Instalar programas no Linux é mais fácil que no windows

O Élcio fez um post hoje falando sobre Ubuntu e como o Linux está avançando em direção aos computadores desktop[bb].

Uma das coisas mencionadas brevemente por ele é algo que eu sempre falei e sempre quis escrever algo sobre: instalar programas no Linux é mais fácil que no windows, pelo menos se você usa o Debian ou alguma distribuição baseada nele. O Élcio disse:

Instalação de Programas: Ainda temos o problema de cada distribuição ter um sistema de pacotes diferente, além de muitos programas serem distribuídos na forma de código fonte. Apesar disso, usuários de distribuições como o Debian ou o Ubuntu dificilmente vão precisar de um programa que não esteja compilado para a sua distribuição. No caso destas distribuições, basta abrir um programinha chamado Synaptic, clicar em procurar e digitar o nome do programa.

Após ele ser encontrado, seleciona-se o programa e o Synpatic faz o download e a instalação automaticamente. Sinceramente? Muito mais fácil e rápido do que o esquema do Windows[bb] de download no Desktop, duplo clique, next, next, next, finish.

E eu concordo completamente. Sempre que eu digo que instalar programas no Linux é mais fácil que no windows, me perguntam: Mas sua mãe conseguiria instalar um programa no Linux? e eu respondo: Não sei, mas com certeza ela não consegue instalar programas no windows. Po, mas no windows é só executar, clicar next algumas vezes e pronto.

Quando dizem isso, estão omitindo uma parte importante do processo. Antes de executar o instalador, você precisa procurar o programa na web, baixar o arquivo, ir até a pasta onde o arquivo foi salvo e, aí sim, executar, clicar em next várias vezes, dependendo do programa reiniciar a máquina, pensar positivo e, se estiver com sorte, o programa estará lá, instalado e pronto pra usar.

E no Linux? Bom, no caso do Debian tem o Synaptic, que é um excelente programa de auxílio a instalação, atualização e desinstalação de programas.

Ora, mas Synaptic, como sua mãe vai saber que isso é pra instalar programas? Simples, eu crio um ícone pra ele com o nome “Instalar e desinstalar programas” e digo: Mãe, é só abrir isso aí, procurar pelo que você quer e clicar em instalar. O resto ele faz pra você.. Tão simples assim meu filho? Simples assim!

E pronto, o amor entre mãe e filho continua e todos vivem felizes para sempre! Bom, a verdade é que minha mãe não vai instalar programas, seja no Linux, seja no windows. Ela tem o filho que faz isso pra ela quando precisa.

Além disso tem o fato de que uma instalação básica de uma distribuição linux já vem com tudo que é necessário para um usuário comum realizar as tarefas cotidianas. Mas, o fato é que, repito: instalar programas no Linux é mais fácil que no windows (assim mesmo, Linux com maiúscula e windows em minúsculas). Concorda?

237 Comentários sobre “Instalar programas no Linux é mais fácil que no windows”

Faça um comentário

#1 | dudus

Concordo plenamente.

Acabei de instalar o ubuntu 5.10 e alem do synaptic normal tem um outro icone que fica em applications chamado add applications. Ali já aparece uma lista organizada por seções com programas básicos. basta clicar no ckbox e clicar em ok. Se o programa não for tão basico va em file>advanced e ele abre o synaptic como no 5.4.

Além dos programas algo extremamente facil de instalar no ubuntu também são os temas. Você procura por algum deles no site gnome look(http://www.gnome-look.org/) por exemplo e apenas puxa o pacote tar. Não precisa descompactar nem nada. Então va em system>preferences>themes. Lá clique em ‘add Theme’ e basta apontar o tar com o tema ou com icones. Tanto faz ele reconhece qual é e instala na lista para que você possa escolher. O windows tem o plus! desde o 95 e eu ainda não sei usar.


Não só com o Debian/APT/DPKG, mas também com vários outros gerenciadores de pacotes como os swaret, slapt-get, etc. pra Slackware, pkg_add pra FreeBSD, urpmi (É esse o nome, né?) pra distros RPMs… Os sistemas de pacotes de Linux e Unix-likes são bem melhores que a instalação dos programas do Windows, já que são padronizados e geralmente se encontram todos juntos em repositórios. É uma vantagem que a Microsoft nunca vai conseguir ter porque os programas for windows não são livres. =)


vc quando instala um programa no windows vc sabe realmente o que esta sendo adicionado ao seu sistema?

em que pastas estes arquivos estão?

e se vc desistalar, como vc pode me grantir que ele não ata mais lá ocupando a memória virtual do seu windows?

ou seja:-

+————————————————+
| Windows Installer |
+————————————————+
| format c: |
| |
| ——— |
| | Next >> | |
| ———- |
+————————————————+


Além da facilidade de instalação propriamente dita, procurar um programa para windows é um tortura! Você acha o programa que faz o que você quer, mas ele é pago; então você procura um “free” (free as in free bear), mas ele não faz exatamente o que você quer… mas esperar aí! tem outro muito bom: putz, só funciona por 30 dias…
Já é mais que o suficiente pra desencanar do windows!


Realmente Maurício, procurar um programa pra windows (minúsculo) é dose.
Eu concordo contigo Bruno, é muito mais fácil instalar programas no Linux, seja no Slackware, Fedora, Debian e vários outros, do que no windows.


Esqueceram de falar na instalação do próprio sistema operacional.

A grande maioria das distribuições disponíveis em LiveCD possui a opção instalar no HD (ou algo similar), que nos leva a um sistema operacional instalado e configurado com uma vasta quantidade de aplicativos em alguns minutos.

Coisa que levaria horas para se instalar o Windows.

Ainda temos que melhorar bastante, mas o Linux já é bastante viável para o usuário doméstico.

Abraços.


#7 | Justiceiro

Discordo em partes. O Synaptic e o “maravilhoso” formato DEB com seu brilhante apt-get é excelente na teoria, mas na prática não funciona assim.

Bem… no caso de instalar programas sempre novos, acho que o apt-get até dá conta bem (tirando o fato de uma atualização do Xorg dar uma tela preta, porque o driver da NVidia precisa ser reinstalado, e ninguém avisa isto)… mas e para desinstalar, ou atualizar? Se for para atualizar algum pacote, não raro é necessário que outros 10 pacotes sejam atualizados, e seu programa de 1MB acaba subindo para 10MB, devido as dependências. Se quiser desinstalar, vários outros programas que dependem dele “não deixam”. Depende, aliás, entre aspas. Um exemplo? Não posso simplesmente atualizar o amaroK, tenho que também atualizar o taglibs, só que não posso remover a versão antiga e fazer uma instalação limpa, então instalo o taglibs novo em cima da antiga, e nenhum programa acha estranho isso. Parece gambiarra.

Outra coisa ruim do apt-get: devido a quebra de pacotes e milhares de bibliotecas picadas, não posso guardar um programa razoavelmente grande para instalar futuramente (como fazemos no Windows), porque fatalmente ele irá precisar de dependências antigas, conflitando com as novas. Sempre é necessário baixar tudo de novo, e se gostar de alguma versão antiga de algum programa, terá problemas. Acho que o sistema do apt-get de sempre pegar tudo na internet é bom para o futuro, quando todo mundo tiver banda-larga, mas agora…

No Windows, removo, instalo, atualizo cada programa de forma dependente, sem me preocupar com o restante. Uso (muito) Linux sim, mas não gosto da omissão que fazem dos problemas que ele têm.


Sem falar do Portage do Gentoo, baseado no Ports do FreeBSD.
Facil de instalar qq coisa, além do sistema ficar limpo.


#9 | Cavassin

Bom lembrar que o Synaptic é criação de brasileiros, por iniciativa da Conectiva.

A primeira versão foi feita pelo Alfredo Kojima, ainda baseado nos widgets do Window Maker. A versão atual foi criada pelo Gustavo Niemeyer, também criador do smart. O proprio smart tem uma interface grafica semelhante a do synaptic.

O synaptic fez parte do bem sucedido esforço do apt-rpm.


Resposta para Justiceiro:
> Discordo em partes. O Synaptic e o “maravilhoso” formato DEB com seu brilhante
> apt-get é excelente na teoria, mas na prática não funciona assim.
>
> Bem… no caso de instalar programas sempre novos, acho que o apt-get até dá conta bem
> (tirando o fato de uma atualização do Xorg dar uma tela preta, porque o driver da NVidia
> precisa ser reinstalado, e ninguém avisa isto)…
>
Vai ver que é por que o driver é fechado… Os drivers livres não passam por esse problema.
>
> mas e para desinstalar, ou atualizar? Se for para atualizar algum pacote, não raro é
> necessário que outros 10 pacotes sejam atualizados, e seu programa de 1MB acaba
>subindo para 10MB, devido as dependências.
>
Você só é obrigado a atualizar as dependencias da qual o pacote precisa da versão mais nova, a diferença é que no windows o arquivo já vem com os 10mb como se fosse do próprio programa, mas existem toneladas de bibliotecas embutidas no programa (ex.: todos os jogos vem com o DirectX do qual dependem)
>
>Se quiser desinstalar, vários outros programas que dependem dele “não deixam”.
>
Ele apenas diz “Se você remover ‘foo’, você tem que remover ‘bar’ também, já que sem ‘foo’ ele não funciona.
>
>Depende, aliás, entre aspas. Um exemplo? Não posso simplesmente atualizar o amaroK, tenho
>que também atualizar o taglibs, só que não posso remover a versão antiga e fazer
> uma instalação limpa, então instalo o taglibs novo em cima da antiga, e nenhum
>programa acha estranho isso. Parece gambiarra.
>
Eu sinto em lhe informar, mas as atualizações feitas pelo DPKG não são “instalações por cima”, muito menos “gambiarras”. Os restos dos pacotes antigos são removidos, ficando somente o novo instalado no sistema, como se a versão antiga nunca tivesse existido.
>
> Outra coisa ruim do apt-get: devido a quebra de pacotes e milhares de bibliotecas picadas,
> não posso guardar um programa razoavelmente grande para instalar futuramente (como fazemos
> no Windows), porque fatalmente ele irá precisar de dependências antigas, conflitando
> com as novas. Sempre é necessário baixar tudo de novo, e se gostar de alguma versão
> antiga de algum programa, terá problemas.
>
Duas coisas:
1- você pode sim guardar para instalar depois, pois os .debs ficam guardados em um diretório especial, e eles são preferenciais ao servidor da web, a não ser que haja alguma correção no programa, o que faria algo meio estranho você querer ficar com a versão antiga do pacote.
2- Você pode ficar com uma versão antiga do pacote instalada, basta coloca-lo em HOLD, e ele não será atualizado.
>
> Acho que o sistema do apt-get de sempre pegar tudo na internet é bom para o futuro,
> quando todo mundo tiver banda-larga, mas agora…
>
Quer dizer que os programas do windows surgem do nada? Que eu saiba as pessoas baixam também da internet. Ou compram em cds (que também poderia ser feito com a debian, bastaria que a pessoa comprasse todos os cds e não precisaria mais saber de internet para baixar pacotes).
>
> No Windows, removo, instalo, atualizo cada programa de forma dependente, sem me preocupar
> com o restante. Uso (muito) Linux sim, mas não gosto da omissão que fazem dos problemas
>que ele têm
>
Isso por que o Windows faz uma gabiarra, de cada programa colocar sua própria versão de uma biblioteca, isso gera alguns graves problemas de segurança e incompatibilidade.


#11 | Thiago Prado

Bruno Torres,
Concordo mas não totalmente sobre instalar programas, pois vemos o fato de instalar um programa ser fácil, e realmente é, mas tem varios problemas ao se utilizar o Synaptic entre outros, tanto faz se deb, tgz ou rpm um fato que dificulta de mais e o fato de que no windows você precisa apenas do instalador do programa, no linux vai instalar um programa aparecem mais trocentas dependencias que você não entende pelomenos não um usuario comum e vamos dizer a verde muito menos um usuario avançado, outra coisa e que no windows você pode escolher onde quer instalar seu programa , o que para fazer isto no linux você vai ser uma dor de cabeça “meu deus essa hd acabou o espaço preciso colocar na outra hd”, imagina esta situação ilaria e aterrorizante para quem esta com ela.
Vejo que tanto windows quanto linux nesta parte tem suas vantagens, eu ainda sei que o linux tem muito a melhorar e vai com certeza, um projeto que eu fiquei abismado e o autopackage , você baixa da dois clics e ele instala tudo sozinho, depois vc tem um local onde pode remover o programa e ver o que vc instalou usando ele, deixando aquele montes de dependencia de lado só mostrando o que realmente importa a um usuario desktop caseiro. No site deles já tem programas portados a ele, basta ir agora ao site ver o aquivo que você quer e pronto instalar e cabou a dor de cabeça. Falta ainda como posso dizer um esquema de escolher onde vai instalar o seu programa e algo para achar os programas igual ao synaptic mas para o autopackage, pronto podemos disfrutar de real facilidade.
Mas isto não e real ainda e faltara tempo e desenvolvedores para algo do tipo.
Abraço


#12 | celo

concordo, recenetemente usei o Ubuntu aqui em casa e percebi que ele foi feito para nossas mães, desde que saiu o synaptic que eh o front-end do apt-get que eh “O programa” sempre uso no meu Debian quando estou no x, mas confesso que para usuarios de sistemas unix front-end ou não faz pouca diferença, mas para nossas mães e grande maioria dos mortais eh bem melhor, falando na dificuldade de intalçaão relacionada sobre a divergencia de pacotes nas distros, existe o sistem “autopackage” que se propoe funcionar em qualquer distro e funciona com tecnologia shell script que testei algumas vezes mas n a fundo pra saber profundamente, se minah mae tivesse viva ela usaria Ubuntu! hehe cya.


#13 | Justiceiro

Resposta ao Leonardo:

1- O driver da NVidia funciona bem no Windows, e precisamos do driver oficial para poder rodar os jogos, pelo desempenho. Isto não é desculpa

2 – Esqueci de mencionar que a tal atualização do dpkg não foi usado DPKG… foi feita uma compilação antes e instalado por cima (aqui está a gambiarra), até porque o DPKG não deixaria eu atualizar, pelas dependências (sinto lhe informar isto)

3 – Não se dá para guardar DEBs antigos pelas dependências. E onde está ‘HOLD’? (não me parece muito “fácil” isto)

“Quer dizer que os programas do windows surgem do nada? Que eu saiba as pessoas baixam também da internet. Ou compram em cds (que também poderia ser feito com a debian, bastaria que a pessoa comprasse todos os cds e não precisaria mais saber de internet para baixar pacotes).

Só com todos os CDs sempre para não precisar baixar nada. Eu disse que SEMPRE tem que pegar tudo na internet, pela dificuldade de instalar pacotes antigos guardados. Não distorça minhas palavras.

E a gambiarra do Windows gera problemas sim, mas facilita, e é isso que estamos discutindo.


#14 | Justiceiro

Ia esquecendo:

“você pode sim guardar para instalar depois, pois os .debs ficam guardados em um diretório especial, e eles são preferenciais ao servidor da web, a não ser que haja alguma correção no programa, o que faria algo meio estranho você querer ficar com a versão antiga do pacote.”

O problema é que, por exemplo, o DEB do Amule só não me basta, ele precisa do wxGTK e outras bibliotecas (se não tiver GTK na máquina então…). Ter duas bibliotecas gráficas (QT e GTK) também atrapalha


po, há 3 anos eu trabalhei numa empresa onde o servidor conectiva jah usava o synaptic, ou seja, instalar um programa no Linux não é só mais fácil. É muito mais fácil e há muito tempo. Fora q eu não sei nem quando surgiu o synaptic… mas é sinal de que a galera do linux se preocupou muito mais com esse processo do q o pessoal do windows.


Que piada !!!


#17 | Bruno Bueno

Concordo com a maioria que postou seus comentários, suponhamos uma situação, convide você uma pessoa que nunca tocou em um computador para fazer nada.
Ensine o básico a ele ligar, desligar, movimentar o mouse, e depois o próximo passo instalar aplicativos, ensine isso no Linux e windows e veja em qual ele vai se dar melhor. Bom a diferença vai ser pouca, claro que no Linux com “gerenciador de pacotes” vai ser mais rápido, e no windows vai ter todo o trabalho de baixar o arquivo, ir na pasta executar o instalador (se não tiver que dezipar antes) e ai sim next, next, next…
E ao finalizar explique, que o Linux é um sistema de código fonte aberto ou seja você pode saber tudo o que ele esta fazendo na sua maquina à hora que desejar, logo explique que o windows é de código fonte proprietário e você não imagina o que ele pode estar fazendo no seu computador, e nem tem o direito de saber mesmo tendo pago um absurdo por ele.
Claro que o pobre usuário que não vai ter ao minimo uma semana de contato com um computador depois dessas aulas, mas vai saber que Linux além de ser mais eficiente não esconde as coisas que faz em seu computador, já o windows… o que ele faz no seu computador?


Já ouvi muita gente reclamar que quando vc vai instalar um programa no Linux ele pede um monte de bibliotecas, mas estas mesmas pessoas não conseguem me responder como eles fariam para instalar o MSN7.5 no windows98???
O fato é que se vc quer instalar um programa mais novo em um sistema mais antigo isto é possível atualizando as bibliotecas.
No windows não dá, vc tem que atualizar para o winXP, mas peraí, temos um problema aqui porque o equipamento que vc está tentando instalar é um K6 300 com 64MB ram e um disco rígido de 2.1 e daí???
Então como vc faz, ou não faz, simplesmente fica sem o programa que vc queria instalar ou compra um equipamento novo?


#19 | Alexandre Gomes Gaigalas

Na verdade, você teria que usar uma versão antiga do Messenger, porque a 7.5 ocupa enormes 25MB de memória (uma lista de 100 contatos com 2 janelas abertas), contra 900k do GTalk por exemplo.

25MB é o que ocupa meu Corel Draw (famoso pelos problemas com memória) aberto (sem nenhum documento), ou meu Photoshop editando uma foto de 200px200px.

Se o meebo fosse um pouco mais avançado (imagens de exibição e nomes de tela) eu usaria somente ele.


#20 | João Antônio

A questão do uso do APT para a instalação de pacotes é um pouco mais complexa do que foi dito, mas hoje é a melhor ferramenta para a instalação de pacotes com tratamento de dependencias e que tem alguns copias para outras distros. O uso de synaptic como interface grafica para o apt é um grande avanço para usuários finais, mas temos alguns problemas com bibliotecas e fontes necessários para instalação de alnguns pacotes que ainda devem ser colocados a mão ou mesmo alterados para funcionar. A interface final dos sistemas Gnu/Linux vem se tornando cada vez mais plug and play e acho que em um futuro proximo teremos algo parecido com um MAC. Ainda temos muitos prós e contras entre Microsof e Software Livre.


Eu também “concordo” entre ” “, pois, alguns coisinhas na verdade exige alguma experiência do usuário sim, não é tão simples não. Mas depois que você pega uma certa experiência, aí sim, chega a ser mais fácil que no Ruindows…


Gostei muito da diversidade de opiniões. A única coisa que ainda me faz ter o dual boot pra usar o windows é o CorelDraw9! que ma faz muita falta e o inkscape não supera isso. Alguém sabe dizer se tem como rodar o Corel ou se existem mesmo que antigo, algum corel que rode no linux? O lance do VmWare não funcionou bem.

Grato!


Então farley …
Eu ouvi falar num tal de CrossOffice. Ele é uma espécie de Wine só que melhorado.
Dá uma pesquisada.
Meu pai mexeu e achou muito bom.


Éric, vou procurar saber mais a respeito … agradeco muito a dica … vc sabe se seu pai rodou o corel9 nele ?


Parece que ele rodou Ultra edit os MAcromedia e o office que eu me lembre.


gostaria de saber como faço para instalar o msn7.5 ?



Pessoal, só pra constar, instalei no kurumin, a vs lite do VMware e consegui instalar o WindowsXP + Corel + Drivers de Impressora. Tá certo que é bem longe do que realmente eu quero (ficar só com linux) mas já dá pra tirar o dual boot e ter só linux que consegue na boa sustentar outra “máquina” virtual dentro dele sem deixar cair a peteca. Bem, tô quase conseguindo a vs do corelDRAW pra linux … volto aqui e falo no que vai dar isso.


#29 | Artanys

Faz 3 dias que eu estou usando Linux, eu rodei o Kurumin em cd para ver como era e gostei muito, logo coloquei ele no HD. Achei muito simples, não tive dificuldade alguma, apenas me compliquei com a internet(adsl), mas também tive dificuldades quando usava windows. Em relação aos programas mais básicos, está tudo ok, pois ele já tem os que eu preciso. Eu só estava preocupado com o Photoshop, mas basta usar o Wine para resolver.Como usuário iniciante do Linux, tive uma ótima impressão. Sobre o assunto em questão, usei o apt-get no Kurumin, é demais! E agora vou atrás desse programa chamado Synpatic, me interessei.


#30 | Emerson

Você está brincando né ? Pode até gostar do Linux, mas dizer que é mais fácil do que o Windows, pelo amor de Deus, né?


É como disse o amigo aí quando se instala algo no win em modo automatico não se sabe oque está acontecendo no sistema, mas pelo ao menos se consegue instalar, se for um vírus, spyware keylogger… pouco importa pq se consegue tirar depois ou através do monitoramento da instalação ou através um simples (no win) format.
A grande dificuldade em instalar programas no linux é que devido as diversas versões publicadas quase nunca vc consegue baixar o arquivo certo, eu mesmo vivo baixando uma coisa mais estranha que a outra e quando vou ver cade a **** do RPM?!


Bah é tão fácil que desisti de php e linux pq não consigo instalar os programas que quero. Desculpa amigo, mas apesar de apoiar e torcer pelo projeto GNU Linux, não concordo com isto que vc disse.


