O IE é realmente um lixo

Não sou o primeiro e com certeza não serei o último a falar isso. Nem é a primeira vez que o digo.

Mas, dessa vez, falo com mais ênfase, com um conhecimento de causa bem maior: O – com o perdão da má palavra – Internet Explorer é realmente um lixo. E não estou aumentando, nem tomando uma posição radical de usuário e apoiador do software livre. Falo isso agora porque fui forçado a usar esse, er, browser por algumas semanas e, sinceramente, a experiência foi a pior possível.

Como alguns de vocês devem ter percebido fiquei fora do ar por um tempo. Tive problemas com a minha máquina e a única conexão com a internet que eu tinha disponível era em um cyber cafe. E nesse cyber cafe, assim como vários que eu visitei, o único programa habilitado a navegar, mesmo que de forma precária, pela web era o browser do ‘e’ azul, popularmente chamado de “A Internet” há algum tempo atrás pelos usuários leigos (alguns provavelmente ainda confundem isso até hoje).

Desde que conheci o Firebird, então um programa beta recém saído dos fornos da mozilla.org, o fiz meu browser padrão tanto no windows (substituindo o supracitado “browser” do ‘e’ azul) quanto no linux (tomando o lugar do meu então amado galeon).

Um tanto estranho pois o mozilla, mesmo sendo um excelente browser e muito melhor que aquilo que o pessoal daquela empresa de Redmond chama de browser, nunca tinha se tornado meu browser padrão no windows. Mas o Firebird me conquistou de cara. Paixão ? primeira vista. Desde então, mais ou menos dois anos atrás, nunca mais usei o IE, a não ser para testes.

Dizem que algumas páginas não renderizam de forma correta no firefox. Eu até acredito, mas faz tempo que não preciso entrar em uma delas. Acho que é um tipo de seleção natural. Se eu entro em uma página e ela não renderiza de forma correta no meu browser e, claro, se a página não for essencial para mim, eu simplesmente saio e não volto nunca mais. E pra ser bem sincero nunca senti falta de nenhuma delas.

Bom, voltando ao assunto inicial, passei algum tempo navegando pela web em um cyber cafe, utilizando o pseudo-browser de Redmond. É simplesmente insuportável. Não pelas falhas de segurança que, num cyber cafe, não me importam nem um pouco, mas pela falta de recursos e pela interface extremamente pobre.

Navegar usando abas é absolutamente necessário pra mim. Desde que passei a ter acesso ? internet com banda larga criei o hábito de abrir 90% ou mais dos links em abas. Abro várias abas e vou lendo uma a uma. Depois que pasei a usar o Bloglines então esse hábito se tornou mais forte ainda. Portanto, não vivo sem as benditas abas.

Outro hábito que tenho é de sempre olhar o código de qualquer página que acesso. O firefox tem um bom visualizador de código. Quanto ao IE nem preciso dizer, né?

Erros de JavaScript também se tornam muito mais confusos e difícies de resolver no IE. O JavaScript console do firefox é uma mão na roda.

E o que dizer das extensões? Bom, algumas simplesmente se tornaram tão essenciais para mim que não consigo viver sem. Só pra citar algumas: web developer toolbar, LiveLines, Adblock e FoxyTunes estão entre as mais úteis e populares.

[update – 14/03/2005] Hoje encontrei mais uma extensão muito interessante para os desenvolvedores: HTML Validator (baseada no tidy)

Fora isso ainda tem o recurso de se atribuir uma keyword a um bookmark, o que facilita muito a vida.

Isso sem falar na falta de suporte aos padrões no IE. Simplesmente lamentável.

Minha conclusão é que o firefox causa dependência. Mas essa dependência é extremamente saudável e você não precisa – e não deve – usar com moderação. Se você ainda usa o programinha que a ms chama de browser, você simplesmente está perdendo boa parte do que de bom a web tem a lhe oferecer hoje em dia. A web evoluiu, os browsers evoluiram – e muito. Só o IE que ficou de fora dessa evolução.

IE7? Hum, eu não acredito nessa história. Pra mim a ms está querendo ganhar tempo e tentar manter seus usuários fiéis com uma promessa sem fundamentos. E mesmo que ele seja realmente lançado, acredito que não podemos esperar muita coisa. Suporte aos padrões, extensibilidade, segurança… creio que nada disso seja implementado de forma satisfatória na próxima versão desse, digamos, browser. Continuo achando que isso não é interessante para a empresa que o desenvolve.

