fazer esse script eu dei uma procurada por aí e o único esquema pronto para pegar esses dados que encontrei foi o Mint. Mas ele custa alguns dólares e é um sistema completo de estatísticas, que eu não preciso hoje em dia. Estou muito satisfeito com o Google Analytics e AWStats.

Conhece algum outro? Gostaria de saber.

Estou pensando em fazer um plugin para o wordpress para pegar essas estatísticas. O que vocês acham? Alguém se interessaria por ele?

14 Comentários sobre “Mudar para 1024px ou não? Eis a questão”

Faça um comentário

#1 | Anderson

Vendo isso por um certo ângulo, até que não atrapalharia “ignorar” a resolução 800×600.

O Tableless, por exemplo, está “ignorando” a resolução 800×600, mas não vi problema algum nisso, ai vem a pergunta. Por que isso não me incomoda? Simplesmente porque a largura do texto fica mais ou menos na metade da tela, e eu não tenho que ficar mexendo a barra de rolagem horizontal. O que incomoda o usuário (na minha opinião) é ter que ficar mexendo a barra de rolagem horizontal para poder visualizar um certo conteúdo.

Agora o plugin de estatísticas não sei se é preciso, porque o Google Analytics mostra isso, mas seria interessante o plugin ter a opção de deixar as estatísticas a amostra para todos os usuários.


Dá para fazer layout com três colunas em 774px de largura, e ainda deixar o miolo com 470px, sem problemas.

Num site/blog que trata de webstandards, piorar a experiência do leitor é mais ou menos ir contra toda a filosofia da coisa… Se as estatísticas dele mostrarem que mais de 90% usa 1024×768 ou maior, aí beleza, vai fundo.

Ah, e só pra constar, uso 1280×1024, mas nunca deixo a janela maximizada. Em regra, ela ocupa uns 60% da tela.

[]’s!


Eu me interessaria…


Acho que dependendo do seu público alvo vale a pena mudar. Eu estou pensando em reformular meu site e na próxima versão a resolução minima será de 1024×768, visto que os visitantes que procuro são produtoras de vídeo que possuem recursos suficiente para equipar suas máquinas e colocar uma resolução mínima de 1024 até no computador da secretária…


#5 | Tarcisio Sassara

Olá Bruno.

Legal esses dados que você coletou.

Seria muito útil um plugin que informasse a resolução e o tamanho da janela do browser que o visitante está usando. E o browser(http://en.wikipedia.org/wiki/User_agent) também.

Essas informações poderiam ser exibidas em uma tabela como a que você usou para mostrar a sua pesquisa.

E poderia ser ecoada na tela usando uma função.

Tem gente que não quer exibir números publicamente, portanto, poderia ser em porcentagens.

Bom, é só idéias para um plugin levinho.

Outros sistema pago e que exibe as informações de uma forma interessante é o Crazzy Egg(http://www.crazyegg.com)
Vale a pena testar. (limite de 10.000 visitas)

Outro que vi é o FireStats que possui um plugin para WordPress(http://firestats.cc/)

É isso.

Abraço.


#6 | Anderson

Opsss não prestei atenção e falei besteira no primeiro recado

“O Analytics mostra resoluções de tela, não tamanho de viewport.”

Sim seria muito bom esse plugin, eu usaria com certeza!


#7 | Ricardo Momm

Eu uso como base o 800×600 mas faço o layout “liquido”… tanto faz, 3 colunas expande a do meio, ou duas colunas e uma delas expande… Acho que o melhor eh escolher a resolução que mais se adequa ao público alvo do site e ao objetivo do mesmo.

[]’s


Resoluções de ano novo. 2007? Não, 1024!…

Calma, esse não é um artigo para falar sobre coisas que quero mudar no próximo ano. A palavra resolução foi usada tecnicamente, para definir o tamanho em pixels da tela do usuário.
Como está mais uma vez em pauta os padrões utilizados para defi…


#9 | Rondy

Que tal um layout líquido com o tamanho da letra razoavelmente um pouco maior?


#10 | marcus

Um layout estilo aqueles jornais e talz…estilo o g1 da globo, letras grandes, espaços bem definidos por background, enfim; usar todo poder pra diagramar o conteudo de forma a se adequar ás variadas resoluções de tela e ainda deixar agradável a estada do usuario.

*humilde opinião ok?


Bruno,

Eu me interessaria por esse plugin com certeza. Me parece um dado bastante relevante que deveria ser adicionado nos principais sistemas de estatísticas.

Abraço!


falae torres… eh o q eu digo… sou contra descartar os usuários que utilizam 800×600, a não ser que a qntidade seja inferior a 3%, algo assim, como ocorre com 640×480, mas que ainda possuem visitantes.

e falo mais, sou favorável aos sites líquidos, variáveis, que se extendem de acordo com a resolução do usuário. é algo em que o próprio usuário deve escolher, mas vai do gosto de cada um e da limitação de cada um tb, lógico.

belo texto rapaz… e interessaria o script sim… 😉

Um sistema tipo o analytics:
http://wettone.com/code/slimstat

Akele abraço.


Eu concordo com o Bruno Dulcetti aqui em cima..
sites tem que ser dinâmicos e de acordo com a tela do usuário..

Demorô para fazer esse script..
se bem que eu estou a um bom tempo para mudar meu blog pro meu site oficial e nada ainda hehehe..


[…] O Bruno Torres e o Manoel Netto também escreveram sobre o assunto. Eu queria fazer mais uma pergunta sem ter que […]


«

»

Deixe seu comentário


  • Fatal error: Call to undefined function challenge_form() in /var/www/html/brunotorres.net/web/wp-content/themes/bt2008_wide/comments.php on line 65