#33 | robert

mas se vc pegar um cd com software do linux pra instalar a coisa muda . nao e qualquer um que consegue instalar .no dia que o linux for de clicar e instalar ele sera bem aceito e se tornarar bem mais popular


#34 | selma

Eu comprei uma maquina nova e veio o linux instalado so que eu quero intalar o windows xp sabe me informar como eu faço a partição do hd sem precisar formatar a maquina de novo.


#35 | Bruno

Nunca utilizei Linux (mentira, uma vez). Mas se é fácil assim… ô loco meu!


Para quem usa versões do linux baseadas no DEBIAN, esse problema não existe e acho que o foco da discussão é este.
Pacotes RPM são pacotes utilizados por outras distribuições como Red Hat, Mandrake, Fedora Core, etc… e que não possuem um aplicativo gráfico para a instalação de pacotes.

Existem algumas exessões como por exemplo o Linux Conectiva que a partir da versão 6 incorporou o Synaptic e o apt-get voltado para pacotes RPM, além de suportar a instalação via linha de comando usando o rpm -ivh *******.

O Linux Mandrake 10 também tem um sistema de instalação de pacotes interessante (pelo menos para mim que tenho os 3 cds), basta colocar o cd no drive, montá-lo e dar um duplo clique no pacote que deseja instalar, sem frescuras…

É claro que o linux ainda não tem algumas facilidades, mas está trabalhando para isso, porém prefiro muito mais baixar um pacote para linux do que um aplicativo para o windows, tudo isso pelo tamanho.

Um exemplo disso é que eu usava o CakeWalk Pro Audio (50 Mb – PAGO !!! ) para escrever partituras e quando resolvi migrar para o linux passei a usar o Rosegarden (download de 3 Mb – Totalmente GRATUITO !).

Esse é um pequeno exemplo de como se pode diminuir o tempo de downloads com aplicativos linux, pois a maior parte das bibliotecas de que os aplicativos dependem JÁ ESTÃO INSTALADOS no sistema, e não vem junto com os pacotes como no windows.

Para quem usava distribuições com sistema de pacotes RPM como Red Hat, Fedora Core, Mandrake, TurboLinux, etc, etc, etc… Esperimentem instalar o Debian ou melhor, comprem um CD do Kurumin Linux (baseado no Debian) e instalem em suas máquinas, ele tem um sistema de aproveitamento do apt-get bem interessante (Ícones Mágicos) criado pelo Carlos E. Morimoto.

Eu considero o Kurumin Linux um Sistema Operacional para crianças e adolecentes e MÃES de plantão de tão fácil de usar ! (Meu filho de 9 anos gosta muito, hehehe ;-) ).


#37 | Fabio

Eu cho muito fanatismo isso q vejo nos usuarios de linux:dizer q e melhor q windows chega a ser grosseiro,principalmente pra instalar programas,aparentemente e facil o dificl e funcionar corretamente esse e problemas dos software livre nada funciona direito 100%, para usuario final, pode ate ser bom pra os PHd em informatica,eu desistie voltei pro velho XP de guerra.Nao tenho tempo de fica brincando de aprender a ser um programador.


Comprei um Neopc no Ponto Frio
com sistema linux. Tenho que restorar mas as chaves são invalidas ja tentei de tudo não consegui.o codico do cd é um do cartão é outro.Ja tentei no site não ti resultado ligue para as autorizada tambem tive solução.
eu acho que este sistema operacional é uma porcaria!
minhas decepçôes.
vasconcelos Ferreira.
Vasconcelosdf@msn.com


o linux é um exelente programa para computadores dektop, mas uma coisa que me intriga é o fato de eu ter instalado o kurumin linux 5.0 em meu pc,e não poder instalar jogos de grande porte como o need for speed ,ja fiz de tudo para instalar e não consegui.Cheguei a trocar de sistema operacional,instalei windows xp mas como o windows é muito complicado e cheio de burocracias também não consegui instalar o jogo e também fiquei sem internet e saída de audio,o linux é um exelente programa mas precisa de aperfeiçoamrntos peço a vocês que me informem se existe algum tipo de linux capaz de suportar o jogo need for speed underground 2


#40 | Irio Marcello

Tudo muito bom…tudo muito bem…e como instalo uma placa LG lw2220p wireless no Ubuntu/Kubuntu…não me fale no ndiswrapper
pois não consegui nada ainda…e o driver???


#41 | julio

vcs sao paia porque instalar no windows ainda e mais facil que no linux estou usando o linux e ja instalei 10 vezes o wxwidgets e o sistema dis que instalo sucefulli so que quando vai instalar o amule nao o encontra nao tem nem comparacao com windows ,sem falar que todos os programa do win o coitado do linux tem que fazer um generico


#42 | Afonso Salles

Por uns 3 anos tentei sériamente instalar qualquer coisa no linux. nada… No momento estou tentando o kurumin 3.0 e não consigo conectar nem a pau! Ele disca, e na hora de trocar o protocolo vem a mensagem que o servidor desconectou inesperadamente e nem mesmo a mensagem de erro eu recebo. O OpenOffice 2.0 não entra de jeito nenhum. Mas pelo menos conectar eu gostaria. Ainda quero rodar o Linux normalmente. Se tem algumas dicas, me passe por favor.


#43 | Professor Pasquale

Caramba meu, vocês precisam aprender a escrever antes de xingar o Linux.
Não dá nem pra entender o que vocês dizem, seus analfabetos: julio, edson do espirito santo cavalcanti, Vasconcelos ferreira, selma, robert.
E você monica, que tá fazendo aqui?
Não, mas o Fabio é o pior! O Fabio é o mais retardado!
Se liga, meu! Você fez algum programa por acaso? Então dá onde você tirou isso de “fica brincando de aprender a ser um programador”?
Vai se ferrar, você é muito vagal, isso sim! Vagabundo! Retardado! Volta pra escola!


#44 | willian

Esse pessoal aí tá de brincadeira. Qualquer coisa que se queira fazer no Linux requer algum conhecimento específico na área. Um leigo não consegue nem instalar o Linux sozinho, mesmo com as facilidades dos bootáveis por CD. Vcs deveriam deixar de se gabar pelo conhecimento que tem e tentar ajudar os demais que ainda não o tem. Eu estudo Redes de Dados no Senai e não acho nada amigável trabalhar com Linux. Talvez eu seja mais burro que os demais, mas não há dúvida de que ainda falta muito para que Windows perca seu mercado, afinal de contas somente Nerds, que não tem namorada e portanto tem tempo de sobra pra brincar com Linux, gostam do Linux. Eu prefiro 1000 vezes o win2003 server, pois é rápido e fácil de se configurar. Aos Nerds presentes, me desculpem se os ofendi…


#45 | André

Eu sou o André de Mg trabalho em um telecentro e jé tentei intalar o msn mensseger e ñ consigo Porque o linux não intala esses progamas assim o sistema linux é um progama muito complicado vcs podem me ajudar nessa parte.


André, por quê você quer instalar o MSN? O Linux já vem com programas que conseguem conectar usando o mesmo protocolodo do MSN. Veja se nos computadores que você tem no telecentro não tem algum destes programas: aMSN, Mercury, GAIM…

Informe também qual é o Linux que tem neles (Kurumin, Mandrake, Red Hat, Debian…)

abraço!


Como instalar o messenger do MSN e do yahoo no sitema linux?

Alguém pode me ajduar?

Obrigado.

Paulo Zambroza
http://www.zambroza.k25.net


#48 | julio

Porra esse professosr Pasquale e o mais paia porque e ignorante ninguem na net a nao ser um cara que nao tem namorada,presta atencao do geito que escreve a net as coisa sao mais zuada ,e nao e porque vc e professor que pode entrar e xingar eu e meus colegas,e tem mai eu continuo achando o linux paia porque nao aceita nada e a pouco tempo li uma reportagen em que os governadores e parlamentares preferiu o microsoft office do que o soft livre open office ai todos perde a duvida o WINDOWS E MUITO MELHOR QUE linux


OPA !
Melhor NÂO, somente mais fácil…
O nosso amigo William levantou que o pessoal precisa ter algum conhecimento para instalar o linux…concordo plenamente.
Porém, vale a pena lembrar que para instalar o windows também…vira e mexe tem um cidadão me ligando pra reinstalar o Win98/XP que deu pau…
Se fosse tão simples assim, tenho certeza que não gastariam dinheiro pagando alguém pra fazer algo tão fácil como instalar o win98…

Sinceramente estou me esforçando pra acreditar que o nosso amigo Afonso Salles passou 3 anos usando o linux e não conseguiu instalar nada nele…
Ou não conseguiu entender o funcionamento do sistema ou o sistema não é tão ruim assim no seu conceito, senão não ficaria usando por tanto tempo (os ditos “3 anos”).

Sinceramente, a maioria do pessoal que fala mal do linux não paga nenhum centavo pelo sistema operacional da Microsoft, por isso, continuam usando o Windows XP pirata.
E tem mais, pelo jeito que as coisas vão, daqui uns anos vão ser obrigados à voltar para o linux com o rabo entre as pernas, pois a Microsoft está apertando o cerco até contra usuários domésticos.

Para os desinformados de plantão: Pirataria é crime !!!

Eu, como não sou bobo e nem tenho 600 paus para dar num sistema que só engorda o bolso do tio Bill, uso o linux, um Sistema Operacional que cresce a cada ano na linha de Servidores e no Desktop de muitas casas…

Devo informar também que essa “PORCARIA” é derivado de sistemas UNIX que estão no mercado desde 1961, tendo atualmente superado o próprio UNIX no ramo de Servidores de Rede.É interessante dizer também que 90% dos Sistemas Operacionais existentes, são baseados no padrão POSIX como o Linux, FreeBSD, NetBSD, BeOS, MacOS, HPUX, SOLARIS, Microsoft XENIX, etc…(tem muitos mais !!!)

Pra quem não sabe a própria Microsoft utilizava servidores “Unix Like” no MSN (FreeBSD) até pouco tempo atrás e só retirou porque a comunidade do software livre descobriu…

Bom, para o pessoal que deseja instalar aplicativos no linux como o MSN Messenger e YAHOO Messenger uma dica :

Aplicativos Windows NÃO RODAM nativamente no linux…

Existem o aMSN e o YAHOO Mensseger para Linux que fazem a mesma coisa, nativamente no linux.
O Need for Speed Underground roda pelo WINE, mas confesso que não é coisa pra novato, entretanto, pesquisas na internet e visitas ao site franscorner ajudariam muito…

Entretanto, se vocês gostam tanto assim do Windows, que pelo menos PAGUEM para utilizá-lo, tendo assim moral para poderem atacar quantos sistemas livres vocês quizerem…

Fica uma dica:

Pra quem acha muito dificil instalar aplicativos no linux e não tem dinheiro pra pagar as licenças da Microsoft, baixem o BeOS MAX EDITION, um sistema “Unix Like” (e portanto muito bom e seguro…), Livre, com muitas aplicações portadas do linux para ele.
No quesito instalação é bem parecido com o Windows, você baixa o pacote, dá um duplo clique nele, aí abre um instalador que faz todo o serviço, sem precisar compilar, sem problema de dependências, etc, etc, etc…facinho facinho…

Ele foi inicialmente criado para rodar em computadores PowerPC da APPLE e posteriormente foi portado para x86.

Acredito ser uma boa opção…


#50 | Luciano Camilo (URGENTE)

Tbm acho facil qdo quero adicionar ou remover um pacote. Porem como procedo se quiser instalar ou adicionar um novo programa que nao se encontra no synaptic e tenho que baixa-lo da net e instala-lo. To usando o ubuntu 5.10.

Ex: asmn ou a atualização do firefox ou um player, etc.

Como instalar um antivirus como o panda?
Agradeço.
Por favor se puderem me mandar o retorno por email.


#51 | George

Seguinte: sou um simpatizante do linux, apesar de não usa-lo, mas essa história de ser mais fácil porque não precisa apertar next várias vezes é um argumento no mínimo RIDICULO, afinal de contas os “next” citados no post servem para uma pré configuração no programa que, cá entre nós é muito melhor, afinal eu escolho se eu instalo a versão completa ou a mínima e já vou personalizando o programa desde a instalação do mesmo, isso é muito melhor do que instalar a versão full de um “pacote de escritório” se eu só irei usar o editor de texto do mesmo!
Parem de arrumar desculpas esfarrapadas pra tentar levantar o linux.

E só mais uma coisa: quando o linux tiver com 60% do mercado eu tenho certeza que ele será pago, afinal de contas qual é a grande empresa que vive apenas de consultoria? De onde vai sair o dinheiro para pagar as contas das empresas de software livre? como os seus funcionários sobreviverão? Acordem, estamos em um mundo capitalista e esse sentimento “Robin Wood” não irá adiantar em nada.

Como disse Stephen Leacock:
“O socialismo não funciona, exceto no céu, onde não é necessario, e no inferno, onde sempre existiu.”


#52 | Priscilla

cara comprei um novo pc com o sistema linux..gente não to cinseguindo nem intalar nenhum cd, nada.. eu preciso de ajuda ..nunca usei esse sistema antes estou deseperada..pronta p/ chamar um tecnico p/ instalar windows pois não sei o que fazer !!!


#53 | Adam Brandizzi

A-hem…

Instalar programas no Windows e o próprio é tão fácil que as donas-de-casa da região me pagam R$ 50,00 para fazê-lo :) Mas o que quero realmente falar é..

…se você não sabe a diferença entre Linux e Ubuntu, você não sabe o suficiente para falar qualquer coisa.

Há uma confusão feia aqui. *Não existe sistema operacional Linux*, mas sim uma série de sistemas operacionais baseados no cerne do Linux. Parece detalhe técnico? Não é não. Quando você diz “Linux é difícil” isto não quer dizer nada, pois não sabemos qual sistema operacional Linux (comumente chamado “distro”) você está usando. Se você usar a distro Slackware, muito famosa, pode acreditar que vai ser difícil se você for iniciante; por outro lado, se você usar a distro Ubuntu (que é a distro deste texto), ah, moleque, a coisa vai ficar muito melhor… assim como se utilizar a distro Kurumin.

Quem fala “Linux é $foobar” onde $foobar é qualquer adjetivo muito comumente não sabe do que fala. Então, clamo à comunidade Linux que, toda vez que for falar com alguém que ignora sobre o assunto, *não*, **não**, ***N*Ã*O*** usem o termo Linux para se referir ao sistema operacional, mas sim o nome da distro.

Por fim, eu gostaria de deixar e expressa minha grande vontade de mandar estes f$%¨#@* c&¨!!@#$ d¨”&&*(@) que vendem computadores com distros Linux (como a Positivo) à p%*& que p&(*&&*¨%¨#$#$ c@$#¨%&*((&#$* p&()&*¨&¨$%%$#. Surpreende-me a ingenuidade da comunidade em ver nisto uma evolução, sendo que a única coisa que eles querem é não pagar pelas licenças do Windows XP – como não podem piratear, terceirizam a pirataria para o usuário final. Disto resultam vítimas como os acima citados Priscilla e Vasconcelos, que estão absolutamente perdidos neste mundo.

A estes, uma recomendação: procurem um usuário de algum sistema operacional baseado em Linux em sua região e peça-o para instalar Ubuntu. Ele poderá explicar tudo muito bem para você. Perdoem-me, mas eu não tenho cara-de-pau suficiente para recomendar pirataria.

Por fim, ao julio: tenho certeza de que suas opiniões podem ser até interessantes, e que você tem muito a dizer, de fato. Acho, porém, que será mais divertido apenas mandá-lo à p%*& que p&(*&&*¨%¨#$#$ c@$#¨%&*((&#$* p&()&*¨&¨$%%$#. Assim conseguiremos manter um diálogo civilizado no seu nível, hahahahah… :D

PS 1: tenho namorada sim, e é muito gata :) E se você acha que é perda de tempo usar uma distro Linux, não use, mas eu acho que é mais tempo inútil o que você gasta no Orkut, MSN Messenger, fotolog…

PS 2: julio, recomendo sinceramente que você crie suas próprias ofensas. Tenho certeza de que a discussão continuará num nível muito baixo, mas será mais divertido do que você simplesmente copiar o william.

Abraços a todos!


hola esk me he bajado el msn7.5 pero en frances i kiero ponerlo en español.


Er…da irmã de quem vcs estão falando?


#56 | ricardoexit

eu quero saber como intalar

o jogo underground 2 no meu pc……


#57 | Rodrigo Lacerda

>Eu estou ficando MALUCOOOOOOOOOO!
Ja tentei de todas as formas intalar o MSN no meu
computador o meu programa e linux e eu não estou
consiguindo instalar…por favor se alguem na NET
souber como se instala o MSN em LINUX por gentilesa
me mande por E-MAIL desde ja fico muito GRATO!


#58 | marcelo

você nunca ouviu falar em “tar xvfz” meu amigo? e que como isso não é tão simples assim.


#59 | Nilmar Santos

Realmente instalar programa no Linux é muito facíl, desde que esteja no snaptic. Estou a +/- 15 dias tentando instalar o amsn-0.95 e não consigo de jeito nenhum, a versão anterior instalei em segundos. Essa faço tudo direito e qdo digito ./amsn abre a versão 0.83.
E aí será que alguem pode me ajudar a desvendar esse mistério.


#60 | Nilmar Santos

Esqueci de avisar uso conectiva 10.


#61 | Adam Brandizzi

Ao Rodrigo: O MSN Messenger é um programa compilado para Windows, de modo que *talvez* rode no Linux usando Wine. Talvez.

Nâo que isto seja problema: você pode instalar o “MSN do Linux”, o aMSN ( http://amsn.sourceforge.net/ ), que está no alto das paradas de sucesso ;) Ele é muito parecido com o MSN Messenger original (o que para mim é um defeito imperdoável, mas gosto é gosto…) e tem praticamente todas as funcionalidades dele – só não me pergunte quais, pois não uso nem MSN Messenger nem aMSN.

Agora, para ajudar mais, precisamos saber que Linux você está usando. Pode nos dizer qual é? Se não souber, aperte Alt+F2 e nos mande o que está escrito na “tela preta”. Para voltar ao terminal gráfico, vá apertando Alt + Seta para a direita que um dia você chega lá :)

Por fim, só mais uma dica: eu prefiro usar o programa de mensagem instantânea Gaim ( http://gaim.sourceforge.net/ ), outras pessoas preferem o Kopete ( http://kopete.kde.org/ ). Os dois são muito bons e, o que é melhor (pelo menos para geeks como a gente :D) eles acessam *praticamente todas* as redes de mensagens instantâneas, desde as clássicas ICQ/AIM até às mais modernas, como Jabber, passando, é claro, pelo protocolo do MSN – e o melhor, não tem aquela aparência, em minha opinião, horrenda do MSN. Minha sugestão é que você instale o aMSN por agora e depois experimente um dos outros. Qualquer dúvida, estamos aqui. Pode até me mandar um e-mail – peça para o Bruno (dono do blog) que ele me dá o toque :)

Boa sorte!


#62 | Adam Brandizzi

Agora, ao marcelo: não, nunca ouvi falar e “tar zxf”? Só conheço “apt-get”.

Brincadeirinha: conheço também o “dpkg -i” ;)

(Só para constar, foi só uma piada.)

É o que eu falei, cara: não existe um sistema operacional Linux. Você não pode falar que instalar programas no Linux é fácil ou difícil, a priori, sem dizer qual é a distro. O que eu vejo muito é neguinho pensando que vai bombar a mente e já sai dizendo “Qual a distro em que posso aprender mais?” Aí alguém recomenda Slackware e o cara acha que é só assim que se instalam programas… Aliás, o Bruno não falou de Linux, mas sim de Debian Linux, que é absolutamente diferente na prática!

Dizer que instalar programas em Linux é difícil é como dizer que um carro é difícil de dirigir só porque tem motor Zetec. Um carro é difícil de dirigir porque as marchas são longas, os pedais são bruscos ou coisas assim, o motor influencia muito pouco – assim como nos Linuces da vida. Aliás, só digo uma coisa: Ubuntu é como um carro que tem motor Linux, mas tem câmbio automático, freios ABS e tecnologia Delphi (a indústria automobilística, não a linguagem) para controle de distância :)

Ao Nilmar:

Use Debian :)

(Perdoe-me, não poderia perder a piada, né? ;D)

Falando sério, veja este fórum: http://www.guiadohardware.net/comunidade/amsn-conectiva/219728/

Mais especificamente, isto:

Cara, você viu o link que te passei?

Mas de qualquer forma, toma o link direto:

http://switch.dl.sourceforge.net/sourceforge/amsn/amsn-0_94-mt_1cl.i38 6.rpm
http://puzzle.dl.sourceforge.net/sourceforge/amsn/amsn-traydock-0_94-m t_1cl.i386.rpm

Daí no terminal, como root, tente rpm -ihv amsn-0_94-mt_1cl.i386.rpm e depois rpm -ihv amsn-traydock-0_94-mt_1cl.i386.rpm

Caso ocorra alguma falta de dependência, verifique-as e instale-as, via Synaptic ou apt-get.

flw


#63 | amanda

sou usuaria iniciante, com o kutumin, ubuntu achei super fácil… mas o fedora me dá um trabalho.. =/


#64 | melissa

uma porcaria


#65 | israel

sou simpatizante do linux, instalei o suse 10.0 no meu micro, migrando do windows xp pro. é um sistema muito interessante, mas bem diferente do windows. o melhor do linux é saber que voce nao esta usando algo ilegal, e que pode copiar e ceder a outras pessoas sem que caia na pirataria. vejo filmes no linux usando o xine, muito bom. gravo cds com o k3b sem problemas, mas realmente instalar programas é mais difícil do que no windows. principalmente para iiciantes. um exemplo disso é que eu, como iniciante que sou, adquiri um cd do openoffice.org e nao consigo instalar. ja utilizei o comando rpm -ivh *rpm e nada feito. espero até que voces que defendem tanto o linux me provem que o linux não é so um sonho! como instalo o openoffice.org 2.0.1?