É, acho que não consegui me ater ao ponto central do texto mas, espero que ajude pelo menos algumas pessoas a se decidirem a trocar de browser, ao menos testar o firefox. Juro pra vocês, depois de utilizá-lo por algum tempo você fica dependente, não consegue mais voltar para o anterior. Afinal, gostamos de progredir e, uma vez tendo progredido, não queremos regredir e é esse o ponto.

89 Comentários sobre “O IE é realmente um lixo”

Faça um comentário

É realmente muito diferente chegar em um lugar que só tem IE. O ctrl pra abrir em nova aba, o ctrl+t, etc. são coisas que eu vou apertando naturalmente e não acontece nada!

O anti-alias é meio diferente, tem uns erros de margin e padding em alguns sites tableless (entre eles, o meu) e dá até nojo aquela lentidão pra abrir novas janelas e demora pra fazer coisas que no Firefox são tão simples…

Uso Firefox desde há época do Firebird também e eu e minha família nos acostumamos tanto com ele que até meu irmão menor (que tem 10 anos) usa os atalhos pra novas abas e as extensões. Não dá pra imaginar ficar sem Firefox…


O Firefox, é sem dúvida um browser que nos proporciona uma experiência inconfundível na rede. Agora se tratando de desenvolvedores web, a navegação é mais emocionante ainda, principalmente para aqueles que tem a extensão <em>webdeveloper</em> instalada.

Não me imaginar mais, sem navegar ou trabalhar sem o firefox e suas extensões.

Para quem ainda, não o conhece, não tem a mínima idéia do que está perdendo.


untabbed browsing é coisa do passado mesmo, eu só acho estranho esse cyber cafe não possuir o firefox como opção… o canal é EVOLUIR!!


Olá Bruno,

Sou apenas um aventureiro em desenvolver códigos HTML para aprendizado, mas da pouca experiência que eu tive, sei o que sofri. Fiz inúmeras tentativas, mas não deu para criar um padrão de qualidade aceitável. Meu (modesto) layout está em sua 2a. versão e estou aprontando a 3a. com a volta de frames justamente por causa dos empecilhos para desenvolver algo compatível entre esses 2 navegadores.

Ah, você fez bem em colocar o botão da rapozinha em sua página.

Att., Ednei Pacheco.


Cara, no laboratório da faculdade só tem IE e me sinto um peixe fora d’água quando tenho aulas por lá. Claro que nem preciso dizer que em cada máquina que eu sento eu baixo e instalo o Firefox. Com isso pensei: "uns 2 meses no laboratório e instalo o FF em todas as máquinas!"

Ledo engano… parece que tem alguma alma ou espírito zombeteiro que desinstala o navegador… tsc tsc tsc!!! Fazer o que!

Ps. vou linkar esse texto no meu blog, ok!?!?

Abraço


Gustavo,

Também já fiz isto na faculdade e consegui alguns adeptos. Porém não têm ocorrido de alguém retirá-lo das máquinas, exceto quando ela vai pra manutenção – onde há necessidade de reinstalar todo o SO do zero.

Não se preocupe com os zombeteiros: eles um dia se cansam. &;-D

Att., Ednei Pacheco.


Bruno,

claro que, entre seus leitores, é uma unanimidade que o Firefox é muito melhor em vários aspectos. O que me interessa agora, não é mais conquistar usuários avançados para os produtos open source. Está na hora de começarmos a pensar numa estratégia sólida para atingir os usuários iniciantes e intermediários, além dos responsáveis pelas decisões de TI das empresas. O que me preocupa é que um usuário intermediário não possui grandes expectativas de um navegador com recursos como o Firefox. Hoje, para ele, basta um diretório de favoritos e o Google como página inicial. Mesmo a noção de segurança ainda é muito abstrata, principalmente com um monte de anúncios (hum, pagos?) nos jornais sobre falhas nos navegadores de código aberto. Como mudar isso? Falando no WebDeveloper é que não é. Talvez seja falando mais do FoxyTunes ou de um ForecastFox?

[]s


O ForecastFox é uma boa estratégia para conquistar usuários leigos. Já consegui convencer algumas pessoas com ele.

O FoxyTunes até é bom, mas eu não gosto muito de mexer nos controles da música via browser (e uso mp3blaster no console do Linux, para o qual ele não tem suporte).

Uma extensão que talvez trouxesse usuários é a de imagens nas buscas do Google (embora não tenha muitas) e as de dicionário.


