Minha aplicação perfeita para o twitter (e provavelmente outras redes sociais)

Seguir a timeline do twitter está, cada vez mais, se tornando algo extremamente chato e inútil.

Eu sigo poucas pessoas e, sinceramente, acredito que estão na minha lista apenas pessoas realmente interessantes. Porém, mesmo essas pessoas normalmente interessantes ás vezes parece que enlouquecem e começam a seguir memes idiotas, postar besteiras e se engajar em discussões que acrescentam menos á minha vida que as últimas notícias sobre o impacto do crescimento da população de sapos fluorescentes na cotação do dolar do Suriname.

Aliás, eu mesmo não me isento, falo mais besteira do que deveria no twitter…

Mesmo o tweetdeck, com seus filtros globais extremamente úteis, não resolve esse problema por completo. Apenas excluir palavras-chave e/ou pessoas temporariamente da minha timeline não é o suficiente. Queria algo que fosse mais restrito. Algo que me permitisse monitorar basicamente aquilo que me interessa e as tendências da rede, tanto globais quanto locais.

Minha aplicação perfeita para twitter seria algo mais ou menos assim:

Eu defino as palavras-chave que me interessam, mas ela não me mostra os tweets em si, apenas a quantidade de tweets com aquela palavra-chave em um período de tempo x definido por mim, e a velocidade com que esse número está crescendo (ou seja, me mostra a quantidade e se o tópico está “bombando” no momento).

Um alerta por email caso o negócio comece a bombar de verdade seria muito bem vindo, assim posso ir checar se, por exemplo, surgiu uma oportunidade de divulgação de um produto por conta da popularização de um termo afim ou se estão falando mal de mim ou de algum produto que eu cuido e eu preciso tomar alguma atitude rapidamente.

Isso ficaria em um dashboard simples, que eu poderia ou não deixar aberto o tempo todo (por isso os alertas seriam uma boa).

Além dessas estatísticas, seria interessante ter na mesma tela os trending topics, também com a opção de definir alertas quando um novo tópico entrar na lista.

Outra coisa que seria bem vinda seriam links populares. Nesse caso precisaria ter pelo menos dois tipos: os links populares relacionados com as minhas palavras-chave (linkados em tweets que contenham a palavra, por exemplo) e links populares por categoria (como fazer essa categorização é problema de quem vai fazer a aplicação). Links populares globais poderiam até ser interessantes, mas acho que acabaria tendo mais justin biebers e restarts da vida do que coisas que realmente interessem.

Todas essas funcionalidades deveriam poder ser configuradas como mundiais ou restritas a um local/idioma.

Ah, e claro, deveria ter a opção de manter mentions e directs sempre á vista, porque em geral são importantes de acompanhar na íntegra.

Essa aplicação ficaria na maior parte do tempo em segundo plano, com um ícone na bandeja do windows ou na dock do mac os. Em eventos críticos (como a popularização de uma das minhas palavras-chave, por exemplo), esse ícone poderia piscar ou pular chamando minha atenção. Seria um adicionai interessante aos alertas por email.

Eu imagino que para uso profissional, algo desse tipo seria muito mais produtivo e eficiente do que ficar acompanhando timelines cheias de joio e com pouquíssimo trigo.

Para uso pessoal, por motivos de entretenimento, os tweetdecks da vida continuariam sendo úteis.

Eu não sei se já existe alguma aplicação assim. Sinceramente fiquei com preguiça de procurar e testar e preferi postar isso aqui e ouvir as opiniões/recomendações de vocês.

O que acham? Algo assim seria viável ou tô viajando? Já existe algo desse tipo que eu não conheço? Você usaria uma aplicação desse tipo? Adicionaria ou removeria alguma funcionalidade?

Deixe seu comentário


  • Fatal error: Call to undefined function challenge_form() in /var/www/html/brunotorres.net/web/wp-content/themes/bt2008_wide/comments.php on line 65