#66 | Walter Luis

poxa gente! ultimamente vejo mais desacatos e agressões verbais do que propriamente bons comentarios. Essa guerra boba e idiota das distribuições não leva a nada; uso o slackware e Debian nos meus servidores e ambos são um show de bola. acho que cada um simpatiza com o que mais lhe dá retorno em termos de produtividade e estabillidade no seu dia a dia. E hoje montei um servidor com FReeBSD e confesso: -é tão bom como qualquer linux da vida! basta saber configura-lo à altura e ele dá conta do recado. E outra coisa, deixem de destilar venenos tachando os outros de burros, analfabetos como o fez um amigo, que li nesses comentarios, isso é ridiculo. Vamos trocar ideias e nos unir, com o intuito de aprimorarmos o nosso conhecimento e experiencias! sejamos unidos em prol do saber!


Eu acho que vcs. todos estão doidos, pois eu tenho o linux instalado em um máquina lá em casa, a mais de 6 meses e até agora não consegui instalar um programa nele.


Os Desenvolvedores do linux deveriam dar maior importancia ao sestema de instalação de progamas no linux pois assim ele se popularizaria mais rápido.


#69 | adriano

to com um probleminha que tenho certesa com a ajuda de vcs vou conseguir superar,instalei recentemente uma ditro,como disse o amigo,é o kurumin 5.1,to muito impressionado mesmo,é show de bola,mas ainda nao conseguir instalar meus joguinhos q contumava jogar antigamente,exe:fifa 2006,prince of persia,call of duty e por ai vai.Eu consegui instalar o wine,mas nao sei como abri-lo,sei q é burrice,mas de linux ainda nao entendo nada,principalmente onde eu executo os comandos,o q é x,como instalar o jogo do cd para o pc.Se alguem tiver um tutorial de como usar o kurumin 5.1 ficaria muito agradecido,se me mandarem.Gostei muito do linux e quero muito aprender como usar,por favor me ajudem,nao quero mais voltar pra pirataria!!!!So mais um comentario;as pessoas q entram nesse blog pra xingar e ofender os usuarios de ditro linux,fazem isso pq nao aprenderam a usar,se vcs aprendessem iam ver o q é sistema d verdade!!!!valeu!!!!


#70 | Raquel da silva marques

Quero istalar A Net 7,5
0


#71 | Leandro Domeni

como proceder se eu desejar instalar ou adicionar um novo programa que nao se encontra no synaptic e está em um pen drive. (o pen é reconhecido numa boa) To usando o ubuntu 5.10.

Como eu faço para instalar um antivirus como o panda?

Agradeço bastante a quem der uma luz!

Abraço a todos!


Gente é o seguinte… Perdi um tempinho lendo todos os comentários pq achei interessante o tópico, mas num é por aí não sou usuário (como posso dizer) de nível intermediário, e migrar para linux tá sendo complicado, pq eu faço uso de programas de webdesign como os da macromedia… e acho dificil achar o flash por exemplo pra linux, dae vem um e me xinga e grita comigo… dexa de ser burro vc pode optar pelo Flash4Linux, Spalah, DrawSWF. Então eu pergunto esses programas são tão evoluidos como o flash da macromedia? eu mesmo respondo Não! São apenas uma cópia que se esforçam pra chegar lá… eu citei o flash como exemplo mas a maioria dos programas “genéricos” não chegam nem aos pés dos Originais…

O linux supera o windows quando se trata de aplicações para servidores em geral ahhhhhhh ae é outra coisa, agora voltando ao tópico correspondente, lamento mas não é tão facil dizer que a instalação de programas no linux é mais fácil do que no windows, vc pode dizer que é fácil e vc tem a possibilidade de ver o código fonte e tudo mais agora dizer que um usuário como eu iniciante nos “linuces da vida” vou aprender e achar mais fácil do que no windows vc tá de brincadeira né?!

Para o linux tomar o lugar do windows acho que o que falta é um pouquinho mais de consideração até mesmo dos usuários experientes que se acham. Ao invés de ajudar as pessoas que estão vindo de outras plataformas. E dos criadores/fabricantes perceberem que tá na hora de deixá-lô um pouquinho mais amigavel para que todos possamos contemplar essa maravilha que é o software livre!!!

Bom é isso, essa é a minha opinião espero que respeitem-na.


#73 | daniel

> Carlos já tentou se cadastrar nas listas para ajuda que existem no YAHOO GRUPOS: linux-board, etc

> Leandro Domeni:
O programa que esta no pendrive é para linux?
Acho que o antivirus Panda nao está disponivel para linux, mas pode baixar o AVG para linux

>Raquel da silva marques:
7.5?

> adriano:
Nem todo jogo tem suporte para linux, voce pode emular o windows utilizando WINE, CEDEGA. Veja no site http://www.winehq.org/,

> Antonio:
Qual distro você usa?


#74 | rafa

Eu quero que estalem o fifa2006 no meu computador


Além dos programas algo extremamente facil de instalar no ubuntu também são os temas. Você procura por algum deles no site gnome look(http://www.gnome-look.org/) por exemplo e apenas puxa o pacote tar. Não precisa descompactar nem nada. Então va em system>preferences>themes. Lá clique em ‘add Theme’ e basta apontar o tar com o tema ou com icones. Tanto faz ele reconhece qual é e instala na lista para que você possa escolher. O windows tem o plus! desde o 95 e eu ainda não sei usar.

Obrigado bubus pelo comentario “que roubei” + era a mesmo comentario que o meu…valeu cara!!!


#76 | Luiz

Calma pessoal!

Uso o Kurumin 3.31 em um Celeron 300 para navegar na internet (Firefox 1.5.0.1), enviar e-mail (Thunderbird 1.5), conversar (Amsn 0.94).
Algumas vezes foi facil instalar programas (apt-get), outras tive problemas, ex: o Amsn 0.95, teria que atualizar o Kurumin para uma versão mais nova, porem o Kernel da atual, vai dar problemas com a minha “maravilhosa” placa-mãe PcChips M747.
As distruibuições Linux avançaram muito, ainda precisam avançar e isso com certeza vai acontecer.
Para os iniciantes que querem usar uma distribuição Linux, tem que se informarem (quando começamos a usar o Windows também temos, não é?) pois ao usar Linux, você em algum momento tera problemas com o hardware (na maioria das vezes por culpa dos fabricantes).
Consulte sites com dicas, foruns, livros, apóstilas, etc. Se não quer fazer isso ou não tem tempo, continue a usar o Windows, sabendo que vai ser obrigatorio ter um anti-virus atualizado, um firewall e um anti-spyware, é o preço de usar o Windows na internet, pois ele é mais visado pelos crakers.
Quando trocar meu micro, vou continuar usando uma distribuição Linux, pois ele é mais estavel, configuravel e seguro que o Windows (pelo menos no momento o é).


#77 | marcio

em galera como eu configuro o synaptic no Debian sou iniciante de tudo em linux to usando debian versao 3.1
nao tem o synaptic no pacotes de programas …
como instalo o syanptic !
qro saber tbm como configuro o tc no debian ta tudo fora
se alguem puder me ajuda eu agradeço muito
!!!!!!!!!! nao sei nada de linux mesmo me ajudem


#78 | Patrick

Pessoal, perdi muito tempo lendo um monte de m*** aí em cima, que Windows é melhor, que Linux é melhor, e etc, e a verdade é a seguinte, Windows é fácil pq é o padrão, quatas escolas tem curso de Linux para usuários? Mas Windows é caro, vc tem que (teoricamente) pagar por ele, pelo Office, pelo Antivírus (apesar de ótimas opções freee), e no fim paga mais por programas que pelo hardware e pior, tem sempre algo dando errado, a cada ano acaba se formatando tudo e tal, a idéia do Linux é vc ter a liberdade de usar algo livre, que vc pode modificar se quiser. Sei o que estou falando pois sou professor de informática a alguns anos, e no Windows a galera tb não sabe instalar nada, é uma minoria que sabe, afinal me sustento só arrumando computador de galera q não sabe o que tá fazendo, e quando vc tá no 99% do jogo algo dá pau e um técnico pé de porco apaga seus saves, para quem tem vontade de aprender, os 2 são fáceis, mas só pra galera lembrar, é muito mais difícil vc fazer uma cagada e perder tudo no windows q no Linux, por causa das permissões. Quem tá falando mal do Linux, só uma pergunta, pra que entrou aqui e perdeu tempo de ler se vc tem medo de encarar um novo desafio? E pra quem mete pau no Windows, lembrem-se, o Bill tem 40 bilhoes, isso deve significar algo.


#79 | Patrick

Ops, errei falando da parte de permissões, é mais dificil fazer cagada no Linux que no Windows.Foi mal.


#80 | Rafael

Bom, baixei um programa para linux em http://www.superdownloads.com.br. É um arquivo *.tar.gz. Como faço para instalar esse programa? Eu uso o ubuntu 5.10.


Rafael, da forma tradicional:

$ mkdir programa
[nesse momento você coloca o tar.gz na pasta programa]
$ cd programa
$ tar –help
[ nesse momento dá uma lidinha no help ]
$ tar xzvf prog.tar.gz
$ cd prog
$ more INSTALL
[pode ser tambem readme etc. ]
[ nesse momento você lê o arquivo ]
$ ./configure
$ make
# make install
$ prog
“não encontrei xyz.so” isso é como não achar uma dll
[ nesse momento você não sabe o que faz ]
[ vários momentos de reflexão, acha a solução ]
$ wget ftp://achei-a-lib-aqui.balbla
[ já sei descompactar, não é legal? ]
$ tar xzvf dependencia.tar.gz
$ cd dependencia
$ more INSTALL
$ ./configure
$ make
# make install
# ldconfig
[ note, você é um super usuário, já sabia do ldconfig =)]
$ prog
“não econtrei xzy.so”
[ O QUE???????? EU ACABEI DE INSTALAR!!!!! ]
[ momentos de fúria aqui ]
[ pensa ]
[ pensa ]
[ resolve ler um pouco mais o install, o help, quiçá ler um livro sobre Unix, aprender programar em C, em última instancia fazer você mesmo o programa!!! ]
$ make clean
[ Aqui você teve uma idéia :P ]
$ ./configre –with-gtk –enable-thread –enable-unicode
[ opa, opa!!! que legal, o programinha então precisava da versão unicode da lib e da versão thread, compilada com suporte a GTK!!!! Claro, depois de perguntar em canais de IRC, de ler os install, de ler toneladas de documentação, você aprendeu isso! ]
$ make
# make install
$ prog
[ NESSE MOMENTO O PROGRAMA ABRE, SENSAÇÃO DE PRAZER POR TER CONSEGUIDO!!!! ]
[ com o programa rodando, começam as decepções, a GUI dele (usa GTK) não é nem um pouco agradável, mas, fazer o que, decidi usar Linux né? Nesse momento, no programa, você precisa salvar algo em disco do programa, abre a dialog de arquivos e: AQUELA COISA FEIA DO GTK kkkkkkkkkk!!!! Você desisti, reboota a máquina e vai pro Windows. onde os passos pra baixar um programa são:
1 – dois clicks no firefox
2 – digita “superdownloads” na barra de endereços
3 – baixa o programa
4 – descompacta ele [ calma, não precisamos de tar –help, já sabemos fazer isso]
5 – dois cliques no executável
6 – [ aqui depende, mas geralmente não fazemos nada ]
7 – o programa já tem um ícone no desktop, um ícone na inicialização rápida, uma pasta no menu iniciar, você SABE ONDE ELE TÁ INSTALADO. VOCÊ SABE QUE AS DLLS ESTÃO EM C:\WINDOWS\ ou C:\WINDOWS\SYSTEM32\ (XP)
8 – Ao abrir o programa tem uma interface bonita e agradável.

The end.


Gente, não liguem, é que não gosto do look and feel do GTK, os widgets (controles) dele são feios, são mortodos. digo, os bitmaps que usam para cobrir os controles são estáticos, sem vida. O look and feel do XP é mais bonito, em um scrollbar ao passar o mouse em cima dele ele brilha hehe. Um botão quando o mouse em cima ele fica com as bordas laranjadas, quando está como default com bordas azuis, efim…
Quanto a instalar programas, não conheço nenhum programa que instala programas, eu uso Slackware. Estou pensando em instalar o Unbutu, me parece ser melhor mesmo, o Slackware é muito trabalhoso. Outro problema são a qualidade dos softwares. O Adobe, digo o acroread, leitor de PDFs da Adobe funciona bem no Windows na sua versão 7.0, já no Linux, a mesma versão. Não funciona, tem alguns defeitos, os ícones ficam estranhamente com o fundo preto, um pdf aberto fica lento para mover o texto, digo ao rodar o botão do meio do mouse, rolar o texto, ele vai engasgando e deixando rastros de tinta (problemas com WM_PAINT!? hahaha). Enfim, espero que o Unbutu seja melhor, eu desejo muito migrar pra Linux de vez, pelo que perceberam já sabem que eu sei usar Linux, já usei muito aprendi demais, mas o problema é que não quero essas dificuldades todas…Sou preguiçosa.


Outra coisa que gostaria de comentar, mesmo tudo aquela história de make, make install, more readme, configure –parâmetros etc. etc. Não é o grande problema. Se eu ensinar tudo aquilo pra alguém que NUNCA usou um computador, ele vai aprender, vai usar o Sistema e vai ser feliz.
O grande problema é ensinar tudo aquilo pra quem já usa Windows! Essa pessoa, se não tiver força de vontade, não vai querer aprender. Não é irônico, todas essas tarefas aparentemente complicadas, pode ser as vezes mais rápida que o método usado no Windows, é só questão de costume.
A mudança é sempre difícil, um usuário Windows sabe que o Windows é ruim (que usuário do Windows nunca xingou Bill Gates? Eu! Mentira heheh xinguei sim), mas é aquela história, o Sistema vai “dar pau”, ele vai reiniciar, vai perder os arquivos que não foram salvos e vai continuar usando o Windows, ele acostumou com isso. É quase como uma pessoa do interior ir pra uma cidade grande.
Entretanto, o grande problema são os softwares, enquanto não fazerem softwares de qualidade no Linux, sempre vão usar Windows. O próprio Bill Gates disse: “Ninguém pode se dar o luxo de fazer softwares livres de qualidade e de graça”. Existem dois tipos de programadores que fazem softwares livres, programadores amadores (geralmente adolescentes) e programadores profissionais ocupados (com pouco tempo pra se dedicar).
E outra coisa é o chamado “legado”, quem mexe com informática sabe o que isso significa, quem é da época do DOS, sabe muito bem. Todo mundo sabe que o OS/2 há décadas atrás já tinha a qualidade do Windows XP, feito décadas depois, mas todo mundo usava DOS, era lá que estavam os programas que ele conheciam, assim como acontece no Windows, lá que estão os programas.
É tão normal você abrir o bloco de notas pra ver um txt, que mesmo o kwrite sendo melhor, com sintaxe colorida e tudo mais, usar o bloco de notas acaba sendo melhor, pelo costume.
Bem essa é minha opinião, o que vocês acham? Qual seria a solução para o Linux embarcar de vez na vida do usuário final ACOSTUMADO com Windows. Note que digo acostumado com Windows. Porque se a pessoa não conhece computadores ela usará Linux normalmente.


#84 | Udson

Olá a todos.

Gostei dos comentários, achei muito interessante.

Sempre fui usuário windows, há algum tempo venho tentando migrar para linux, buscando sempre descobrir qual o melhor sistema para que eu possa usar. Cheguei a conclusão que o Kurumin e o Ubuntu fossem um dos dois sistemas adequados. Até ai tudo bem. Primeiro baixei o Ubuntu: Instalei bunitinho, e tudo certo. A primeira coisa que percebi é que ele não instalou o meu controlador RAID, e os drivers de som e de vídeo (Nvidia) estavam genéricos. BLZ….

Daí, a primeira coisa que tentei fazer foi instalar o Skype. E me deparei que ele não estava na lista do tal “Synaptic”. Ai lasco tudo, não tinha a minima idéia de como baixar o softaware mesmo sabendo que ele estava disponivel no superdownloads, simplesmente baixei ele e ficou la no desktop parado. Tentei descobrir como instala mas num consegui fazer nenhum dos comando que passaram que achei pelos forum. Então desisti, passei a tentar instalar o driver da nvidia novo, nem se quer achei tópicos de como intlar novos dispositovos, minha placa de rede não localizou, para mim foi impossivel decobrir….as vezes as pessoas ate conseguem instalar os programas, mas e os dipositivos que ficam todos genéricos, onde vc não consegue usufruir do desempenho máximo, ninguém diz como pelomenus instalar uma placa de rede, simplesmente o sistema diz “placa de rede não localizada” e fica por isso mesmo. No windows tem um gerenciados onde vc pode atualizar, desistalar os dipositivos.
E o Kurumim, que desistalei simplesmente por não conseguir instalar uma placa de rede, o sistema não localizou uma simples placa de rede giga Lan onboard da Asus p5gd2 delux. e não achei topico nenhum que ajudasse, tentei de tudo qualquer jeito, creio para você que se tivesse um gerenciador de dispositivo pelomenos parecido com o do windows eu instalava. Por tanto as pessoas dizem que é mais facil que não windows intalar programas não concordo, nem programas e dispositivos.


#85 | Udson

Para instlara programas da lista do “Synaptic” blz, mas os programas que vc quer intalar que não estão na lista?


#86 | Nilton

“Instalar programas no Linux é mais fácil que no windows”

É piada isso? Depois de tentar instalar um tal de procmeter aqui no ubuntu fiquei sem senso de humor!


#87 | Leonardo

Putz… Tudo muuuuito difícil… Tô me sentindo com 13 anos qdo comecei a aprender DOS… copy, del… Não estou familiarizado com os nomes do sistema linux… console = prompt do DOS, pacote RPM = instalador, root, debian, KDE e por aí vai… na boa, não podia ser igual ao windows só q gratuito??? Ia poupar o trabalho de ter q, novamente, aprender os termos e as funções do sistema operacional!!! Pelo tempo q eu vou perder para reaprender tudo isso, o linux não presta, nenhuma de suas edições… ahh, não se chama o linux por edições, chama-se por distribuições né… daí tem a parte gráfica que se chama KDE… e o kernel e o diabo q parta o linux no meio!!! Vocês só podem estar brincando!!! O Linux está querendo reinventar a roda e está achando q tá fazendo uma coisa espetacular. Não sou fã do windows, mas é e sempre vai ser uma perda de tempo reinventar a roda! Ninguém percebe isso?


#88 | Leonardo

Comecem a mudar já! Que o sistema linux passe a usar os termos e padrões do windows! Qdo algo novo surgir dentro do sistema operacional, aí sim usem termos e padrões novos.


#89 | Leonardo

Tem gente que diz que não deve mudar, pois o linux não seria o linux nesse caso. Ok. Então se existisse um windows gratuito seria perfeito. Não há. Ok. Então qto custa o meu tempo, tempo esse necessário para reaprender tudo que é necessário para migrar do windows para o linux. Se esse preço for maior do que o preço do windows+office, a resposta é simples. Morte ao linux. É mais barato comprar o windows+office.
Essa migração tem que ser feita com a maior facilidade e rapidez possível!


#90 | Edson

É! os programas que já vem inclusos realmente são muitos fáceis de instalar, porém alguns programas q baixei como o aMSN, emule…Como instalar?

Sou novo no Linux, porém fiquei maravilhado com o Ubuntu. Queria q vcs me dessem essa ajuda para instalação de programas….


site bosta


meu msn e mths-warrior@hotmail.com entrem gatinhas!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!


site bosta ruim e porquera


#94 | Alessandra

eu so queria instalar o speed no meu pc que tem o programa do linux

Alguem pode me ajudar


#95 | welington Orlandi

para falar a verdade estou mexendo de curioso no linux a 1 mes e não consegui instalar merda nem uma q eu baixa na net tipo (nero-linux, amsn, e outros programas q no linux não e nem nesses gerenciadores de instalação para falar a verdade VIVA O WINDOWS até q o linux seja parecido com ele… kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk abração a todos.


Antes de mais nada, gostaria de dizer q nao tem discussao.
windows x linux eh uma guerra q nao vai ter fim tao cedo.
Primeiro: o Linux tah longe ainda de ser User-Frendly (mesmo com sistema quase completos como o Kurumin : )).
Usuário Linux tem o péssimo costume, de sair metendo o pau no Bill pq o windows trava, o windows corrompe, o windows morde o windows come criancinha, Mas nao se toca do trabalho q ele mesmo tem pra instalar e configar o linux no pc dele, e q nao eh qualker um pra deixar o linux redondinho. Eu Mesmo uso linux a uns 4 ou 5 anos, mas nunca tirei meu Windows do pc, pq simplesmente nesses 5 anos, nao vi uma versao seker do linux ser altosuficiente, como o windows xp no caso. Eh um Sistema caro? Eh, e muito caro. Soh Deus sabe quanto eu penei pra pagar o meu. e paguei mesmo, pq nunca havia usado um helpdesk tao completo e tao prestativo como o da MS. Se alguem estiver achando q to aumentando ou exagerando na defesa do povo da MS, experimenta comprar o software.
Vou ateh arriscar mais um comentário aki, o Linux eh Poderoso quando se trata de servidor, mas eh muito fraco pra qualker outra funcao. veja, isso nao eh exagero, tenho 15 anos de experiencia em TI, imagino q sei o q estou dizendo…
Um exemplo matador, tenho uma Radon8500 no meu server aki de casa, soh por curiosidade fui instalar os drivers 3D dela, soh por pirraça mesmo, resultado? nada, kem disse q funcionou, a propria ATI disponibiliza uma porcaria de um instalador q nao instala nada, vc tem q adicionar todas as variáveis no Xorg.conf, enfim, uma piada ,qualker programador meia boca faria uma instalaçao “automatizada” melhor doke akela em minutos.
Tem um camaradinha chamado Kano q estah tentando mudar isso, o cara tem script pra um bando de coisa no site dele, vale a pena dar uma checada kem estiver afim ou tiver dificuldade com algum hardware (instalacao).

Pra terminar, o Linux eh muito bom, mas soh pra quem manja, pro resto do povo, se nao estiverem afim de virar tecnico ou coisa parecida, continua no teu windows por enquanto, pq isso aki vai demorar pra ficar “Amigável”.