Não sei se alguém já falou sobre esses pontos, mais ai vai:

-Os capangas do tio Bill que cuidam da parte do IE dizem que o IE é "Completo" e que não precisa de mais nada.

-Está rolando uma <a href="http://www.petitiononline.com/msiepng/petition.html">petição</a&gt; (já deve fazer um bom tempo) que propõe que os capangas do IE coloquem suporte completo para imagens PNG – transparencia, semi-transparência, etc.

-Você corre o risco de ficar com seu desktop cheio de atalhos para sites de jogos e pornôs.

E assim segue….


Também me apaixonei ? primeira vista pelo Firebird. No entanto acho que a maioria das pessoas são apenas usuários casuais da grande Rede e só a usam para trivialidades, não vêem nela algo sério. Algumas vezes me dão a impressão de vê-la como um episódio de Zorra Total…

Talvez com o tempo estas pessoas acabem percebendo como a Rede pode ser útil e acabem migrando naturalmente.

Mesmo assim sempre faço algum esforço para ajudar os neófitos. O último foi um micro artigo com quatro <a href="http://www.i4b.com.br/index.php?option=com_content&task=view&id=34&Itemid=2">dicas para navegar na Internet em segurança com o Windows</a> que publiquei no site da minha empresa.


#11 | Hebert

Eu uso tanto o Internet Explorer quanto o Opera e O Firefox. Eu não vejo tanta diferença entre o Internet Explorer e o Firefox, a não ser as abas. Agora entre o Opera e os demais, tem muita diferença. Demora alguns dias para acostumar mas é muito mais poderoso e rápido.

O IE7 vai ter abas, e vai ter uma nova cara, o suficiente para conquistar a maioria dos usuários leigos. Não vão melhorar os padrões CSS e JS. Vai ter PNG transparente.


#12 | Milton

Tanta raiva pela microsoft.

A ganância e vaidade afecta-nos a todos.

Deixemo-nos de ser egoístas.

TODO SABEM Q LINUX SURGIU DE FORMA REACCIONARIA. NÃO SURGIU DE ORIGINALISMO.

A XEROX SIM, FOI ORIGINALISMO E NÃO REACçÃO AO UM SO!


#13 | Rafael

Os navegadores alternativos dão de 10 no IE uma página que é construida para funcionar bem no netscape certamente funciona perfeitamente com o mozila, firebird, firefox, kmelean etc mas aparecem incompatibilidade no IE, a única coisa q sinto falta no firefox q está presente no IE é o elemento da tag body bgpropriets="fixed" q fixa o fundo e move so o conteudo fica muito chique a página.


#14 | Hugo

Rafel, você pode fazer isso com CSS, coisa que é bem mais aconselhável.

ex.: http://knetstats.sf.net

A única coisa que não gosto do firefox é a falta de uma opção para escolher onde abrir o código fonte da página…. pq tb tenho essa mania, e em alguns casos seria melhor ele abrir o código fonte no meu editor favorito que naquele vizualizador dele.

O Opera tb é outro ótimo navegador, mais rápido que IE e Firefox e suporta muito bem os padrões, eu particularmente só não o utilizo por causa das propagandas, e pq não tenho grana para pagar, se não me engano, 35 dolares para compra-lo.

P.S.: Não se esqueçam do Konqueror =]


#15 | Charles

Ta 24 dolares agora (no download), da R$45, não é exagerado.


Digo a todo mundo da minha faculdade:

Só uso o IE na seguinte condição. Quando o computador não é meu. Neste caso peço ao dono a permissão para acessar

http://br.mozdev.org, aliás o único endereço que acesso pelo IE. Daí instalo o Firefox e adeus BONBA!!!


Firefox = Web

IE = LIXÃO


#18 | Diogo

Eu ouço muito nego falar: ahhh, mas o IE abre corretamente todas as páginas.

Amigos, eu digo uma coisa, faça um código descente, debaixo das especificações da W3C que o seu site vai rodar em TODOS os browsers que utilizam essas especificações. O IE não tem padrões, aceita qualquer lixo de código, renderiza tudo. É como o Bruno falou. Se eu abro um site no Firefox e o site não abre corretamente…. 90% de chance eu eu não voltar. Meu primeiro comentário é: "putz, que M____! O cara fez um site só para IE." Nem vou entrar no mérito de segurança porque aí não dá para comparar com a "peneira" do IE.

[]s

Diogo


Concordo em número, gênero e grau. IE é um LIXO.