Um abraço a todos, e nao me levem a mal, sou do bem mas sou sincero.


eskeci de mandar o link do kano. ai vai

http://kanotix.com/files/


#98 | Arsenio Cezar

Qual a diferença entre:
Sistema de arquivos Journalling JFS e
Sistema de arquivo Journalling Reiser FS
Até


#99 | Karoline

Eu só queria instalar a versão 7.5,nada mais…Mas…karaca…é dificílimo…rs
Complicadinho heim!!!!bjus


#100 | Eddie

Pelo que vi aqui muitos metem o pau no Windows, mas um detalhe muito grande, que faz a diferença.
Tenham um seguinte cenário: uma pessoa que utiliza apenas o básico do computador. Não tem idéia do que é HD, qual peça é a placa de vídeo…enfim…Essa pessoa não saberá como instalar o Windows. Se conseguir será bem básico e meia boca. Segurança totalmente descoberta, configurações bem básicas que nunca exigirão o total potencial do hardware. Se for Linux será a mesma coisa.
O que estou querendo mostrar aqui é que a maioria está pau no Windows, mas pelos comentários que vi, a maioria não sabe utilizar o Windows….
Trabalho a 10 anos na área de TI, tenho máquinas Windows e linux aqui. Em termos de missão crítica, meus servidores Windows nunca falharam, mas os Linux (que dor de cabeça). A escalonabilidade do Windows é muito superior. Se bem configurado se é que me entendem…


#101 | roberta

vcs querem q a gente fique cdf
pq isso é um caus


como abrir o programa synaptic


#103 | Azarias Lemos

ai pessoal não posso falar mal do Lixu nem do windows…porque preciso dos dois
o Linux uso só pra navegar e no windows uso diário com programas de uso pessoal ok?
Faça como eu use os dois!


como faço para instalar o msn no linux?
jjjunnyor@bol.com.br


#105 | santinho

realmente,,,, acho alguns programas mais faceis de instalar no linux kurumin do que no windons xp,,…. estou a 4 meses mechendo com servidor linux estou gostando dele…………..valeu abraço……………………..


#106 | §#PeDrEiRodoHaWaii#§

Ufa!!! Consegui ler todos os post.
Bom, é o seguinte:
1º Sobre o tópico aberto, que instalar programas no
Linux é mais fácil que no windows realmente um relato no mínimo de egocentrismo.

Uso o Windows XP ( pirata mesmo, sou pobre, gosto de tecnologia, ralei pra car%%$##@ pra comprar meu PC que paguei R$1500 e acho injusto pagar R$700 pra ter um SO c/ Office ) há 2 anos. Nunca entrei ( só passei enfrente hehehe ) em uma escola de Informática ( essas que ensinam como usar o Windows ) e aprendi tudo na raça, na Net e alguns colegas que me passaram algumas dicas.Posso sim, afirmar que sei usar o Windows Xp como um mestre. Qualquer pau que dá eu sei o que está acontecendo.
Bom, instalar programas no Windows ( já usei o 98 o millenium tb ) é sim coisa de criança, pra quem já aprendeu. Digo isso pq vivo “dando” suporte técnico para várias pessoas que estão entrando no mundo fantástico que o PC nos proporciona e até neguinho que já usa o pC há anos mas não sabe nem o que significa a palavra serial.
Quando se tem o conhecimento de algo, é fácil dizer que tudo é flores. Existe milhares de pessoas que estão lendo este post e não sabem ou não conseguem nem baixar um Filme pela Brturbo ( que um site famoso posta seus filmes).
Comecei a usar o Linux Kurumin faz 5 dias e achei ele uma maravilha. Ainstalação dele no HD é sim superfácil, se for usar só ele no HD, Agora se quiser usa-lo c/ dual boot ( Kurumin e WinXP no mesmo HD ) aí a coisa complica, aliás não é a coisa é a parte do LILO ( que na minha opinião deve ser urgentemente modificada as palavras escrita nas janelas e no seu script ( principalmente no Script)
Em sua primeira janela ele diz que se clicarmos em sim não poderemos acessar o outro S.O, vc faz isso e puft!Reinicia o PC e nada de Dual Boot. Volta lá e reinstala ( sim poderi configurar o Lilo sem reintalar o Kuruma, mas só descobri isso depois de quebrar muito a cabeça he he he) tudo e aí vc clica em Yes e???? Reinicia o PC e nada! Aí vc xinga tudo o que vê pela frente e se sente o maior BURRO do mundo, sem contar que a confissão com o padre irá lhe render no mínimo uns 10 anos pagando penitência pelos palvrões, srrsrs.
Mas como sou Brasileiro e não desito nuncaI Hehehe.
Lá vou eu de novo na minha milésima vez tentar instalar o Kurumin em Dual Boot até que? Aparece no script do Lilo escrito +ou- assim:

as linhas comentadas abaixo blá, blá e blá, blá … “DESCOMENTE O CARACTERE #” CACETE! Então é isso?
Blz lá vai a Anta mitológica aqui e “DESCOMENTA O TAL CARACTER #” Reinicio o PC e? NADA! Só o meu bom e velho XP ( pirata ) é que entra. Affff eu tô calmo, eu tô calmo, ahhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhh!

Lá vai eu novamente reinstalar o Kuruma e ver onde foi que eu errei ( Burro, burro, burro) e eis que me bate uma LUZ! ALELUIA, ALELUIA, GLÓRIA! No script do Kurumin e tenho a FANTÁSTICA, A GENIA, A SUBLIME E SUPIMPA IDÉIA DE SIMPLESMENTE APAGAR O QUE ESTÁ ESCRITO ASSIM:

#Um exemplo de boot
/dev/hda2″ WinNT” ( é mais ou menos isso que está no script).
E? E? E????? ATÉ QUE ENFIM REINICIO O MEU PCZINHO E O DUAL BOOT TÁ LÁ…UFFFA!
UFFA? Uffa nada! Instalar o meu modem Speedtouch da Telefônia ( sim aquele vermelho que parece um Besorão) e nada! Sou obrigado a usar o meu D-Link 500T ( ainda bem que tenho esse modem, pq tive a sorte de compra-lo de um amigo que pediu o Speedy e a telefônica mandou dois modem pra ele, que acabou vendendo um pra mim por uma pechincha he he he).
Até aí tudo, tô aqui navegando no meu Kuruma, mas se não tivesse esse modem? Perai que não acabou, baixei zilhões de vezes o Downloader Fx e não instala nem por decreto!
Eu sei que o kuruma vem c/ um gerenciador de downloads, mas eu quero esse na minha máquina e não conseguir instala-lo é frustante!
O Linux só será aceito pelos usuários comuns só quando a instalação dos programas forem como é no Windows. Desculpe mas a maioria das pessoas compram ou baixam softwares para usa-los e ficarem satisfeitas e não pra ficarem frustradas já na instalação. O Linux é ótimo o Windows XP é ótimo.
Realmente, nem todo mundo quer ser Lammer ou Hacker. Fanatismo não leva a nada!
Windows trava? É até trava, mas na maioria das vezes é o usuário que não sabe usar a máquina que tem… quer fazer zilões de coisas em um K6 com 64 MB aí é Froooodooooooooo!

Voltando a quastão do Lilo, não teria sido mais fácil ter colocado as palavras assim:

Para conseguir dar o Dual Boot “APAGUE AS LINHAS ABAIXO E SALVE O SCRIPT”

Bem melhor que a palavra descomente não é mesmo!

A Juliana do post de nº 80 aí acima disse tudo! Parabéns!!!

Linux Rox !!!
Windows XP tb é Rox ( Sux é pagar R$500 nele he he he)

Valeuuuuuuuuu.


como instalo o synaptic?


tenho um CONECTIVA com LINUX, mas quero tambem instalar o XP, como faço? alguem pode me dar uma dica, pois não consigo executar o setup.exe do cd de instalação do XP…


e ai gente alguem pode me dar uma dica de como eu instalo o xp no meu conectiva, como faço para formatar obrigado.


#110 | Fabio

JÁ Q É TÃO FACIL INSTALAR NO LINUX ALGUEM SABE ME DIZER PQ DA ERRO QUANDO TENTO INSTALAR UM JOGUINHO Q SE FOCE NO WIN ERA RAPIDINHO? EU BAIXEI O PACOTE tar.gz e quando do o ./configure aparece isso ai:

checking build system type… i686-pc-linux-gnu
checking host system type… i686-pc-linux-gnu
checking target system type… i686-pc-linux-gnu
checking for a BSD-compatible install… /usr/bin/install -c
checking whether build environment is sane… yes
checking for gawk… gawk
checking whether make sets $(MAKE)… yes
checking for gcc… gcc
checking for C compiler default output… a.out
checking whether the C compiler works… yes
checking whether we are cross compiling… no
checking for suffix of executables…
checking for suffix of object files… o
checking whether we are using the GNU C compiler… yes
checking whether gcc accepts -g… yes
checking for gcc option to accept ANSI C… none needed
checking for style of include used by make… GNU
checking dependency style of gcc… gcc3
checking how to run the C preprocessor… gcc -E
checking for g++… no
checking for c++… no
checking for gpp… no
checking for aCC… no
checking for CC… no
checking for cxx… no
checking for cc++… no
checking for cl… no
checking for FCC… no
checking for KCC… no
checking for RCC… no
checking for xlC_r… no
checking for xlC… no
checking whether we are using the GNU C++ compiler… no
checking whether g++ accepts -g… no
checking dependency style of g++… none
checking how to run the C++ preprocessor… /lib/cpp
configure: error: C++ preprocessor “/lib/cpp” fails sanity check
See `config.log’ for more details.


#111 | Adam Brandizzi

Qual o nome do joguinho e qual linux?


#112 | israel

juliana, você é 10! gostaria de te conhecer!
senhores,a algum tempo atrás eu disse que nao conseguia instalar o openoffice no linux. claro eu estava iniciando. mas com um pouco de perseverança e ajuda na net (www.vivaolinux.com.br) consegui instalar não so o openoffice, como tb o nero for linux o avg for linux e muitos outros. senhores, eu uso o SUSE 10.0 e recomendo esta distribuição. utiliza arquivos RPM. fácil de instalar. basta digitar o comando como root rpm -ivh *.rpm e pronto.
quando tenho vários programas para instalar ao mesmo tempo eu uso este comando e ele instala todos. se quiser tb tem um aplicativo chamado klik que vc baixa o programa que quer da net e ele instala automaticamente, sem vc precisar de digitar comandos. eu assisto a filmes no kafaine player que é similar ao media player. alem do xine player, do xmms, do real player e muitos outros. copio, gravo cds e dvds com o K3b e o nero for linux. navego na net com o fire fox, com o konqueror tb. gente , eu faço tudo com o linux. o openoffice grava arquivos com o formato da ms office. gente é super compativel com o office da ms. alem de tudo o linux abre a partição do windows e eu posso acessar meus arquivos do windows, quando estou rodando o linux.( meu micro está em dual boot). eu recomendo o suse linux para quem acha difícil instalar programas no linux. quem quiser entre em contato. garoto782@bol.com.br


#113 | Fabio

Adam Brandizzi: Cara eu uso o kurumin 5.0 O jogo q q stava tentando é um jogo de carro, Ultimate Stunts 0.6.1.
lInk do pacote é

http://superdownloads.uol.com.br/linux/download/i1000.html


#114 | Éderson Honorato

Aí Fabio…
Você não tem os compiladores gcc c++


#115 | Paulo Mota

Tem que ser muito otário, pra comprar uma licença do Windows, hahaha!

Se precisar desta porcaria de “SO” só de graça mesmo, baixando no emule, bem como office.

Instalar no Linux não é difícil não, quem diz que é é pq trabalha na MS.

Usuários iniciantes devem usar o Kurumin.

[]s


Bizarrices linux 06/04/2006 18:43
Este tópico foi retirado da comunidade “Eu odeio Linux e linuxers!”, e mostra a grande (in)eficiência do Linux.

Devono a lenda da rapidez do Linux. Nesse post o cara diz que depois de conectar a internet, o pc dele fica muito lento e demora muito para abrir os programas. Veja que o cara deixou claro: O PC FICA LERDO E NÃO A CONEXÃO. E tem um linuxer que responde pra ele: ” Verifique a linha telefônica” Puts depois dessa… vejam :
http://br-linux.org/forum/phorum-5.0.12/read.php?1,71707

Olha o tamanho da mensagem de erro depois que uma usuária tenta instalar um simples modem adsl e ainda seguindo um tutorial :
http://www.linuxhard.org/forum/index.php?showtopic=447

Linux o sistema do futuro. Linux o sistema que o usuário tem que informar aos programas qual é o caminho do DVD para poder depois assistir o DVD. Nossa isso que é sistema inteligente e bom !!
http://forum.kalangolinux.org/viewtopic.php?t=1000&highlight=

No windows quando uma impressora está instalada , todos os programas imprimem normalmente, não importando se é o programa A, B ,C ou qualquer outro. Já no Linux… vejam que coisa bizarra:
http://www.kalangolinux.org/forum/viewtopic.php?t=1061

Mais um errinho bizarro com o floppy:
http://www.kalangolinux.org/forum/viewtopic.php?t=1253

Sistema deixando o HD lento. vejam:
http://www.kalangolinux.org/forum/viewtopic.php?t=1483 Resposta do linuxer para o usuário: Troque o HD. Puts sem comentários!

Olha só essa: O cara pegou, abriu sua maquina e trocou seu simples CD ROM por um gravador Sony Resultado? R. Kernel Panic ! Nossa como esse Linux é bom !
http://www.kalangolinux.org/forum/viewtopic.php?t=1401

Para que Pci Express? Pci Express é para os nerds que usam Windows. Eu uso linux, gosto mais do slot ISA.
http://www.kalangolinux.org/forum/viewtopic.php?t=1401

Bizarrice técnica no Linux. Nem vou comentar. Leiam:
http://www.kuruminlinux.com.br/comunidade/viewtopic.php?t=61756


Bom, é muito facil dizer que LINUX, é bom, que LINUX não pega virus e essa coisa toda.
Mas na verdade o que acontece é que o Linux não esta ainda preparado para o usuário final que quer facilidades em vez dificuldades ao instalar um programa, ou fazer uso de um aplicativo qualquer.
Na minha opinião o LINUX da maneira como está hoje, serve somente para servidores e não para computadores pessoais ou de uma faculdade que insiste em impor uma ideia de Software Livre para as pessoas mais leigas no assunto, sendo que deveria ter a opção Microsoft para os Alunos sim, fazerem uma escolha coerente de qual sistema irao usar.
Então como conhecedor e profissional da Área de Informática posso dizer que esse papo de LINUX ja não me engana mais, e esses caras ai que gostam de fazer muitas comparações com o Windows, quero dizer que apesar de ser necessário pagar uma licença de uso, na hora de se chamar um suporte tecnico o custo de propriedade do Windows se torna menor, devido ao Linux ser um software mais rudimentar e consequentemente seu custo com suporte é mais caro pelo simples fato de ser mais dificil de configurar, mais complicado para instalar um programa, e sem uma ergonomia de software necessária.
E sobre a segurança do Windows posso dizer que um bom Anti Virus, um Firewall configurado e certo cuidado ao abrir e-mails e navegar na internet são o suficiente.
E uma frase que cai bem em um momento como este é: O computador esta ai para facilitar e não para complicar!
E se é para usar UNIX, usem o Mac OS, que é um ótimo sistema e muito facil de usar, pena que não é em qualquer máquina que ele roda….
mas que fique bem claro aqui, em Software livre não existe inovação e muito menos ergonomia de software, ja que eu pergunto a vocês quem se importa com isso ja que eles trabalham de graça mesmo né?? então não precisa caprichar em um sistema que é de graça…
E quero ver se o Linux fosse o sistema mais usado, os hackers iriam ataca-lo como fazem ao windows e daí sim vamos ver como a comunidade open-source vai trabalhar para corrigir as falhas que irão aparecer, já que não existe sistema perfeito o Linux também tem muitas falhas e inclusive não esta imune a vírus, como tem um que surgiu esta semana multi plataforma que ataca tanto linux quanto windows, daqui a pouco linux vai ter de ter anti vírus igual ao Windows e isto é inevitável!!!!!!


#118 | Adam Brandizzi

Sr. Linux,

Olhe pelo lado bom: pelo visto Linux tem sido muito útil para entreter suas noites em fórus de assuntos que você diz não te interessarem :)

PS: ah, sim, alguém mais tem algo a comentar sobre instalação de programas em Linux? Se for para trollar, que seja uma trollagem on-topic :)


#119 | Adam Brandizzi

Fábio, execute o comando

$ sudo apt-get install g++

Se você não gosta de terminal, pode usar o Synaptic para gerenciar pacotes – só não sei se vem por padrão no Kurumin. Se não vier…

$ sudo apt-get install synaptic

Claro, estou supondo que você tenha conexão com a internet, preferecialmente banda larga.

Qualquer coisa, só perguntar.


eu tento baixar jogos e não tem jeito, não dá mesmo eu queria saber uma forma de baixar joguinhos bem leve para o PC mas não da mesmo


Nao é tao facil acim


olha amigos, eu acho simplismente genial a ideia do software livre do linux etc, eu instalei o fedora 5 aqui em casa recentemente, olha eu sou totalmente contra as ideologias do Windows mas o linux ainda tem MUITO MAS MUITO MESMO O QUE APRENDER E MELHORAR, eu sou totalmente iniciante no linux, mas olha tive que ler no minimo uns 10 tutoriais diferentes pra fazer O INSTALADOR DO FEDORA 5 particionar o hd q ele nao conseguia fazer sozinho sendo que antes disso eu fiz umas 20 tentativas diferentes eu nao sou nenhum bobo e sei tranquilamente mecher mas pelo amor de deus se fosse pra ser automatico nao era pra ser automatico a formataçao?, dai eu istalei TUDO QUE EXISTIA POSSIVEL NO CD dai eu rodo o linux e simplesmente nada instala ele diz q nao tenho acesso como assim? nao tenho acesso aos programas? eu sou o unico usuario tenho senha e ele ainda nao deixa eu mecher? OS IMBECIL! os ./ nenhum ateh agora funcionou eles reclamam tudo possivel reclama q eu usava o x e dps q eu era um servidor e nao podia eu li todos tutoriais da nvidia fiz tudo que dizia ali e nao cosegui instalar minha fx5200 nem os drivers pra minha placa mae nforce no linux a unica coisa q eu consegui rodar sem dar erro foi um programa chamado scanModem, POR QUE O MARAVILHOSO LINUX nao vem com drivers pra modems “tao amigavel” ou seja eu to sem internet no linux, cara eu nao me considero um usuario domestico eu to na faculdade de ciencia da computaçao eu sou programador eu faço qualquer coisa eu crio meus programas, mas olha francamente to com vontade de tirar o linux achei q fosse um os bom mas olha to extremamente decepcionado com a dificuldade de rodar programas nele fora a internet q sem internet NADA nele funciona direito, triste triste, espero q o linux melhore muito e q finalmente ele vire um OS amigavel e de facil utilizaçao e estava com uma duvida se minha mae conseguiria usar o ubuntu Synaptic instalar e remover programas sendo q nem existe um meio de conectar o pc na internet. mais uma vez cito, sou 1000% a favor da ideia do linux mas ele deixa MUITO a desejar pra o nosso infeliz e irritante e extremamente acessivel e funcional WINDOWS e o negocio eh o seguinte, se alguem tiver passando oq eu to passando e apanhado pro linux (que eu nao vou dezistir >=]) usem o windows pirata, o sp2 falcatrua o office crackiado e sejam felizes com um imenso custo de 30 reais daqele cara do jornal q vende cds a 10 reais cada =] e FORÇA LINUX! um dia tu desbanca o windows (espero) abraços pessoal.


#123 | Bruno Damacena Milhomem Júnior

Não, não, não, ok, vamos por partes. O Windows tem suas vantagens assim como os SO que usam o linux como base. Mas o problema é, a comunicação que o sistema operacional tem com o úsuario.
No trabalho, a maioria das pessoas usam somente um cliente de email, um editor de textos e um gerenciador de algum negocio qualquer. Em casa, a maioria das pessoas usam o computador pra se divertir. Quem é que vai querer se estressar instalando um programa? Dar 2 cliques, ler o que está escrito na tela e selecionar as opções desejadas é muito mais facil do que abrir um terminal, digitar um monte de comandos incompreensiveis para um usuário comum. Antes fosse só isso. Mas como vocês dizem, realmente,os programas para linux são bem menores. A dose é quando os arquivos nescessários para rodar o programa não vem com ele. Ai você tem de pegar um monte de pacotes com nomes incompreenssiveis, instalar com comandos incompreenssiveis, tornando a experiencia de um úsuario comum com uma distro linux, frustrante. “Ah mas o problema do Windows é a falta de segurança dele por causa do jeito que ele instala os programas no disco usando suas proprias libraries e você nunca sabe onde é que cada coisa tá, e alem do mais, enche o HD de lixo!”.
Tá, alguem já ouviu falar do projeto .NET da Microsoft? É um projeto que visa aumentar a portabilidade dos programas, fazendo com que programadores de qualquer linguagem .NET possam trabalhar juntos, aumentando assim a produtividade. E o mais legal, ele usa uma library propria! O programa em .NET language busca na library comum (que é bem completa, diga-se de passagem), e caso o programador queira, ele pode gerar uma library propria. Eu nunca vi um programa feito em .NET grande até hoje! =)
Resumindo:
Linux é incrivel? É. É interessante, é! Só que a comunicação que ele faz com o usuario comum, aquele usuario que quer se divertir com o computador, é pobre. Ninguem que usa o computador pra se divertir quer estressar pra instalar um programa, por mais seguro que a distro seja. Segurança? Isso pra usuario comum é Firewall e Antivirus! Linux só vai se tornar uma realidade na casa dos usuarios comuns quando operar uma distro Linux (incluindo instalação de programas em geral, inclusive jogos) for tão facil quanto no Windows.
Ah sim, tem software livre bem legal pra Windows! http://www.sourceforge.net. Adoro esse site. XD

Pra finalizar o mega post (quero ver alguem ter saco pra ler tudo isso), o mundo é capitalista meus amigos. Os melhores programas sempre serão pagos.
E não falem mal da Microsoft e do Tio Bill. Quem é que não quer encher o rabo de dinheiro? =)


#124 | Adam Brandizzi

Rafael: quem usa Fedora tem de sofrer mesmo >:)

De boa, se você não tem paciência para aprender, use SuSE ou (K)Ubuntu. Preferencialmente o primeiro. Poste sua experiência posteriormente :)

Bruno: você, como o Rafael, fez um ótimo comentário *sobre o título do post* – mas acho que você não leu nem o post, que dirá os comentários. Então, alguns comentários meus que, espero, explicarão melhor do que estamos falando.

http://brunotorres.net/2005/10/20/instalar-programas-no-linux-e-mais-facil-que-no-windows#comment-1156
http://brunotorres.net/2005/10/20/instalar-programas-no-linux-e-mais-facil-que-no-windows#comment-1189

E eu não tenho raiva do Bill Gates. Só tenho raiva da família de sistemas operacionais Windows. Para mim, usar Windows é tão desagradável quanto para um usuário Windows padrão é desagradável usar Slackware. Como as pessoas conseguem gostar de um sistema operacional sem gerencialmento de pacotes?


#125 | Sandro Santos

Não dá para entender porque tanto fanatismo pelo Linux quando se trata de um artigo sério como este . Ainda são visiveis as dificuldades de instalação de varios programas para Linux . O asterisk por exemplo, não é qualquer pessoa sem conhecimento técnico que consegue instalar , eu uso windows XP (ICE) e Ubuntu . Não vamos tapar o sol com a peneira , todos sabemos das vantagens e desvantagens de cada Sistema.


#126 | mayron

aki como que instala o Synaptic?
por favor me respondam…
e com este programa tem jeito de instalar jogos msn?


[…] Instalar programas no Linux mais fcil que no windows por Bruno Torres […]


#128 | Zotto

Galera,

DEsculpem a minha ignorância, mas nao consigo instalar nada pelo apt-get pq a minha conexão aqui da empres não permite ftp, dae? como faço?
todas as coisas que vou instalar dão pau pq nao tem o gcc instalado. Gerei um codigo Helo World em C para testar e nem a bibliotema stdio.h tem!(:-o)

Como faço para instalar as bibliotecas do gcc sem usar o apt-get install? (detalhe, nem o apt-get update ou apt-get basic-essencial funcionam por causa do ftp)

Alguem me dá uma luz?

Obrigado.


Convido a todos para participar da comunidade Ubuntu Linux Santa Catarina. Usuários de Outras distribuições serão bem vindos!

Gentileza divulgar o link http://wiki.ubuntubrasil.org/UbuntuSC

Grato,

José Vitor Lopes e Silva
Florianópolis/SC
http://ubuntufloripa.uocentral.com.br


eu nao digo que linux eh melhor q win (pq todos os seres humanos com 2 neuroios sabem disso). pra quem nao sabe usar linux va aprender antes de falar bobagens. minha mae q nunca usou um pc antes ta aki do meu lado trocando o wallpaper dela no ubuntu. qual a dificuldade de digitar o nome do programa pra procurar no synaptic, marcar ele e instalar?
se nego comprou um desses pc com linux e agora ta achando ruim, entao vá a merda. devia ter perguntado ao vendedor do que se tratava antes de comprar.
teve quem disse ae em cima que apt-get eh coisa pro futuro pra quando todos tiverem banda larga e talz. entao meu camarada, o futuro ja ta ae. se teu pc fica conectado direto é essencial que mantenha seus pacotes atualizados se nao quiser sofrer um ataque. erros sao descobertos e corrigidos a todo momento. é besteira ter pacotes velhos no pc.


#131 | paulo

pesoal depois da instalação nao consigo entrar em modo grafico. alguem sabe como?


#132 | paulo

Pessoal não consigo ver o freebsd em modo grafico. alguem pode me dar uma dica? estou quase desistindo…!


#133 | AntonioLuz

Estou muito interessado em aprender a usar o Linux, já tentei instalar várias distros (é isso?) em meu PC: 1º foi o Kurumim e o danado não instalou meu modem adsl e nem a placa de rede. 2º tentei o SUSE 10 (por ter comprado um CD da Info que explica como usar o Linux SUSE num desktop. Fiquei maravilhado com a explicações e achei tudo muito fácil. Fui procurar o SUSE, descobri que não é grátis. Aí apelei para a pirataria: Baixei no emule (no windows, diga-se de passagem). Lá foi 3 gigas de arquivos e muuuuuitas horas de conexão e no fim só poderia gravar em DVD (O Windows XP usa um CD). Depois fui instalar: A instalação foi legal, mas lá pelas tantas apareceu a mensagem: Não foi possível encontrar os programas no CD (uma coisa +ou- assim). Parei pensei, pensei, tentei de novo a instalação e lá foi acontecer tudo de novo. Voltei para o Windows e comecei a ler tutoriais e mais tutoriais, baixei apostilas do SUSE no Emule, visitei fóruns e mais fóruns e nada. Em um certo forum um cara disse que resolveu o problema instalando a versão 9xx. Eu queria instalar a 10 que levei horas baixando. Não sei por que cargas d’água tentei instalar de novo e troquei o CD de drive (tenho 2) e não é que quando chegou na parte crítica isso foi resolvido! Não teria que ter um arquivo de ajuda me explicando isso? (acredito que seja aquele troço do master x slave). Bom o pior ainda estava por vir: depois de tudo instalado, apareceu o calanguinho do SUSE e até ouvi a sua música de abertura (bonita por sinal), mas e a imagem????????? Cadê??? Só apareceia a mensagem: Fora de sincronismo do meu monitor. Voltei ao Windows para visitar mais fóruns e em um deles descobri que o SUSE não vem com drivers Nvidia por serem pagos…, … ???? Afinal alguém ganha placas de vídeo de graça??? Fui ao site da Nvidia que me disponibilizou um troço… (sim, troço, pois aquilo não é um drive, era um texto enorme que eu deveria “compilar”???????? Quer saber… desisti do SUSE… Em outros fóruns lí que u Ubuntu seria uma ótima opção. OK baixei o Ubuntu e ao usá-lo percebi que não tinha como tocar arquivos MP3, Não roda vídeos, e nem explica como instalar programas e não conseguia acessar meus arquivos no Windows. Não abria a gaveta dos drivers de CD e DVD. Pronto desisti do Ubuntu, fui para o Kubuntu… Melhorzinho, enxerga meus arquivos na partição Windows, mas não toca MP3, não roda meus vídeos e tem um negócio que diz que instala e desinstala programas que não faz o que cumpre. Eu tenho que ser programador para fazer isso. Ah me esqueci de dizer que em nenhum deles consegui instalar minha impressora. Agora eu lí todas as mensagens desse fórum e me senti aliviado, pois eu pensava que eu é que era burro sozinho. O Linux definitivamente não é para um usuário comum. Tá muito Longe disso, mas eu quero continuar tentando. Mas por enquanto vou continuar com o meu velho, caro e bom Windows.


a ta. pra vc que recalmou do suse. estou navegando agora com o suse e o fire fox! pra ter uma idéia tudo funciona no suse. estou usando o suse 10.0 e ele funciona perfeitamente. eu o comprei na loja linuxmall no site http://www.linuxmall.com.br por 19 reais. este preço é cobrado pela gravação do cd. vi o preço do windows e custava 540 reais. não tive nenhum problema para intalar e não sou nenhum expert em informatica. a unica coisa que eu estudei de informatica na vida foi um cursinho de word97. gente o suse funciona sim e a versão 10.0 é excellente!!!
experimentem. se quiser mando uma cópia pra vc, sabe porque? o suse 10.0 é open source. não é pirataria copiar e distribuir entendeu?ok! té mais! garoto782@ig.com.br


#135 | GustavoMP

Tenho instalado o Fedora Core no meu trampo e preciso instalar urgentemente o Adobe Reader para visualizar arquivos .pdf (o visulaizador de pdf que vem nessa distribuição é um lixo completo, não busca palavras, corta parte da página, não tem nenhuma opção de impressão, bom, não presta).
Acontece que eu baixei o pacote .rpm e quando fui instalar diz que preciso do gtk2 se não me engano, acontece que já tinha o gtk2, no entanto busquei e instalei a versão mais recente do gtk2, gtk, wxgtk e todas essas coisas que (acredito devido às minhas limitações) não me fizeram sentido, só entendi que tinha a ver com programação web ou visualização em navegador, que seja.
Pronto. Lá vou instalar denovo convicto do seucesso e…apareceu o mesmo erro, reiniciei, mexi, fucei e nada. Então resolvi baixar a versão compactada .tar.gz e depois de descompactar não consegui instalar simplesmente, não funciona ./INSTALL nem ./configure nem make install nem nada que eu conheça.
Assim vim parar aqui pesquisando como instalar um simples adobe reader e nada achei. Sei que tem distribuições e distribuições, mas nas que eu fucei não vi grandes vantagens em relação ao ruindows.
Agora pergunte se vou me atrever a instalar linux em casa para eu e minha família mexer?
Ah…lembrando que não existe 1/500 dos programas que tem para o ruindows e os que tem dão pau direto.
Existe algum compilador tipo devc++, que seja fácil de instalar, para linux?
Por que não fazem um padrão (que funcione) para linux como o .exe é para ruindows?
Sem condições.


#136 | Pedro

amigos tudo muito bom muito bonito ate parece que linux são so flores. Esqueceram de mencionar que falta praticidade, o que adiante a facilidade de instalar os programas se a configuração dos mesmos são um suplicio, em alguns casos verdadeiros martírios algumas chegam ao cumulo de obrigar o usuário ir ao Pronpt # de comando para levantar módulos, isso para usuários novatos e extremamente complicado e demorado alem de ser muito difícil de fazer sem um tutorial já em Windows e praticamente tudo em modo gráfico. Alem do mais se você for proprietário de um PC de ponta e usa o mesmo para jogos esqueça grande parte dos jogos não trazem compilações para linux sendo necessários usar emuladores que não são muito fáceis de instalar e não rodam 100% todos os jogos. Minha opinião linix e excelente para trabalho. Ex Servidores ganha faseio em estabilidade desempenho e disponibilidade de ferramentas praticamente sem custo, mas perde no valor da mão de obra operadores de Windows tem salários mais baixos que operadores Linux alem do pessoal que da suporte a linux também custar mais caro para a empresa, Linux para usuários básico também e uma boa opção para aqueles que so querem a maquina para navegar e editar textos. Mas para boa parte dos usuários que querem jogos, multimídia, etc.. sem terem que gastar horas estudado como adequar o sistema as suas necessidades o ideal e Windows.


#137 | Pablo

Gosto muito do Linux, admiro as idéias que nos trouxeram o opensource, partilho com o que eu posso. Mas se há algo em que todos os Linux ainda deixam muito a desejar é a instalação de programas!!! Sou novato no Linux, e, mesmo usando o kurumin, não estou achando tão fácil assim…

A propósito as etapas anteriores à instalação (buscar na net, etc e tal) eu segui todas igualzinho ao windows. A diferença foi que, na tentativa de conseguir instalar um único programa, achei infinitas dicas e o seu artigo… até agora não consegui nada que resolvesse o meu problema.

Ah! só mais uma coisa. A minha mãe também não é uma expert na área de informática, instala programas no windows sem problemas. Já no Linux…

Quando se conta menos vantagem, se tem a vantagem de facilitar a vida das pessoas. Não é para todo o usuário que essas coisas são tão óbvias. há usuários como eu, que são básicos e iniciantes.

No mais, pedindo um pouco mais de realismo, eu gostei de sua literatura, gostaria de ler mais, desde que me ajude um pouco mais…

Obrigado,
Pablito, o Pixilico!


#138 | Comandu

Oi galera sou de um ceta forma um usuario intermediario no windows me viro mt bem nele, uso o windows Xp particonado com o mandriva, q comprei a alguns dias nessas revistas de bancas, pois onde moro naum tem ainda net acessivel ate se tem , pois chegou alguns dias a radio , como ja sabem, por ser unica colocam o preço q querem..
Enfim ja instalei o ubunto, o kalango 3.2, e estou agora no mandriva one 2006 estou com um probleminha, uso o modem LG LM-156N no windows funciona perfeitamente mas no linux naum consigo reconhece-lo, pesquisei e pesquisei no site da LG achei exatamente a materia q precisava dizendo q eles naum tem o drive pra linux, mas o driver NETODRAGON slmodem-2.9.10 eh compativel, so q eles naum recomendam, pesquisei… pesquisei e achei varias pessoas dizendo q funciona bem, so q eu naum consegui instalar, pois estou migrando, estou lendo tudo q posso sobre o sistema, e estou tendo bons progressos, agradeceria se alguem pudesse me ajudar, bjus e abraços


#139 | tales

por favor me ajude!!!!!!!!sou novo no linux e naum consigo entrar no msn socorro!!!!!!!!!!!


#140 | Celso

Oi pessoal
Preciso da vossa ajuda.
Gostaria de saber como é que se acessa o flash driver em linux redhat 9.0


#141 | Priscilla

Oi gente, eu comecei a usar o Linux agora e ainda estou meio perdia.
Tentei fazer um download pel internet e não consegui, acho que é algum problema da configuração.
Se alguém puder e ajudar…
Obrigada!


#142 | Rodrigo Cirilo

amigo, depois de muito tempo estou migrando novamente p/ Linux e preferir o UBUNTU 5…..

só que to tendo dificuldade p/ instalar meu modem ADSL (SpeedStream 5200 da Telemar) ghostaria de ajuda.


#143 | Rodrigo Cirilo

amigo, depois de muito tempo estou migrando novamente p/ Linux e preferir o UBUNTU 5…..

só que to tendo dificuldade p/ instalar meu modem ADSL (SpeedStream 5200 da Telemar) ghostaria de ajuda.

OBS: quero instalar na porta USB pois o cabo infelizmente não posso retirar de maneira alguma


#144 | Leandro Avelino

Bom, caros amigos virtuais percebo que o `Linux’ ainda falta muita coisa para se tornar um bom soft, mas temos que acreditar que vai melhor.
Deus deu para cada um de nóis uma vida, então cada um toma conta da sua!!!!
E vamos todos estuda para aprender.


#145 | Evaristo

É certo que o linux é um bom sisytema e tem muitas vantagens, porém, de que adianta ser um código aberto se o leigo não sabe com interpretá-lo?
Segundo, peça para um leigo instalar o suse em uma máquina e entrar na internet via dsl… simplesmente não entra, pois tem que configurar tudo manualmente, eu mesmo, que não sou tão leigo assim, ainda não consegui fazer minha conexão banda larga funcionar no suse 10.1… no 9.3, funcionava, quando queria o suse queria…

Outro ponto, o msn 7.5 e o live, tem muiiitos mais recursos que os sistemas do linux, enviando inclusive o que se esta ouvindo na máquina em tempo real para a rede, sem ser necessário enviar o arquivo…

Já no Windows, tem que se ver uma coisa, o windows 98, é baseado do DOS já o xp é baseado no NT, sistemas totalmente diferentes, tantas como as existentes do windows para o linux… pedir para que certos programas do xp rode no 98, simplesmente não dá, assim como não se pode solicitar a instaalação de algo criado para OS7 (mac), no windows e no linux.

e par os nerds de plantão… se querem facilidade, passem para o Mac, pois lá as coisas REALMENTE funcionam.É simplesmente impossivel um hardware confitar com outro, entre outras coisinhas…

Só mais um detalhe… Quem do linux sabe editar o registro do windows??? (eu sei…) rs, pis é lá que se controla tuno no windows… desde identificação automática de extensões até o que pode ou não abrir… (aliás, extensões de arquivos é coisa de PC.. o Mac não precisa dessas coisas para saber que arquivo abre em qual programa)

Quem puder me ajudar na instalação do meu dsl no suse 10.1, agradeço a ajuda… até lá vou continuar a usar o meu velho e conhecido XP


#146 | Evaristo

só mais um detalhe, uso computador desde o tempo dos TRS80 e comodore64… alguém aqui já ouviu falar neles???


#147 | Éderson Honorato

Não só ouvi como comecei com um TRS80-CP500 com 16kb de memória RAAM (foi meu primeiro micro ;) ).

Que o linux não é sistema operacional para leigos isso eu discordo, mas se tem uma coisa que linux não é é sistema operacional para preguiçoso…

Tenho visto muitas pessoas realmente interessadas se esforçando e aprendendo a operar o linux. Pessoas que não se importam em vasculhar a rede em busca de como fazer isso e aquilo.

Vários amigos meus leigos e desenvolvedores estão utilizando o linux em seus Desktops (em modéstia parte graças à mim… ;)) e com muito proveito.
Tem amigo meu até desenvolvendo em linux programando em kylix e CLIP (CLIPPER para Linux).

Os leigos estão utilizando o kurumin com muita felicidade e tem gente se sentindo seguro para utilizar distribuições como Debian e Fedora.

O que eu acho absurdo é um newbie querer iniciar no linux com um Slackware ou Suse…
Existem distribuições muito melhores para iniciantes…

Amigo, se você realmente usa um Mac sabe que as coisas não funcionam REALMENTE tão bem quanto você está pregando…
Já passei pelo OS5,6,7,8 e 9 do Mac e não eram tão diferentes dos sistemas da Microsoft.
O System 7.5.5 era um terror !!! Dava pau de tudo quanto é jeito e para internet então era uma tristesa.

Aliás, o MacOS só ficou badalado depois do lançamento do MacOS X baseado no padrão POSIX.
Isso que dizer que o MacOS é agora um UNIX-like (baseia-se em uma versão do kernel BSD com o microkernel Mach) assim como o GNU-Linux, BSD, BeOS, etc… Conservando várias caracteristicas em comum com todos esses sistemas, assim como o não uso de extensões (que no Linux são utilizadas apenas com o intuito de indentificação direta do usuário), pois o sistema reconhece o tipo de arquivo independente do tipo de extenção.

Outro detalhe, o MacOS é um produto comercial e não custa barato, pois um MacOS 10.3 custa cerca de R$ 450,00, segundo a tabela da Apple. Sendo assim ela (a Apple) tem como investir no sistema operacional em melhorias e aplicativos.

Lembrando que um GNU-Linux pode ser adquirido por até R$ 10,00 e pode vir com o OpenOffice aplicativos gráficos e servidores, coisa que nem o Windows XP nem o MacOS vem na caixa.

Acredito que se você tiver curiosidade e força de vontade você vai encontrar muitas pessoas que tiveram o mesmo problema que você, e vai conseguir solucionar o problema com seu DSL, basta procurar um fórum apropriado…

A maior vantagem do mundo GNU-Linux é que ele tem uma COMUNIDADE de verdade, onde um ajuda o outro.
Foi assim que o GNU-LINUX foi concebido por Stallman e Torvalds e é assim que vai superar os sistemas operacionais proprietários…

T+


#148 | Evaristo

Caro Éderson Honorato

Só uma coisa vc esqueceu… como procurar algo na internet em uma máquina que precisa de configuração para a internet????

Na realidade, tive que formatar esse que estou usando agora, e como ia reiniciar tudo, resolvi instalar o suse 10.1, por indicação de amigo. Por não ter conseguido configurar a internet atravez do DSL, o não possuir modem comum (passei para frente o pctel que veio no meu)tie que re-instalar o windows, qu consigo dominar perfeitamente, pois ao contrário das outras pessoas, eu cansei de abrir o registro e fazer alterações, par ver as consequencias. É claro, tive que formatar várias vezes pelas besteiras que fiz, porém fui aprendendo…

T+


#149 | Éderson Honorato

Uma dica…

Use o Linux em dual-boot com o Windows se for o caso.

Usei o linux em dual-boot com o windows por cerca de 2 anos, pois na época não havia suporte à winmodens no linux (utilizava o RedHat 4.0) e a saída era navegar através do windows (tava sem grana para comprar um hardmodem da US-Robotics ;) ).

Use o linux em dual-boot com o windows e atravéz do windows procure informação sobre como proceder com seu DSL.
Quando se sentir seguro o suficiente para usar somente linux aí sim apague o windows da sua máquina.

Outra dica:

Use o kurumin para iniciar no linux, ele não é tão ruim assim e o suporte é muito bom pois tem muita documentação na rede e ele ainda é nacional…

A probalidade de ele detectar sua DSL sozinho é grande e mesmo assim se não detectar tem vários scripts que podem fazer isso para você.
Caso contrário você ainda pode procurar por informações no site do guiadohardware que lá tem uma extenso material sobre linux em geral ou mesmo postar no fórum na sessão “Rede, Banda Larga e Servidores” sobre o problema que está enfrentando.
Como já disse, talvez esteja utilizando a distribuição errada. Tentar utilizar uma distribuição com documentação em português é uma ótima saida…
Tem outro detalhe: pode rodá-lo direto do CD e ver se seu modem DSL funciona antes mesmo de instalar o sistema no micro.

Bom, existem soluções, o que vale é saber aproveitá-las.

Boa sorte…


#150 | josué

eu abro o programa sinaptic
coloco em procurar digito o nome do programa que quero instalar,mas nunca achaa….
como eh que eu faço???


#151 | Denilson Lara

Boa Noite!
Gostaria que se possível, me informar qual a maneira de instalar no linux o MSN Messenger… tipo assim como aparece no pc windows.
Desde já agradeço.
Denilson


#152 | Éderson Honorato

Instalar o msn messenger do windows até dá, mais não é recomendavel e nem fácil.

Instale o aMSN ou o Mercury Messenger que são os mais bonitos e com recurso à webcans.

Você também pode usar o gaim ou o kopete para se conectar à rede do msn.