Durante todo o tempo em que usei Windows e Linux, Mozilla foi meu browser padrão. Agora que sou usuário de Mac, confesso que até me entusiasmei com o Firefox, mas meu browser padrão aqui, é o Safari da Appe (baseado no konqueror do KDE).

😉


#20 | Renato

O mais engraçado é só pq poucos se acostumam com programas, o resto é lixo.

Acho que uma coluna de informatica, seja onde for, deve sim exaltar as suas qualidades, e deve haver certa imparcialidade.

O que houve aí em cima foi para mim mais um grito daqueles que se chama de "revolucionarios" por OLHEM PARA MIM.

EU ESTOU AQUI!

Sim, a MS tem muiiiias falhas, mas já foi mais que constatado que Linux e seus programas também. A diferença é muito clara: a MS tem a maior parte do mercado, e obviamente é mais criticada, é obviamente mais atacada. Claro, é como um artista de sucesso, que é sempre julgado pelo que faz.

Sinto muito, o Firefox pode ser sim melhor que o IE, mas essa coluna devia ter sido escrita com menos preconceito e mais informação técnica.


#21 | Daniel Semblano

É bruno … Firefox vicia mesmo, ehe.


#22 | Nunez

Venho usando e divulgando FF já um bom tempo, porém faço minhas algumas palavras do Renato, no mundo da informação, o que prevalesce é a mesma, quanto mais sofisticada ela é mais váliosa. Esta coluna deveria dar-se a este fim, requintar a informação sem tomar partido ou gerar idéias preconseituosas, pois é isto que nos diz a cultura Linux, ou seja a cultura "open", onde se grita a liberdade de escolha, "SEJA LIVRE USE LINUX", observe, ela não diz "SEJA LIVRE AGRIDA A CONCORRÊNCIA". Acho que não devemos comer no prato que já comemos.

Um abraço a todos.

{}


#23 | Ronaldo

Ao Milton do primeiro post.

O próprio windows qd lancado foi original???? E os SO da Apple? O que eram?


o firefox é até bonzinho, mas tb nao pode ser idolatrado, eu uso ele porem nao morro de amores, pois há muita coisa q falta nele, e uma das que mais tenho raiva é a falta dos plugins. se vc entra em sites, as vezes tem q instalar um zilhao de plugins para visualiza-lo, ai é dose!


#25 | RJP

Na escola onde trabalho, sou membro do grupo de suporte á rede, junto com + 3 amigos (entusiastas em diferentes graus do software livre).

Uma das atitudes q tomamos foi instalar Firefox como navegador padrão no Windows 98, nas máquinas. Tirando uns estúpidos q lecionam Programação para Web (um deles exigiu a volta do IE), todo mundo aprovou, inclusive os professores de webdesign. E olha q eles nem conhecem a extensão WebDeveloper.

Sofro pq trabalho c/ professores, q são ironicamente engessados mentalmente. E tudo q é problema, é culpa do Firefox. Semana passada tivemos um problema por causa do DNS desligado, e recebo telefonema na tarde de sábado, c/ o sujeito xingando o Firefox… E para explicar a um microservo q a culpa n é do Firefox nem do IE, é do Windows?

Saco!


#26 | Rogério Mascari

Nunca li tanta besteira junta.

Meu deixa de ser otário….tem um ditado bem antigo que diz assim : "Quem tem tempo caga longe" Fico me perguntando, como uma pessoa encontra tempo pra ficar escrevendo bobagens e divagando sobre temas tão inuteis…..chapa….vai arruma alguma coisa pra fazer e para de dar pit por conta de pagina de internet !!!


Pior que tudo isso é que a infeliz da barra de STATUS desaparece como fenomeno paranormal!!! aff e ainda culpam os pobres dos usuarios vitimas de crimes cyberneticos por digitarem suas senhas em sites similares!!! AFF


Com o avanço dos browsers que seguem os padrões e melhoras nas suas funcionalidades, a Microsoft está preocupada em adicionar essas funcionalidades no IE7 também, ou fica pra trás (coisa que já vem acontecendo… rs…)


#29 | Adriana

deixa isso ai, é lixo

lixo da rua, lixo de casa, de hospital…Na televisão e nos jornais, até de lixo atômico ouvimos falar.Mas, a final você sabe o que essa palavrinha quer dizer?


#30 | João Henrique

Eu uso ambos e acho ambos bons navegadores. Algumas coisas não funcionam bem em um deles? Vou ao outro e vice-versa. Isto é liberdade de escolha.

O texto é parcial e produzido por um autor apaixonado por um navegador. Como exemplo, o autor fala que erros de JavaScript são mais fáceis de resolver no Firefox. Como se o usuário da Internet pudesse ou soubesse alterar a programação da página pra que ela aparecesse corretamente. Isto é coisa para webmasters (ou pessoas relacionadas) que criam as páginas. Estes sim devem se preocupar se a página vai aparecer corretamente nos navegadores mais populares.

E neste quesito, o IE ainda é o mais popular.

[]s


#31 | Leonardo

Realmene naum vale nada


#32 | Ricardo Meireles

Podiam-me dizer qual a diferença que há entre o mozilla firefox e o Mozilla só?

desculpem a ignorância..


Gente,

Convencer uma legião de desenvolvedores que o FIREFOX é ótimo, fica fácil, pois todos nós sabemos que realmente é….

Mas tentem convencer "meu pai" o da vizinha, o seu, seus irmãos e amigos que estão começando agora, que sabem muito pouco abrir sua caixa postal no HOTMAIL.. tentem…

Aí é que está o problema, existem maus profissionais, que sabem que o fire é uma delícia e insistem em usar o IE, mas existem milhões de pessoas que nem imagina que o fire existe.. e são essas que temos que tentar convencê-las…

Abraços…


#34 | Adam Brandizzi

Oras pois…

Ok, pessoas, algumas de vocês são parciais e usam ambos os browsers e etc. e tal, mas este é um blog pessoal, de modo que o Bruno tem todo direito de falar que odeia o IE como opção pessoal. Estou errado?

(Certo, confesso, também odeio o infrabrowser, mas, convenhamos, aquilo é um lixo mesmo. A Microsoft fez muitas coisas boas – Windows NT, MS Office, IDEs, IIS 6 – mas o IE está mas próximo das m(r)as como IIS <= 5, Windows 9x e MSN Messenger… Mesmo na versão beta 7)

Só uma pergunta: what the fsck Linux tem a ver com esta conversa?


#35 | Luís Rodrigo

Só uma perguntinha.Tenho certeza que vocês ainda não experimentaram:kmeleom,avant versão 10 build 20,netscape 8.0.3.3 e até mesmo o opera 8.Um grande abraço a todos vocês e não deixem de o fazer,pois assim não perderiam tanto tempo.


#36 | Ilanio Castro

Gente, concordo que o FF é bem mais navegável que o IE mas para redes corporativas e, acredito, para Cybercafes e similares, o FF não tem algo que o IE possui, que seja bloquear os usuários para acessos a mudança de proxy, página inicial e outras configurações internas do browser que, numa residência não fazem mal, mas numa rede corporativa onde o mané do usuário apaga "um tal de proxy" porque não sabe para que serve, fica muito difícil vc deixar um browser que não impede isso de acontecer. Se o FF já tiver como bloquear tais recursos de configuração e impedir que usuários instalem (super) extensões no navegador, por favor me avisem para que eu possa implementar isso e colocar o FF na rede que gerencio.


#37 | Rogerio

eae galera,olha falando em I.E,putz eu achava uma maravilha (qdo ñ conhecia o firefox)após isso fui pra mozzila , comecei no tanderbird e depois passei pro firefox,e sabe de uma coisa,realmente ñ consigo parar de usar, é meu browser padrão e ñ uso o explorer pra quase nada(a ñ ser pra mostrar pros amigos como ele é um lixo),usar abas é imprencindivel,mais rapido,facil e ñ é necessario utilizar memoria pra abrir outra janela,fiz uns testes no I.E.7 e posso afirmar,la vem outra tranqueira da microsoft ai…um abraço.


Cara eh um lixo e poor isso eu concordo com vc o internet exlixo num presta pra nd !!!!!