#153 | Ivan

INSTALAR PROGRAMAS NO LINUX NÃO É FÁCIL, POIS:

1) Synaptic nao tem todos programas prontinhos para instalar. Então muitas instalacoes tem que ser feitas na mao.

2) É uma bosta ter que decifrar aquelas mensagens malucas que aparecem quando vc tenta instalar algum programa. Depois, quado vc descobre que são só alguns dependências que estão faltando, é também uma bosta ter que ir atrás delas e finalmente descobrir que cada uma tem também suas próprias dependências. Putz, como é cansativo! Às vezes leva um dia inteiro pra instalar um só programa. Aí chega o fim do dia e vc nem sabe mais pra quê queria aquele programa… Talvez nem precise mais dele.

MUDANDO UM POUCO DE ASSUNTO, MAS NEM TANTO:

1) Por que tudo no linux tem que ser tao complicado? O linux nao foi feito para programadores. Ele foi feito para programadores sádicos!

2) E por que as interfaces gráficas (KDE, Gnome etc) são tão pesadas, feias e vivem congelando?! Já usei tudo quanto é distribuição, mas não adianta. E não venham me dizer que é minha máquina, pois tenho esse problema em todas máquinas onde instalo esse SO.

3) Por que as fontes do linux são tão ilegíveis? Quem foi o idiota que fez toda a parte gráfica do linux? Começando pelas interfaces e indo até as fontes usadas. Ambas são horríveis!

Voces podem discordar do que escrevi, mas a maioria das pessoas parece concordar, caso contrário o Windows não seria tão popular!


#154 | sidmar

É até parece que é tão facil assim né, estou tentando descompactar o php e sempre aparece a mensagem que ouve um erro,
e o comando que eu uso é este

# tar -zxvf php-5.1.4.tar.gz


#155 | Doctor Metalman

Bom galera, eu uso computadores há mais de 13 anos e, bem, me considero um usuário experiente, tanto de windows quanto de Linux. Quanto à discussão em tópico, como muita gente já falou, creio que as dificuldades em instalar novos programas, drivers e afins existem apenas pelo costume das pessoas em usar o windows. Cada sistema tem suas características, eles NÃO SÃO IGUAIS, o erro está em querer instalar um programa no Linux do mesmo modo que você faz no windows, simplesmente não funciona do mesmo jeito. Do mesmo modo, um usuário de Linux que nunca tenha usado windows vai ter dificuldades em instalar programas, periféricos, alterar configurações, vai sentir falta das facilidades dos gerenciadores de pacotes, etc.
Nenhum dos dois sistemas é livre de erros ou incompatibilidades.
Esta semana mesmo, resolvi instalar o WinXP nunca máquina velha que eu tinha, de antes do lançamento do XP. Nos cds de instalação de minha placa de som e de vídeo não haviam drivers para o XP, e não haviam drivers compatíveis dentre os que acompanham o windows, talvez nem existissem. Se eu fosse preguiçoso, teria deixado a máquina sem som e sem rede. Mas bastou procurar na Internet que eu achei ambos os drivers. Demorei quase uma hora, mas agora tá tudo certo. Também tive problemas com algumas placas de vídeo, quando no final da instalação do XP, a imagem simplesmente ficava inutilizável.
Na mesma máquina eu instalei em dual boot o Ubuntu 5.10. Ele instalou e configurou tudo sozinho.
Isso significa que o Ubuntu é melhor que o XP? Só por isso não dá pra saber. Se o equipamento fosse diferente talvez a situação fosse oposta.
Como eu disse, são sistemas diferentes com funcionamentos diferentes. Use o que melhor se adequar a você. Uma coisa eu posso dizer, existem sim distribuições Linux bastante amigáveis e automatizadas. E se algo der errado, pesquise ou chame um amigo que possa resolver seu problema. Eu tenho certeza que você vai aprender algo mais com a experiência.
Afinal, tenho certeza que com o windows você teve problemas semelhantes. A primeira vez que você sentou na frente de um computador com windows não tinha a menor noção do que fazer. E foi aprendendo conforme usava. No Linux vai ser a mesma coisa. E se você não tiver tempo ou vontade de aprender a usar outro Sistema Operacional, continue com seu windows, não há mal nenhum nisso. Apenas tenha a certeza de pagar a licença de uso. Pirataria é CRIME.
Pra terminar, se você não gosta de Linux, nunca usou, nem faz idéia do que está falando, não entre em fóruns sobre Linux só pra falar mal, a menos que seja uma crítica educada e construtiva, sua opinião de que simplesmente não é igual ao windows não nos interessa. NÂO é pra ser igual.

PS1: Tem muita gente no fórum tentando usar programas de windows no Linux. De forma direta NÃO funciona de jeito nenhum. Você não vai conseguir usar o MSN ou jogos como o NEED FOR SPEED da mesma forma que instala no windows. Procure um programa Linux que tenha a mesma função, ou use algum programa de emulação como o wine, crossover office, ou similares. (Pra quem não sabe, emulação, grosseiramente, seria como fazer o programa do windows funcionar no Linux “enganando” o programa e fazendo-o acreditar que está sendo rodado no windows.)

PS2: Software livre, não é necessariamente gratuito, porém o é na maioria das vezes. Ainda assim, o fato de ser também gratuito não é sinônimo de amadorismo ou falta de qualidade, vide softwares como o Audacity (Editor de Som), GIMP, OpenOffice, Firefox e Thunderbird bancos de dados como o MySQL, Servidores como o Apache, e o próprio Linux em si estão longe de serem amadores. Eles não são programas “genéricos” como uns “sem noção” disseram acima. São programas DIFERENTES para um determinado objetivo. A sua falta de costume, vontade, tempo ou preguiça de aprender a usá-los não os transforma em genéricos, eles são PROFISSIONAIS SIM.

PS3: O melhor sistema operacional é aquele que te satisfaz. Se o windows te satisfaz fique com ele. Eu mesmo o uso e não tenho nada contra, exceto o custo. Ele tem alguns problemas de segurança e estabilidade que não deveriam ser tolerados para um produto PAGO. A própria Micro$oft diz que não é possível aliar qualidade com “gratuidade” (o que tb não vem ao caso, pois isso não significa que as empresas que os desenvolvem não obtenham lucros com eles. Os programadores de Software Livre são remunerados SIM, e BEM.), o que dizer, então, de um produto pago (e caro!!) que TAMBÉM está longe de ser perfeito? Mais uma coisa: você pagou por uma cópia ORIGINAL do windows, M$ office e demais programas proprietários que usa no windows? Novamente, se o windows te satisfaz e você está em situação LEGAL, FIQUE COM ELE. O importante é facilitar a SUA vida.

PS4: O maior problema que as pessoas têm com o Linux é que não sabem do que se trata e nem onde conseguir informação de qualidade. Sem ofensas, mas se as pessoas soubessem pesquisar direito, muitos desses problemas citados nem estariam aqui. Na maioria dos casos o que manda é a preguiça, a pessoa não consegue fazer algo, posta suas dúvidas em fóruns sobre assuntos que não têm haver com seu problema e simplesmente começam a espalhar que o Linux é uma porcaria e não funciona. E tempo não é desculpa, já que sou médico e também não tenho tempo para perder configurando meu computador. Uma pesquisa rápida e bem feita resolve a maioria dos problemas que aparecem, sobrando pouca coisa que realmente não funciona ou não vale o esforço. Exatamente como ocorre no Windows.

VIVA O SOFTWARE LIVRE, QUE É SOFTWARE PROFISSIONAL DE QUALIDADE, LEGALIZADO, E QUASE SEMPRE NÃO TE CUSTA NADA!!! :)


#156 | mirian

e muito complicado instalar esse tal de nero


#157 | Marcelo

Mas e se eu quiser instalar um programa que baixei com a extensão .tar.gz e que não está na lista do Synaptic?

Me responda pelo meu email se possivel.

Grato.


#158 | sidmar

Estou começando a mexer com linux, e não concordo, com algumas coisas que alguns dizem ai.
Instalei o conectiva 10, apanhei pra caramba pra fazer o som funcionar, depois fui instalar o php,apache e mysql, a unica coisa que dava certo era o apche, o mysql dava erro, e quando corrigia o php não queria nem descompactar, quando descompactava não funcionava o mysql, e no ruindows, não precisa nem esforçar muito.
Mas como eu quero deixar o windows de lado a não ser pra jogar meus jogos de corridas. Em questão do linux eu instalei o SUSE e tudo funcionou certo a não ser um português brasileiro misturado com o de Portugual, mas o resto ta indo tudo legal!
A e alguem sabe de algum programa pra Ripar músicas no linux?


Coleguinhas..

O linux eh uma bosta pra instala programas sim… ele pede pra instalar outros 26536237235876378948978923747846 pacotes q n servem pa nd.. serve pro caraleo a 4… o WINDOWS dexa o linux no xinelo.. (y)
pior eh aguenta os mlk kerendo mostra o kuao perfeito eh o linux(perdendo tempo).. q alias, deveria ter seu nome mudado pra LiXux!!!

;]

Não gosta de setup? usa comando de DOS q eh bem melhor q essi pinguinzinhu

\o

Abrx amiguinhus


#160 | ShapeR

Bom…respondendo a resposta do “Ele_Ali_oh” e acrescentando mais algumas coisas q n tem nada a ver em baixo….

Sou usuário do Slackware, mas atualmente resolvi pular pra o SuSe Enterprise Desktop 10… por sinal ótima distribuição pra desktop…

Primeiro… a instalação de programas no linux é bem mais enxuta do que no windows, os programas q sao instalados no windows geralmente sao compilados com as bibliotecas dentro do instalador, o linux usa as bibliotecas do sistema, talvez seja por isso q programas no linux são menores do que no windows.

Segundo… Se os pacotes não servissem pra nada eles não tariam sendo solicitados…

Terceiro… Em questão de sistema, o linux é muito estável, bem mais do que o windows, o gerenciamento de memória é tão infinitamente superior que o Windows Vista tá copiando, o Sistema de Arquivos é tão superior que o Windows Vista também tem uma cópia fiel do reiserfs.

Quarto… Setup?? pra q isso?? usa Zen Installer, é só pôr o nome do programa… Setup eh coisa de windows… :)

Realmente, pra quem tem um vocabulário desses eh bem melhor ficar no windows mesmo…

Quanto aos programas…

Não vou dizer q o linux é a oitava maravilha do mundo quanto a programas pq nao eh, o problema eh q as grandes empresas de software n desenvolvem softs pra linux, pq??? temos uma palavra pra isso: MARKETING, se começarem a desenvolver, o windows pára… ah…. vc não gosta de linux?? td bem, tem uma alternativa baseada em BSD, q inclusive até a Microsoft tem uma casquinha la dentro… MAC OS…

Abraços…


#161 | ShapeR

Patrick, 40 bilhões é sim uma quantia… Se o linux pra desktop tivesse sido pioneiro ou estivesse sido inventado ao mesmo tempo do windows, com certeza as distribuições teriam mto mais dinheiro q a microsoft… Detalhe: Se o tio Bill não tivesse roubado o código do sistema desenvolvido pela IBM chamado CPM 22, ele não existiria, se também não tivesse roubado a interface gráfica do sistema q a XEROX desenvolveu, ladrãozinho safado, e outra, a Novell comprou a briga, pode não ter tanto dinheiro quanto a M$ mas tá entrando de cabeça…


#162 | ShapeR

SIDMAR, use o Helix Banshee


#163 | Ederson Honorato

Respostas para o Ivan:

1) O Linux não é complicado, você é que não procura entendê-lo ;)

2) Você já esperimentou rodar o Windows XP na mesma máquina que você instalou o linux ?
Eu tinha um Pentium 166 e ele rodava o RedHat 6.0 com o KDE 2.0 com um desempenho muito bom…Agora se eu tentar instalar o RedHat 8.0 nele, garanto que nem boot ele dá…
Veja a configuração da sua máquina, e se for uma distribuição atual(kernel 2.4 ou 2.6), não compare com Windows 95 ou 98 e sim com o Windows XP.

3) Os “idiotas” que fizeram a interface gráfica do linux foram o pessoal do MIT (Massachusetts Institute of Technology).

Eu acho que tanto você quanto o pessoal que concorda com você sabe muito pouco do que estão falando. Não conhecem os passos que o til Bill deu para transformar um sistema medíocre em um sistema badalado, não gastam um só centavo com a cópia do sistema operacional que estão usando e tem a mentalidade tão fechada que não conseguem entender como funciona uma ferramenta tão importante como o Linux.

Ao contrário do Tio Bill, Torvalds e Stallman não roubaram código fonte do UNIX e aplicativos que rodavam nesse sistema e sim escreveram TUDO DO ZERO usando um padrão que até os dias de hoje FUNCIONA.

A APPLE enxergou isso (Steve Jobs sempre enchegando o futuro!) e a Microsoft agora está correndo atráz do prejuízo, copiando algumas características do linux…

Eu sugiro aos que se acham espertos (ou inteligentes) que podem contribuir para melhorar a interface gráfica do linux e as fontes dele á qualquer momento basta ser voluntário.


gente esse programa e o trem mais lento para baixar


#165 | Hugo

q mega post hein!
pessoal uso o windows Xp e o Debian,
cara o windows quando dá pau vou la instalo de novo, pego meu backup e instalo tudo q quero de novo, agora no debian, putz
instalação do debian, facílima;
instalar programas, razoável;
mas tem la suas desvantagens,
estava instalando uns programas para trabalhar e um pedia para desinstalar o kernel, porra um programa pedindo para desisntalar o kernel, não vi isso acontecendo no windows, funciona q é uma beleza so não pode reiniciar a makina, bom, mas kero usar o linux, ate mesmo pela filosofia. agora não vem falr q é facil nao q não é, instalar programas depende do programa , ate o firefox baixei ele compactado, so quero saber onde eu descompacto, como subtituo o velho!!
bom, vejo pelos post q tem q estudar mesmo, enquanto o linux não suprir as necessidades de um leigo (usuario final não precisar entender a makina) o velho windows não vai sair do meu dual boot nem dos pcs da maioria das pessoas
post meio confuso eu sei, mas to com pressa hehe
fui


#166 | ShapeR

Para Fabio e Juliana..

Bom, vocês estão comentando sobre pacotes abertos, sobre código fonte aberto, no qual você tem que compilar, Juliana, se você for pegar um .deb da vida, apenas vai precisar de apt-get install pacote… ou caso você utilize um slack, baixa o arquivo .tgz, installpkg arquivo.pkg, Red-Hat?? rpm -ivh arquivo.rpm, com certeza isso é bem mais fácil =), mas já que você citou pegar os fontes e compilar, como vc faria isso no windows??


voce pode mi dizer por q o windows 98 quando eu ligo ele apareçe uma tala preta escrito o sistema operacional nao foi emcontrado e tambem nao emtra nem em modo de segurança ……….nao sai disso


#168 | tiago valerio

how estou comecando com o linux…a pouco tempo…mais gosto muito dele…por causa dos virus…principalmente..estou comecando a migrar para o linux…mais estou com muito duvidas em relacao dos programas….nao estou dizendo que nao presta…com sou iniciante estou crebando a cabeca…mais ta bom…quero que vcs se puderem…me ajudarem…estou usando o fedora core 6 e queria instalar o amsn… entro no terminal… cd na pasta descompactada do arquivo…tar.gz e digito ./configure…mais da um erro… de compiler c++ g++ se vc puderem me ajudar fico muito grato desde ja.. e tb.. da um erro de permissao negada…se puderem responder por email…é melhor muito obrigado..!!!


#169 | Enock Borges

Então genio tenta instalar um Java no windows e no linux para em dizer qual é mais facil pois fazer link simbolico e rodar script de instalação não é mais facil que next next next e finish não.
Só porque meia duzia de programinhas que já vem na interface está no synaptic não quer dizer que no linux instalar no linux é mais facil que no windows.


#170 | justiceiro

Eu gosto do Linux, e prefiro se tenho Windows como opção, mas sobre a instalação de programas os fatos são estes. Se o sistema fica no futuro mais ou menos prejudicado não importa NESTE assunto. E Enock, o problema do Java é que a Sun que não caprichou na instalação do java, mas talvez ela tenha seus motivos também.

Resumindo:
* no Linux, não é NADA fácil instalar programas de versões mais antigas.
* no Linux, como o Enock disse, se não estiver no repositório programa, pode se preparar para o pior: se achar um package para sua versão atual do sistema, ótimo; pode achar de uma versão antiga mas terá problemas com dependências (o mesmo que nada, em termos de facilidade para instalar) e talvez compilar o programa (instalar compiladores e bibliotecas de desenvolvimento: nada fácil).
* no Linux, HAJA banda larga. Coitado do pessoal que tem discada. Não adianta puxar o DEB ou RPM do seu programa que tem um tamanho razoável para instalar em futuras versões do seu Linux: o tempo para resolver as dependências conflitantes realmente não compensa, e não é fácil tb.


#171 | dennis

quero acessar o msn mais nao esta entrando, mais eu ja instalei o que faço,para acessar?


#172 | Valtinho da Vila (taipas)

tenho o KuruminGames5 na minha máquina
e por mais que eu tente,não consigo me conectar
na internet, se alguem puder ajudar,por favor,façam
um usuário de linux feliz.tenho que usar o dual boot
pra poder entrar na rede. me ajudem please


#173 | abner

q faço qdo pedirem a senha para root aonde eu acho isso


#174 | verceus

É fácil????Então tentem instalar o flash player ou o Java.
Eu até hoje não consigui…..
E ainda não teve aquele que ajudou.


#175 | Preço Alto

Sugiro que neste site ao lado da identificação da pessoa que postou o comentário, tenha a data e a hora do mesmo.

Utilizei Linux Slackware há mais de dez anos, e me dava bem com programação. Apesar de gostar de informática, devido ao meu trabalho e às mulheres, que consumiam muito o meu tempo, passei os últimos anos sendo apenas um usuário mediano do Windows.
A partir da semana passada, comecei a estudar de novo computação, instalei, desinstalei Linux, Windows, configurei, consegui fazer rodar tudo beleza nos dois sistemas, etc. Deu para desenferrujar. Li muitos foruns na Internet sobre Linux, abordando principalmente dual boot com o Windows XP (profissionalmente utilizo vários softwares que só existem em Windows e definitivamente não há similares em Linux. Por isso, preciso dos dois sistemas operacionais). A pesquisa foi vasta e incansável.
Conclusão: Linux é muito bom, seguro e confiável. Porém é muito caro! Muito mais do que o Windows! O nosso tempo vale dinheiro, e se somarmos todo o tempo gasto no nosso aperfeiçoamento para otimizar o uso do computador com o Linux, e compararmos com o mesmo tempo direcionado a alguma atividade econômica, a grana ganha teria pago o Windows e vários dos seus programas muitas vezes!
Observei muitas soluções encontradas que de nada mais valem para novas versões da distribuição, ou em outras distribuições. Ou seja, até o conhecimento arduamente adquirido se torna obsoleto. Mais tempo (dinheiro) desperdiçado!
Sempre fui favorável a causa do software livre, porque acredito que ela é a melhor alternativa contra o monopólio da indústria de softwares (e hardware por conseqüência), e também porque ajuda a desenvolver e disseminar conhecimento. Porém admito que o estágio de desenvolvimento dos sistemas operacionais adeptos ainda não é suficiente para permitir o acesso do cidadão comum.
Principalmente quando esse inocente não tem tempo para fuçar.
Colegas, há um certo tempo, eu era praticamente um hacker. Sei intimamente o quanto é honroso e recompensador para o nosso ego sabermos que fomos capazes de vencer grandes desafios desse fabuloso mundo dos computadores. Realmente somos especiais!
Porém vejo que muitos de vocês não estão sabendo respeitar o limite entre um programa de qualidade e desafiador e um programa destinado as grandes massas.
Nesse último caso, o sistema tem que atender a nova demanda do povo por comunicação e multimídia através do computador e com simplicidade.
Considero uma decisão sábia o uso de mais do que um sistema operacional, sendo pelo menos um do tipo software livre. De preferência em máquinas diferentes, conectadas em rede. Um abraço e muito respeito a todos.


#176 | Lindomar Luis da Silva

Eu estou tentando aprender tudo sobre linux mas sei que e impossivel! Uso o Windows para baixar programas do linux,por exemplo aqueles do Superdownloads porque não existe gente e nem santo nesse planeta que faz qualquer linux reconhecer e configurar minha placa de internet a radio! Enquanto no Windows eu clico duas vezes no programa de instalação do drive e automaticamente (sem necessidade de reiniciar) ele localiza a placa e encontra as redes disponiveis, bastando apenas conectar na que faz parte do provedor (necessario apenas a primeira vez, das proximas vez o windows conecta assim que e iniciado).
No linux tenho que usar um emulador que utilize um drive do windows para poder reconhecer a placa(antes fosse apenas isso) para isso precisa configurar tudo manualmente ex: ip,mascara…etc! coisa que nunca consegui porque pede um numero que meu provedor tera que me fornecer sem contar outros que não faço ideia do que serve! Obs: Meu provedor não soube configurar minha placa no linux, não conseguiram entender onde era o problema (Antes de um idiota falar para eu usar Velox ou Speed, Não tenho telefone em casa e se não fosse windows seria impossivel eu navegar na internet e escrever tudo isso, explicando que , Linux e bom por ser gratis tem muita gente trabalhando para melhora-lo mas sejam sinceros, Ate crianças de 5 anos que nunca mexeu com computador certamente consegueria instalar um drive de rede sem fio (no meu caso internet a radio) apenas dando alguns cliques e sem ter que descobrir um monte de numeros, ou ligando para provedor procurando outro numero!
Programas?! …. Sem comentario! Ou melhor um pequeno comentario! Baixo programas do linux pelo windows e na hora de instalar e so dor de cabeça! Começando pelos pacotes(rpm,deb,tar,gz…etc) Cada distribuição utiliza melhor um tipo de pacote e se não for ele, pede para abrir terminal descompactar digita um monte de comandos (sem contar os utilizados para descompactar onde cada tipo de arquivo são comandos diferentes!) Já que tem tanta gente fã de Linux e gostam de falar complicado esse monte de comandos porque não colocam a cabeça para funcionar e cria uma forma ou distribuição que seja apenas dar 2 cliques em cima de qualquer pacote e a instalação seja toda automatica? Não importo para onde vai os arquivos o importante e o programa funcionando!

Linux um dia você sera bom, mas vc e velho apenas na idade (Unix) porque ainda ta engatinhando para se tornar um sistema facil e pratico como o Windows, sem contar o visual onde nenhum linux chega aos pés do windows xp , imagine se for comparado com o futuro Windows Vista!


Caro Lindomar.

Tem um tal de Ndiswapper que ajuda a reconhecer a placa de internet no linux. Eu vi isso no kurumin. Mas não cheguei mexer com isso. Da uma pesquisada.

Flw…


#178 | Lindomar

Ja tentei e não adiantou nada! O problema maior e configurar a danada da placa! E o Linux sem internet e como tentar ir na lua sem tirar os pés da terra. Porque so e facil de instalar programas nele com aquele sistema que faz ele baixar automaticamente o que vc quer pela internet usando up agpt (algo assim não lembro bem o nome).Tentei rodar Wine e ver se dava certo instalar drives usando e ele nem chega a funcionar) Ja baixei umas 5 versões (Mandriva 2007, Conectiva 10,Kurumin 6.1, Big Linux,Kubuntu,Knoppix,)e nenhum deles conseguiu fazer o que quero! E quando consigo instalar alguma coisa na hora de executar o programa não funciona!


#179 | ShapeR

Tá, Lindomar, vamos fazer o seguinte, vc tem seu driver de rede pra windows?? pra colocar no linux é muito fácil, vc vai carregar o próprio driver do windows com Ndiswrapper, ele vai criar uma interface chamada ndis, carregue o módulo, modprobe ndis, depois é só configurar o IP da sua placa, não tem segredo, se vc quer uma distro decente, baixa Slackware… :P


#180 | Lindomar

Slackware ja tem em português? Agradeço os conselhos, eu vou tentar e torcer para dar certo.

Alguem pode me dizer o link onde posso baixar o Slackware? E um tutorial explicando com mais detalhes tudo sobre o que o ShapeR acabou de me dizer?


#181 | lindomar

Encontrei um linux que possui o mais belo visual de todos! Baixei ele e fiquei de boca aberta. Ele e igual aos outros (com todos defeitos e qualidades) mas o visual dele e lindo! Quem tiver pensado em criar alguma versão de linux podia pelo menos pegar o LITRIX de referencia na hora de criar parte grafica! Ja e um bom começo! Eu considero o visual dele melhor que do propio Windows XP.
http://www.litrixlinux.org


#182 | FEAR

Pessoal desculpem ter que vos dizer isto, mas eu trabalhei tanto com Linux como com Windows e acreditem, o Linux ainda não tem o potencial que voces afirmam ter, é um bom sistema operativo sim, mas não tão bom come estão a afirmar, os vossos comentários sao apenas comentários de pessoas fanaticas e amantes de linux, eu posso vos dizer que é uma vez que trabalho com os dois, o Windows e muito estavel, existe uma imensa variedade de Software tanto livre como com licença, temos acesso a tudo muito mais facil, e bastante compativel, não e necessario aprender Linha de comandos. Já o Linux e preciso saber Linha dce Comandos, é uma complicaçao instalar software, não e qualquer pessoa que o faz, se quiserms instalar jogos de grande porte é preciso recorrer a emuladores, não existe muito software para Linux, e o que existe não e com a qualidade e tão grandioso como os do Windows, no windows qualquer problema que surja é so reportar para a microssoft e eles resolvem em pouco tempo. A unica vantagem do Linux é ser gratuito, mas axo k prefiro pagar e ter qualidade do que não pagar e ser uma grande dor de cabeça, á e aqueles que dizem que o Windows é rustico e o ambiente grafico não presta, pois acreditem o Windows bate todos os records em ambiente grafico, então com a sua ultima verçao Windows Vista, eu ja experimentei e so tenho uma palavra para o descrever “EXCELENTE” , apesar de ser serem as primeiras verções, está a leguas do Linux, nõa ha comparaçao possivel, o sistema de ficheiros está muito bem construido, o ambiente é muito bom, a segurança é excelente, não precisams de instalar quaisquer drivers, poix o proprio windows encarrega-se de as procurar e instalar. Acreditem, pensem um bocado e deixem esse fanatismo do Linux para o lado, experimente os dois e digam Sinceramente, vale a pena pagar e ter um sistema operativo estavel, seguro, com uma imensidao de software a escolha, facil, e ate mesmo divertido. E aqueles que dizem que não conseguiram instalar software no Xp como o caso de uma utilizador que postou que n conseguia instalar o Need For Speed, eu so tenho uma palavra a dizer, NOOB!! ou essa pessoa esta a mentir ou então não sabe o que é um software, com o windows no fim de inserir o cd ou DVD ele quase faz tudo sozinho, tem um arranque automatico, é sempr tudo em modo janela, e so fazer Seguinte ->->-> ecolher a directoria para onde quer o jogo, tmbm em modo grafico e não em consola e deixar que instale, e esta feito, em alguns minutos tem o jogo instalado sem ter que andar com commandos para a frente e para traz, so carregando em 3 ou quatro butoes. instalar software no Windows é de longe MUITO MUITO mais facil do que no Linux, qualquer pessoa que não perceba muito instala no Windows facilmente, já no Linux isso não acontece, e preciso saber, aprender, estudar mesmo.


#183 | Éderson Honorato

Meu caro amigo FEAR:
Você vai me desculpar mas acho que você não usa ou usou o Linux para TRABALHO
e sim por curiosidade.

Se você acha que o linux não tem potencial leia esse artigo no link abaixo :

http://noticias.uol.com.br/economia/ultnot/valor/2005/08/23/ult1913u36262.jhtm

O Linux é o sistema operacional que mais cresceu nos últimos anos e o que mais
tomou mercado da Microsoft…

Existe sim, fanatismo por trás de alguns comentários, mas, deve-se levar em
consideração que esse fanatismo tem fundamento.

O Linux é um sistema operacional totalmente seguro e estável, coisa que o
Windows 98/ME/XP nunca foi. E não precisa ser muito técnico para afirmar isso.
Aliás, foi exatamente por causa dessa segurança e estabilidade que muitas empresas
substituiram seus servidores Windows por servidores Linux. ISTO É FATO !

E se você teve a curiosidade de ler o artigo acima, vai ver que quem diz isso
são grupos de renome internacional e não um mero “fanático” por linux como eu…

O linux é um Sistema Operacional tão confiável que empresas de nome
internacional apóiam o projeto e fazem grandes investimentos no sistema como a
IBM, a HP, a SUN, a Silicon Graphics, Oracle, etc….

O Windows possui sim uma grande quantidade de aplicativos tanto livres como
proprietários, porém, acredito que em pouco tempo isso será resolvido, já que á
alguns anos a diferença era bem maior e agora já são encontrados fácilmente
aplicativos gráficos de qualidade e muitos jogos 3D.

Na realidade quem usa as duas plataformas sabe que a maioria de aplicativos
livres lançados atualmente são portados para as duas plataformas (Windows/Linux)
além da plataforma MacOS X.

Cada um tem sua preferência, e se você tem dinheiro para pagar as licenças do
Windows, então seja feliz e use o sistema da Microsoft com suporte e tudo mais
que ele oferecer.

Algo que gostaria de saber é: qual recorde o windows bateu em ambiente gráfico ???
Eu não conheço nenhum…A não ser que opinião de usuários valham recordes…
O Windows é bonito ? Claro, mas o linux também tem interfaces de igual beleza,
com renderização 3D (ambientes gráficos totalmente 3D) e muito mais.

Na verdade o Linux é que está à léguas do Windows Vista, pois enquanto não saiu
ainda uma versão oficial do Vista já existem (como disse acima) interfaces
gráficas totalmente 3D (ex: Metisse, AiGLX+Beryl, etc…) disponíveis para o
linux desde o ano passado.
O sistema de ficheiros (aqui chamado de sistema de arquivos), só foi bem
contruido porque foi usada tecnologia baseada no sistema de arquivos do Linux,
o ReiserFileSystem, que é livre e de código fonte aberto, além de utilizarem
a segurança do linux como base para o Vista….

Este artigo abaixo reflete essa idéia:

http://www.gnu.org/philosophy/gpl-american-way.pt.html

veja também o que a Oracle forçou a Microsoft fazer:

http://br-linux.org/linux/microsoft-anuncia-que-ira-promover-o-linux-se-compromete-a-nao-processar-desenvolvedores-e-mais

O Windows só é o sistema operacional mais usado graças à politica da Microsoft de
esmagar os seus oponentes fazendo uso do seu monopólio. Um exemplo abaixo:

http://www.guiadohardware.net/comunidade/grupos-linux/665530/

Quanto à intalação de pacotes, o linux não é a 8ª maravilha do mundo, porém,
várias distribuições estão trabalhando com afinco nisso e já existem soluções
muito boas para usuários leigos.

À propósito, sempre tem algum novato que me paga para fazer instalação do
Need for Speed para ele….Porque ??? Por que talvez o Windows não seja tão
intuitivo quanto parece…

O que eu acho é que você não tem respaldo técnico para comparar o Linux com o
Windows…Seu ponto de vista é de um usuário acostumado à facilidades de um
sistema operacional medíocre e vicioso, que conduz mais à ignorância do que
ao conhecimento.

Aliás, foi esse conceito que me fez migrar para o linux em 1998 e é esse
conceito que me faz indicar fortemente o uso do Linux em Desktops residênciais.

É isso.


Funciona ainda?
Ae, sim, agora sim
shshhs uhs uhshs uhsuh uhsushushushuh ush ushush us hsu hsuhsu hsuh s discussaum toska mermu!


[…] Li esse artigo do Bruno e no tive como fazer essa sitao! […]


#186 | MIRIAM CAVALHEIRO DE LIMA

comprei esta semana um linux gostei muito mas estou encontrando um pouco de dificuldades para executar algumas funções que estava acostumada a fazer no windows, mas não quero perder as esperanças de conseguir gostaria de ajuda só não gostaria de deixar de usar o linux. obs. não quero ser igual aos outros que acham que só existe o windows quero abrir meus horizontes.


#187 | Lindomar

Finalmente consegui fazer o linux reconhecer minha placa de internet a radio, mas ela não encontra sinal e não ativa! Tentei carregar o modulo como muitos me disseram e nada! Oque faço? O dia em que eu conseguir configurar minha internet a radio no linux, eu nunca mais usarei o Windows! Mesmo o Windows tendo mais facilidade eu tenho esperança que o linux um dia se torne igual ou superior a ele.


#188 | Lindomar

Consegui agora ja faz 2 dias que não uso mais o Windows!
Minha internet a radio esta beleza.
Tudo ficou mais facil! Instalar programas por exemplo.
Mas ainda tem um problema. Meu linux instala programas .deb e eu baixo alguns programas na net que e .RPM Alguem sabe de um site que tenha programas .deb para baixar?


#189 | Éderson Honorato

Amigo Lindomar:

Para instalar pacotes deb basta dar o comando(como root):

# apt-get update

e depois de carregar a listagem dos pacotes basta usar o comando:

# apt-get install

onde é o nome do aplicativo que você deseja instalar.

Caso queira dar uma busca para saber se existe algum aplicativo desejado na lista de pacotes, use o comando(como usuario comum mesmo):

$ apt-cache search

Para adicionar novos repositórios de pacotes basta alterar o arquivo /etc/apt/sources.list adicionando uma linha com o repositório desejado.

Se houver alguma dúvida ainda, é só postar…

T+


Nunca vi tamanho papo furado!
Nem o kurumin nem o debian nem o Ubuntu alias todos farinha do mesmo saco…..Nao instalam nada que nao esteja em suas listas e ate o que ali esta instala mal instalado.
Driver de certas impressoras entao….nem pensar.
E o pior e ficar indo atraz de um monte de dicas que nao funcionam e fazem a gente ficar um monte de horas nos ‘comandos’ se isso e ser mais facil ,,,,,,,,
Va ser metido na casa do…….


[…] encontrá-lo comentando pela blogosfera eem blogs como o do Marco Gomes, do Falcon Dark e do Bruno Torres. Interessante que ele gosta de argumentar até deixar você, pobre blogueiro, sem argumentos, ou […]


#192 | Lindomar

Resolvi tirar o big linux que gravava em reconhecia e gravava em partições fat32 e ntfs e colocar o redhat 9, mas o danado não recinheceu nenhuma partição minha! Nem fat32 e nem ntfs!

Oque faço? Gostei de tudo nele mas se não reconhecer partição,não vale a pena!

O unico motivo de ta tentendo deixar o biglinux 3 e porque ele trabalha com pacotes .deb enquanto a maioria dos programas que intersso na net so encontro em .rpm


#193 | Lindomar

Resolvi tirar o big linux que gravava em reconhecia e gravava em partições fat32 e ntfs e colocar o redhat 9, mas o danado não recinheceu nenhuma partição minha! Nem fat32 e nem ntfs!

Oque faço? Gostei de tudo nele mas se não reconhecer partição,não vale a pena!

O unico motivo de ta tentando deixar o biglinux 3 e porque ele trabalha com pacotes .deb enquanto a maioria dos programas que intersso na net so encontro em .rpm


De início o Linux parece um bicho de 7 cabeças realmente, mas com alguma experiência de uso (digo costume mesmo, e não tornar-se um geek) você percebe como as coisas são faceis nele.

Uso Linux (dividido com o Windows) a pouco mais de um ano, e apesar de nunca ter me aprofundado muito no assunto (nunca compilei meu próprio kernel), percebo a facilidade de se procurar o programa que você precisa e em seguida instalá-lo.

Se eu preciso editar um vídeo basta procurar um programa nos repositórios que o faça, se preciso editar uma legenda, gravar meu desktop, enfim, parece que se tem softwares para tudo praticamente… (pelo menos se tratando de distros baseadas no apt).

E o outra vantagem: Todos programas livres (ou no mínimo freewares).


#195 | Sara Kenia

como eu instalo o msn mensseger no sistema operacional linux?


#196 | Andréa

Prezados,

Gostaria de uma ajuda de vocês pois sou completamente leiga em relação ao Linux.
Aqui no Rio de Janeiro não tem nenhum centro autorizado do Linux RedHat, somente do Linux Mandriva, e eu gostaria de saber se há muita diferença entre os 02 softwares pois estamos implementando um servidor proxy aqui na empresa que irá utilizar o Linux RedHat e não gostaria de fazer um investimento em cima do Linux Mandriva e depois descobrir que não serviu para nada.

Grata,

Andréa


o linux e uma droga que porra e essa não pega jogos e nem msn não da para estalar jogos e baixar msn…………………………………..


#198 | ShapeR

Temos acima um cara que nunca sequer na vida leu nada sobre linux…

RODA Jogos sim!!
TEM o aMSN pra linux!!

Inclusive vc pode rodar programas de windows com o Wine… Inclusive o MSN 7

Gente ignorante é irritante…


#199 | ShapeR

Lindomar, linux só lê NTFS…

Fat32 td bem, mas NTFS ele não grava..

tenta montar a unidade, cria um diretório e monta a unidade.. por ex.:

mkdir c
mount -t vfat /dev/hda2 /c


#200 | leandro

Gostaria de saber como fazer para instalar programas no linux.
Utilizo o Suse e naum consigo instalar nada pois tudo vem no codigo naum tem um botão de instalar igual o windows que ja estamos acostumados.


#201 | andrey fabiano

meu computador é linux,mas gostaria de instalar o msn messenger.como eu faço?


#202 | mirian

meu computador é linux,mas gostaria de instalar o msn messenger.como eu faço?


#203 | Petit Poulain

Bill Gates vai pro céu.

viva praticidade…linux nunca.


Aos amigos Lindomar e ShapeR:

É possível escrever em partições NTFS no linux através do NTFS-3g que é um novo driver para escrita e leitura em partições nesse formato.

Dê uma busca pela rede sobre o NTFS-3g para a sua distribuição, pois existem vários tutoriais à respeito.

Lindomar, sobre pacotes .DEB que você alegou não ter para sua distribuição (Big Linux), você poderia ter usado o ALIEN para transformar pacotes RPM em DEB. Utilizo o Debian Sarge 3.0 e não sofro com falta de pacotes para minha distribuição e quando preciso de algo que não encontro em DEB eu uso o ALIEN para portar pacotes RPM mais comuns para o meu sistema. Até hoje não tive problemas com pacotes portados pelo ALIEN.


#205 | higor

Olá, eu comprei um mp4 há alguns dias, mas não consigo instalar o programa pra poder adicionar músicas no mesmo. Então gostaria de saber como posso instalar o mesmo por meio do Cd de instalação que veio junto com o mp4. Obrigado


olá a vc tudo de bom estou com problema ,tendei por difersas vezes instalar msn no meu pc mas não consegui ele e linux mandriva se fosse possivel voces me derem a diga de como fazer se preciso comprar um programa espcifico ou mudar o linux para windos des de já agradeço a colaboração e um abraço a que possa ler este sou de poa bairro navegantes 22.05.2007


#207 | Luiz

Meus amigos,
Ou eu sou doido ou nao entendo mais nada.
Como é facil instalar um programa no linux???
Baixei o FIREFOX e vou em todos esses programas que vcs falar, aparecem trocentos pacotes mas nunca o meu firefox ( ou outro que eu queir, por exemplo o driver de minha placa de rede ) naquelas relações….
por favor os expert me respondam
abs


#208 | Lindomar

Estou feliz consegui configurar minha rede wireless no meu ubuntu. Mas por outro lado estou triste, vou ter que formata-lo porque depois de alguns dias deixou de reconhecer as partições do meu hd sem contar que baixei o pidgin e quando vou instalar ele pede uma lib… Observei no synaptic e vi que esta livraria (se e dessa forma que se chama isso) esta instalada e mesmo assim no momento da instalação do pidgin aparece um aviso dizendo que não!
Pidgin não e o unico programa que isso acontece.

Como faço para resolver o problema do ubuntu 6.10 não reconhecer partições e instalar qualquer programa sem ficar tendo que procurar na net estas livrarias?

Para alguns programas, possui a LIB no synaptic mas quando instalo a que esta faltando, na hora de tentar instalar o programa novamente ele pede outra! (ASSIM NÃO DA!!!!)


[…] de plantão é o Synaptic, que faz com que a instalação de programas em distros Debian-based seja mais fácil que no Windows. Só que, dependendo do pacote que você instalar, as dependências dele conflitarão com de outro […]


#210 | rodrigo schiavini

OLa!
Meu not book e com linux mandriva, e ele ja veio com alguns programas, como o nero, power dvd e mais cd dos drivers, porem ja tenho ele a seis meses e não consegui instalar nada ainda nem o programa de fotos do meu telefone v3, muito menos o nero e o power dvd. Gostaria de receber alguma dica como instalar esse tipo de aplicativo na minha máquina.
desde já agradeço a atenção!


#211 | Vívian

Não entendi nada sobre como instalar programas no linux.
Muito diferente do windows, lá se sabe onde vão os programas baixados e são muito fáceis de instalar.
Esse programa…synat…sei lá eu como se escreve, o que é isso?
Eu não falo inglês, não poderia ser em português?


#212 | Jeronimo Rabelo

Salaam!

Ola,
Ha muito tempo sou “usuario” do Sistema Windows, mas depois que pude presenciar e me maravilhar com o funcionamento do novo Linux, repensei meus conceitos!

Nao via a hora e baixar o Software e instala-lo.
(http://superdownloads.uol.com.br/linux/distribuicoes/distro234.html)

Mas minha duvida e a seguinte:
(Por favor, me desculpem mas sou totalmente ignorante no que se diz respeito a Linux!)
– Axei muito estranho nao haver arquivos tipo EXE no primeiro disco de instalacao que baixei. Houve algum erro ou esse sistema e realmente diferente deste “padrao”?

– Para que possa ter o Speedy (ADSL) rodando normalmente em conjunto (certo isso?) com O Linux e Windows, quais os passos que devo seguir?
Insta-lo o Linux depois configuro pelo windows… se nao, como obterei acesso pelo Linux se o Software de instalacao do Speedy so roda em Win?

Obrigado e parabens por esse texto acima, realmente muito util e esclarecedor!


mais facil o escambáu!!!!
e quando voce precisa sair baixando pacotes do caralho a quatro…
se a sua source list estiver apontando para lugares errados.
a ainda se nao bastasse as varias distribuicoes que tem no linux, ainda ter uma bosta de sarge, edgy.. q soh serve para dar conflito.
os programas nao funcionam simplismente com um duplo clique. voce tem que sair se matando na linha de comando para resolver alguma coisa.
é como eu tivesse um carro, mas eu teria que aprender a montar o motor para poder ligar ele. cada pessoa que tivesse carro teria que ser mecanico tambem.
O que seria de nós se nao fosse a microsoft.


quem usa linux sao apenas professores e afins..
que nao precisam trabalhar em uma empresa para ganhar dinheiro prestando servicos a outra.. de desenvolvimento.. etc..
eu prefiro comprar windows e nao ficar me matando pra resolver problemas basicos.
viva a praticidade.
como vc vai explicar pro seu cliente que o sistema nao termiou a tempo devido ao gerenciador de janelas konkeror que travou??? ta loco


depois que a gente passa 4 anos estudando em uma faculdade boa, vem esses pau no cu de sw livre e fala que nao podemos vender o software
que q eh isso???
vc consegue um projeto de um predio de um engenheiro civil livre??? ele vai cobrar soh pra assinar o projeto.
vai la e pede para um medico fazer uma consulta livre. dai vc soh paga os remedios.
que q eu isso..
sw livre na cadeia


a proposito…
tambem nao consegui instalar o msn e por isso to usando essa bosta de gaim q nem foto mostra.


#217 | wesley

Quais as vantagens de criar uma partição?


#218 | kuric

A melhor resposta a este artigo de opinião está nas muitas dezenas de mensagens aqui deixadas por pessoas que não sabem ou não conseguem instalar programas básicos. Para mim, instalar programas em linux tanto pode ser simples (usando o Synaptic ou o Adept) como, pelo contrário, pode ser uma dor de cabeça, caso você tenha de andar à procura do programa na web e achar um processo de instalação que resulte. Chega a ser hilariante ver sites oficiais de programas que, muitas vezes, nem se dão ao trabalho de explicar como é que os mesmos devem ser instalados nas várias distribuições linux. Para quê, não é? Devem partir do princípio que a pessoa tem tempo para depois ir pesquisar dezenas de fóruns até encontrar um que, finalmente, ensine a solução correcta. Pois bem, muitos utilizadores, infelizmente, desistem do linux durante essa busca.


#219 | Brian Macferson

Não concordo que dizer que instalar programas no Linux é mais fácil que no Windows, mesmo porque não tem que lógica alguns comentários de alguns aqui postado.
Linux depende de distribuição (distribuições) cada um com sua maneira peculiar, no Windows não passa isso de versões para versões. Como profissional e TI eu não tiro partido mesmo porque um profissional desta área tem que entender de SO e saber como passar para o usuário final, no caso do Linux a comunidade é feita de entusiastas do Linux. Bom, sobre Linux e posso dizer que estou com alguns programas de teste da IBM para ser instalados em Linux da Red Hat, mas as informações de instalações não se aplicam ao Conectiva.
Assim fica complicado, porém eu acho que quando vc quiser saber algo sobre Linux tem que perguntar para um especialista de OS, e não para um fanático em Linux o mesmo se aplica aos fanáticos por Windows, etc.
Este é o meu ponto de vista profissional, eu não tomo partido de OS, Netowoks sempre procuro passar as coisas com uma visão profissional mesmo que eu possa gostar de um produto mais que o outro.


#220 | Dôra

Como faço p/ tirar essa frase q aparece quando ligo o computador……

COMPUTADOR PARA TODOS
GOVERNO FEDERAL

Quero tirar

Como fazer??


#221 | Valter

Tenho bastante experiência em Windows, porém sou novato em Linux, pois não estou conseguindo instalar o drive da minha GF5200 no Linux(há erros que não consigo identificar), o problema é que as explicações dadas são para usuários experientes, que como disse não é o meu caso, acho que os colaboradores deveriam explicar com mais detalhes como proceder, por exemplo quando tiver que executar um deternidado comando(nem sempre sei se executei corretamente), explicar também com qual aplicativo deverá ser realizado(pois tenho dúvidas), se é em modo texto puro ou gráfico, entre outros detalhes, pois quando tenho que explicar sobre windows tento ser o mais detalhista possível e no Linux não pode ser diferente!!!


#222 | Henrique

Comecei a utilizar linux a pouco tempo (Ubuntu 7.04) e em relação a outras distribuiçoes que ja havia visto ele é o mais proximo de um usuario comum na minha opniao. O problema é ainda é meio complicado de se usar, pois mesmo com um conhecimento razoavel de informatica e SOs tive dificuldades para instalar alguns drives e programas. Sem falar que os usuários em geral não recebem muito bem mudança assim, qualquer coisa que mude um pouco a rotina causa impacto ao usuario final.
Não estou dizendo que o windows é melhor, mas acho que para um usuario comum ele “ainda” é mais facil de se usar


#223 | Roosevelt

Bruno,

Encontrei em pesquisa no Google o nome de Leandro Domeni. É o mesmo do TRADE ORGANIZER da SARAH & DOMENI ?
Se for eu gostaria de contactá-lo ou outra pessoa que possa me tirar algumas dúvidas, pois estou com problemas no meu programa que foi adquirido a ele.

Grato por qualquer informação

Roosevelt


#224 | Thiago

Estou usando Kubuntu 7.04, achei ele muito bom para o uso no dia a dia. Agora, se querem instalar alguma coisa no Ubuntu ou Kubuntu usem o Synaptic, pois UBUNTU NÃO RODA .EXE DO WINDOWS. Inclusive eu acho muito bom que o sistema em geral não permita que você baixe programas de qualquer lugar na internet, esse é um dos principais motivos para o Ubuntu não ter vírus, 90% dos vírus são alguma coisa que alguém baixou na web e instalou no computador. No Ubuntu você pode tranquilamente baixar um pacote de instalação .deb e instala-lo sem problemas, mais eu recomendo fortemente utilizarem apenas programas dos repositórios de Ubuntu, você deixa seu sistema mais limpo de um modo geral (e livre de vírus). Agora eu acho tremenda burrice o usuário gastar 60% do desempenho de seu CPU com um software de anti-vírus e depois ficar reclamando que esta tudo lento.


Com certeza tudo é uma questão de adaptação. Quando surgiu o Sistema Windows, ninguém sabia mexer, ao longo dos anos se tornou o que é hoje. A mesma coisa está acontecendo com o Linux, tudo é tempo. Só que percebo que com o Linux está sendo mais rápido, pois diversas empresas estão vendendo computadores com Linux por possuir licença gratuita e faz com que o preço do computador final fique mais barato. Outra vantagem do sistema Linux e a liberdade de personalização, quem souber poderá mexer na linguagem e criar rotinas independentes. A tendência do mundo está indo para softwares livres.


#226 | fernando

eu tento isntalar mas nao consigo me falem?


#227 | Marco Jaeger

estou de saco cheio com o windows tambem – mas tenho que dizer que estou a dois dias tentanto instalar a ultima verao do amsn – junto com o cd vem uma versao desatualizada – e nao estou conseguindo é apt pra lá apt pra ca – e a coisa nao funciona – ja encontrei diversas formas de instalar em foruns – das mais variadas – mas nenhuma vai ao ponto. Nessas horas tenho saudade de um arquivo .EXE – nao entendo porque os progrmas linux – alem dos do synaptic – nao podem ser atualizados sem que se faça um curso – será que os desenvolvedores fogem desta facilidade (nao precisa de curso pra ensinar alguem o que faz um arquivo .EXE.) ja testei o biglinux 2 meses, ububtu 4 meses, agora o kurumin pois gostei das mudanças. estão crescendo os aplicativos para linux – por que nao criam instaladores mais simples (no caso pra atualizações) acredito, pois sou tecnico em informatica que tantas remoções que faço – tirando o linux e colocando o Windows se deve a este fato – complicado pra mexer.
fica meu registro – sei que muitos ja devem ter dado estas sujestões, e se nao ocorreram é porque vai continuar a sendo algo para pessoas que dominam a fundo o sistema.
aceito sujestoes de como atualizar meu amsn, para a versão mais nova – inclusive o wirelles que tenho que configurar toda vez que ligo o note.

contato por e-mail marco.jaeger@hotmail.com -


#228 | Paulo Ricardo Ferreira

kero instalar!!!!


#229 | antonio miranda

amigos, vcs falam tanto na facilidade do linux. eu como usuarios novo sem ter curso de informatica nd me viro bem com o windows. baixei o kurumim pra rodar no cd. até ai td bem. no gratis falam k ele achou td, modem, impressora, etc sozinho. no meu caso, tenho um pentim quatro, 512 ram, multifuncional hp f 380 modem soft voice soft ring, etc e ele não acha e pede coisa que pra leigo é complicado tipo id de servidor vcs sabem. keria saber qual é a facilidade k o linux oferece, pois k eu saiba a imformatica veio pra facilitar a vida das pessoas e não pra complicar. Teria k fazer um curso só p poder usa-lo. Isto na visão de um leigo e não de um burro.


#230 | Alex

Essa é uma opinião muito particular, e que acaba tomando um rumo previsível…
Mas existe um fato bem simples que torna menos complicado instalar um software no linux. Prefiro perder algumas horas “brincando de ser programador”, que passar alguns meses guardando dinheiro para comprar um software pra windows, e meu amigo, se você não é sustentado por seu pai sabe que gastar dinheiro pra ter dor de cabeça, é coisa de maluco…
Abraço a todos


#231 | Marco Aurélio

Bom dia,

Descordo totalmente, pois no caso de o usuário não ter banda larga e precisar instalar o programa do cd ou do pendrive? Fica bem difícl, porque se for fácil me manda um tutorial para eu instalar qualquer tipo de pacote no Debian ou Ubuntu, pois eu não tenho net e assim fica difícil.


#232 | Anderson Reis Silva

Essa discussão está enorme mas vi que do início ao fim o assunto acabou sendo o mesmo. A tal história de ser mais fácil instalar algo no Windows do que no Linux (ou melhor, numa distro Linux).
Vamos pensar em alguns pontos importantes: qtas pessoas que compram um computador já sabem alguma coisa de nível intermediário de informática (instalação e desinstalação de programas, configuração dos programas (não somente o abrir e usar…)? Ainda hoje talvez nem 5% da população (talvez bem menos). Essa proporção é bem maior somente dos que usam o computador no nível básico (que já pode beirar os 50% e apenas sabem abrir e usar programas pois o amigo da loja de informática já deixou tudo, pirateado, instalado e configurado para uso…). Sinceramente, acredito que a diferença entre os usuários de nível intermediário de Windows e Linux seja muitíssimo menor em relação aos usuários de nível básico! Quem trabalha com Windows, qse sempre tem vontade de fuçar no Linux e qdo começa não para mais (eu já estou sendo um).
Eu mesmo conheço, trabalho e uso o Windows a 5 anos (comecei com 98, XP, passei pelo Vista (que achei, sinceramente, horrível e nada além de um XP estilizado, “aprimorado” mas com uma frescura nos detalhes que chega a ser nojento de se conviver…) e estou aprendendo a lidar com Server 2003 (que, sinceramente, se a Microsoft fosse inteligente, teria tirado toda a parte própria para servidor, incrementado o visual, modificando a interface e lançado como sucessor do XP. Além de ser tão mais seguro que o XP, como o Vista (isso tb em termos), é muito mais leve e roda gostoso em máquinas não tão potentes!)). O Vista é um trombolhão e não é à toa que a M$ vai dar suporte ao XP até 2013 (qdo acredito que sairá o substituto do Vista) e já vai lançar o SP3 para o XP dando a ele recursos que só estavam no Vista e nos Servers 2003 e 2008 (Longhorn)! É o mea culpa da M$, confessando que cometeu um erro estratégico ao criar um sistema tão pesado e sem tantas novidades assim (para quem não sabe, boa parte do peso do Vista são os mais de 1GB de drivers que ele instala no computador sem necessidade alguma (um usuário comum utilizará, talvez, nenhum deles pois estará com um computador novo, com um sistema novo que não constará nessa listagem enorme de drivers que o Vista, inutilmente tem))! Sobre o Ruindows ME, apenas digo que ME, nem de VISTA! :D Só não tive oportunidade de fuçar no MAC OS… (talvez um dia…).
Em todos esses sistemas, sempre apanhei para pegar o jeito no inicio, problemas de configuração, drivers, conflitos de drivers e/ou portas, instalação de redes, configuração de modem comum ou ADSL (PPPoE)… mas com o tempo eu fui pegando “as manhas” de cada um deles e de vários programas que são usados neles. Recentemente comecei e enveredar pelos caminhos do Pingüim mais querido da galera (será mais que o Happy Feet ou a quadrilha do Madagascar??? :D ) e estou apanhando mais que João-Bobo perdido em um parque de diversões!
Eu mesmo estou tendo dificuldade nessa questão de instalação de programas nas distro Linux, afinal, É DIFERENTE do Windows (talvez até melhor, mas ainda terei minha própria opinião sobre isso um dia) mas aqui devo puxar a orelha de certas pessoas que não procuram ajuda do Dirceu (o dirce”u”nimento). Como podem dizer que instalar um programa no Linux (em qq distro) é difícil e simplesmente fazem VISTAs grossas ao que acontece no mundo Windows (será que esquecem a amolação que é a instalação de um programa no Vista (às vezes com várias solicitações de permissão que mais amolam do que ajudam))???
Eu duvido que alguém que nunca teve um computador (ou que, pelo menos, nunca teve acesso a um) seja gênio o suficiente de conseguir instalar qualquer coisa que seja (desde um MSN até um Need for Speed) no Windows, ou qualquer ainda programa numa distro Linux logo que se compra e/ou se põe a mão em um computador pela primeira vez!
Agora vamos parar para pensar um pouco: se eu que já tenho um certa experiência em informática estou apanhando, qto mais quem:
– mal sabe direito o que é um processador, uma memória RAM e um disco rígido para saber se o programa vai caber e se vai rodar razoavelmente bem;
– nem sabe ler o básico de Inglês “informático” sendo que a gde maioria dos programas são em Inglês, sem opção para português, o que obriga os usuários a clicar o next, next até o fim (isso pq o amigo da loja de informática ou alguém que sabe mas, na pregüiça de ajudar melhor, falou para fazer só isso) e acaba instalando o que não queria, talvez abarrotando o HD ou ainda instalando as malfadadas barrinhas no IE (MSN no meio) que só fazem dar cada vez mais pau no navegador (que já é ruim) ou ainda se colocando para carregar junto com o Windows, pesando na inicialização, ou sabe-se lá o quê mais…;
– nunca ouviu falar que se pode desinstalar um programa e nem sabe onde se faz isso no Windows ou ainda nem sabe que se pode alterar as configurações de um programa e como se faz isso (e talvez nem conseguiria se quisesse… em inglês…)!;
– talvez ainda nem saiba que, para desligar o computador, vc precisa clicar em Iniciar -> Desligar!
Isso que eu disse é uma falta de respeito a quem é novato? Não! Apenas estou mostrando o fato que ninguém nasce sabendo e o fato de alguém conseguir fazer alguma coisa ou não no computador não quer dizer que este seja ruim ou bom, apenas que não tem a sabedoria para aquela necessidade! QUEM NÃO SABE INSTALAR CORRETAMENTE UM PROGRAMA NO WINDOWS (por mais que seja, APARENTEMENTE, fácil) NÃO VAI SABER INSTALAR EM QQ DISTRO LINUX QUE SEJA E VICE-VERSA!!! Instalar um programa ou até o sistema inteiro não é coisa que se faça apenas clicando next, next, next, ok, ok, ok. Instalar programa é como encher uma bexiga! Se pôr pouco, nem fica no ar; se exagerar… estoura!!! Só a prática e o auxílio de quem sabe fazer isso e tem boa vontade de ensinar (ou a vontade de aprender por conta própria, apanhando até acertar, o que é louvável) podem mostrar como se faz certo alguma coisa.
Algo que me deixou sinceramente bestificado foi um nhonho dizer aqui que o Windows Server 2003 “é rápido e fácil de se configurar”. Rápido pode até ser (em comparação com o Vista então…) mas FÁCIL DE CONFIGURAR??????????? Pô, faça-me um favor!!! Consegui uma versão de avaliação EM PORTUGUÊS do Server 2003 no site da Microsoft e instalei num HD à parte! Sinceramente, se eu não conhecesse alguns dos meandros ocultos do Windows XP eu não teria saído do lugar!!! Para fazer qq coisa nele, se vc quer usá-lo como servidor e pessoal ao mesmo tempo, com tudo que tem direito como no XP, vc precisa habilitar e desabilitar um tanto de configurações que deixam qualquer pessoa iniciante com a cabeça explodindo!!! Na configuração original: não tem Media Player, não tem DirectX, não tem temas (é como o XP no modo clássico), o som está desabilitado (mesmo se o som onboard estiver habilitado no SETUP ou estiver com placa Offboard vc não consegue instalar), trava um monte de programa que vc tenta instalar, muitos programas não aceitam ser instalados por estar sob um sistema Server, não aceita usar papel de parede pessoal, a configuração de rede local é estranhíssima (nada a ver com XP ou Vista) e nem consegui fazer funcionar ainda… LEMBRANDO o Server que estou usando é EM PORTUGUÊS!!! Imagine se fosse em Inglês??? Agora, em contrapartida, eu que nunca havia instalado uma distro Linux, ao instalá-lo (Kurumin), consegui configurar toda a rede local como se já fosse um velho conhecido do sistema!!! Acredito que usar qq distro Linux (mesmo as mais parrudas, excetuando as de uso exclusivo (teste de memória, roteamento, manutenção)) como servidor e pessoal ao mesmo tempo seja muito mais simples do que o Windows Server, pelo que já pude perceber nessa PEQUENA comparação!
É uma falta, até mesmo de respeito, pessoas que nem sequer sabem personalizar o Office (qtos aqui sabem personalizar a barra de ferramentas, pondo ícones como o Equation Editor ou mesmo o ícone Aumentar Fonte, por exemplo?) querer dar um grito de guerra, dizendo que o que foi dito pelo Élcio é uma besteira ou mesmo mentira! Quem já vive ou viveu os 2 lados da moeda pode sim dar o seu veredito, afinal, teve experiência própria de ambos e sabe do que está falando (é claro que quem dá opinião precisa aprender a ser justo nas opiniões, mesmo que tende para um lado, mas tem que haver coerência nas justificativas)! Cabe a quem não sabe, então, perguntar o que está fazendo errado e quem sabe prestar a ajuda necessária, sem fazer isso só para dizer que sabe.
Sou de uma época onde havia um computador bem conhecido chamado MSX (isso mesmo, vc não leu errado, aquele mesmo de 8 bits conhecidos por Expert e Hot Bit aqui no Brasil!). No início eu mal conseguia configurar o Basic (linguagem de programação que vinha embutida). Após um bom tempo eu, além dominar o Basic, programava em Assembler Z80 e/ou Linguagem de máquina, conhecia todas as portas de entrada e saída, BIOS, endereços de pilha, paginamento da memória, programação do VDP (vídeo), som, modem, serial, enfim, sabia exatamente tudo o que acontecia dentro da máquina qdo rodava um programa que eu fiz! Literalmenete eu fazia com ele o que eu queria! Cheguei ao ponto que fiz um emulador para Videotexto (alguém aí é da época do Videotexto, BBS, Zmodem…?) que, no MSX, rodava e abria as páginas muito mais rapidamente do que num PC com processador K6-2 500MHz (que já era de 32bits)!!!
Estou terminando, dando esse exemplo não por vã glória, até pq eu sou uma pessoa de fé e creio que se tenho alguma facilidade é por vontade de Deus (esforço pessoal é importante mas, sem o dom, muito do esforço será em vão) porém, acredito que o que eu disse com certeza é para aquelas pessoas que acham tudo difícil e que abandonam no primeiro obstáculo. Nem todos chegarão num estágio espetacular (os que trabalham no Kernel do Linux por exemplo são, no mínimo, birutas para investir em algo tão complexo… sei por experiência), mas todos podem ser melhores amanhã do que são hoje. Se não sabe, procure aprender. Seja humilde em primeiro lugar, dizendo somente que não sabe e recebendo, com humildade, a ajuda de quem já tem experiência naquele assunto. Não saiam simplesmente chutando o pau da barraca pois, além de não levar a lugar nenhum e ainda impedir que outros cresçam, vc mesmo estará se privando de crescer, não só enquanto um simples usuário de computador mas como um ser humano.
Ah! se todos fossem humildes e soubessem partilhar sem orgulho… nosso mundo seria outro!!!
Encerrando o assunto das instalações (após 4 horas de análises e lembranças pessoais enquanto escrevia), termino dizendo apenas o seguinte: quem sabe fazer omelete é porque já aprendeu a quebrar os ovos! Quem não sabe ao menos quebrar um ovo direito, talvez venha a passar fome!!! :)

Aproveitando: quais são exatamente as extenções dos aquivos de instalação dos Linux que são compactadas e precisam ser descompactadas antes (fora os comuns zip, rar…) e quais são de instalação direta (equivalente ao .EXE, .MSI)? Tenho um tanto de programas para Linux baixado no HD para instalar mas ainda não peguei o espírito da brincadeira… ;)
Ou melhor ainda, existe um tutorial curto e simples que dê dicas sobre essas instalações em Linux (gráficas ou não)? Seria bom se postasse um link para download para todos que precisassem de uma consulta rápida e fácil!

Um grande abraço a todos e que Deus os abençoe!

Anderson

P.S: Desculpem o tamanho mas fiquei inspirado! :)


#233 | Anderson Reis Silva

Só um detalhe que passou (acreditem, aconteceu): a pior coisa que está acontecendo para o Linux no Brasil são essas distribuição sem sal que certeza empresas NEGATIVAS estão pondo em seus computadores para “jogar o ônus do licenciamento do Windows para o usuário final” como bem disseram numa postagem! Não sei até que ponto estas empresas não estão mancumunadas com a M$ para fazer isso propositalmente! Imaginem se instalassem distros Linux como Ubuntu, Kurumin com vários programas “alternativos” instalados e fáceis de usar e com ambiente agradável… com tantos computadores vendidos, se tivessem essas distros, o prejú da M$ cresceria bem no Brasil!!!

Uma observação: na Receita Federal não deixam passar nada que é usado, nem processador recente mas usado (argumentam que é para incentivar o desenvolvimento do país) mas já viram os processadores que estão usando para montar esses “computadores populares”??? VIA C3 (socket 370!!!), Celeron 1.2 mobile… tudo peça encalhada faz década! É por isso que o Brasil não vai para frente!!!


#234 | awe

eu tbm posso criar um atalho no desktop
‘buscar programas aqui para instalar’
com um atalho pro google

ai eu falo pra ela só digitar o nome do programa
e voilá
baixou, next, next, next
instalou, usou ^^
Windows Vista >>>>>>>>>>> linuxzinho :D


#235 | rosália

como fazemos para encontrar on synaptic???porra é foda…


#236 | tell

internautas, tenho uma hp f380 deskjet e preciso instala-lá no linux mandriva; alguém tem ou sabe qual o programa certo? ajudem-me, por favor!!!!!!!!!!!


#237 | paulo

so falar uma coisa esse big linux ainda nao me agradou nao
vc tenta instalar alguns programas e depois fica quase inpossivel achar eles ……..tinha que ,mais façil uma pouco.. da para melhorar ………mais ainda prefiro o winxp ……..


Comentários fechados para este post.