#39 | Luanna

Olha bruno…concordo com vc que ..depois que o meu IE estava dando muito defeito…e erros…instalei de imediato o Firefox e nao me arrependo….amei da sua funcionalidade… aliás so me arrependo de nao ter instalado o FF antes…


#40 | Zé Antônio

Eu não sei por que essa birra todo com o Microsoft Internet Explorer… O Firebosta é tão ruim ou pior…


#41 | MRX

Como desenvolvedor, amante de internet, bato palmas para o FireFox. Colocando a capa de usuário comum, sejamos sinceros, grito “Cadê o explorer?” .
Digo isso porque nunca deixei de ver uma página no ie, mas não pude visualizar muitas no firefox. O usuário comum, para quem desenvolvemos páginas, prefere, e provavelmente sempre preferirá o ie.
Para o FF ser o que pretende e ter o lugar que merece, precisa ser 100% compativel com ie. Aí sim, o mercado vai sacudir e muito. Certo, o ie não obedece os padrões… Mas, por exemplo, document.GetElementById é superior a document.all no quê, exatamente?
A diferença em pixels no tamanho da ‘área viva’ do browser é diferente… Peraí, quem tem mais browsers e consequentemente mais usuários no mercado? Como foram conquistados é outra história. Aliás, nem tanto. Foram conquistados ganhando um navegador gratuito. A idéia não foi esta?
Linux para aplicações sérias, principalmente de rede. Windows para usar em casa. Sou amante do software livre, mas isso não vai mudar. Quando alguém fizer cócegas na ms, ela se mexe, e domina de novo.


#42 | Mario

Pessoal, no comentário 35º de Ilanio Castro, ele diz que é possível bloquear os usuários mudarem o proxy, págna inicial e tal, na minha rede utilizo linux, e o browser é o Mozilla, seria possível fazer esta configuração neste browser?
Agradeço,
Abraço!


#43 | João

O IE é realmente um lixo mas em relação ler ccs, ainda é melhor que o firefox, que não consegue alinhar autimaticamente um texto


Vc realmente é mais um dos viciados por W3C. Com a velocidade da internet hoje, estão cada vez mais em evidência sites feitos em FLASH.
São muito mais interativos, muito mais “bonitos” (isso qualquer design tem q concordar).
CSS é muito útil, XHTML tbem, mas ja vivemos o futuro da internet banda larga e dos sites interativos. É só acessar http://www.templatemonsters.com
E por favor não critiquem este site. Os caras são muito bons mesmo e qualquer um baba no site!
Desculpe Bruno, mas essa é a realidade. DESIGN se faz com DESIGN.
Abraços!


#45 | Breno

Tudo bem, aqueles sites horrorosos em flash (ou qualquer outra tecnologia) exibirem corretamente no MSIE(k)… é de se aplaudir que um browser consiga suportar tantos erros de codificação mesmo… mas dizer que o IE(k) é melhor do que o Fx em css é um absurdo tremendo… quero dizer, dobrar margens, suportar regras que indicam claramente o CSS2 do W3C e não suportar min-height ou min-width ou o “box model” correto, entre outros… quanto á aparência e interatividade de um site, isto depende unica e exclusivamente de quem desenvolve… :P:D


#46 | Edu

Meu, IE é um caco.

Esse final de semana verifiquei que a transparência que uso em uma imagem png no IE aparece com a “cor” padrão de fundo de tela. Quer dizer que todas as imagens com trânsparências que aparecerem com justificação (centralizada, esquerda ou direita) aparecerão com o azul, ou a cor que o usuário definir no desktop. Mas na verdade é uma SIMPLES transparência.
🙂

O Firefox deveria vir instalado nos computadores.

Abraço


#47 | Gabriel Luciano

Po, não concordo com o seu post, eu nunca tive problemas com o IE. Há alguns dias atrás, eu sempre navegando e ouvindo falar muito bem do Mozilla FireFox, achei que era o máximo, em relação a tantos comentários positivos para ele, porém baixei, e com alguns dias pude ver como ele é ruim, a maioria das páginas que visitei não abriam corretamente, o site da Caixa, no internet banking, não aparecia o teclado virtual, que é de grande segurança. Então logo voltei a usar o IE. Além de várias páginas estarem incompatíveis com o Firefox, não vi vantagem nenhuma dele para o IE, simplesmente por esse fato o IE é mil vezes melhor que o Firefox. Eu só tenho instalado o firefox no meu computador porque estou criando páginas para a internet, e a estou compatibilizando com todos os brownses, porque o gosto das outras pessoas não é igual ao meu, por isso nem todos gostam do IE como eu. Já que estou falando de criar páginas vou descrever um problema que estou tendo para compatibilizá-la com o firefox. A propriedade “padding” CSS não está funcionando no firefox, e não sei como resolver isso. Todas as páginas que eu faço ficam uma blz no IE, mas quando vou ver em outros brownses fica ruim, por isso eu digo: o Firefox e os outros browses, tirando o IE, são uma bosta. Todo mundo tem mania de criticar os produtos da microsoft, são realmente os melhores produtos na área de software, mas continuam criticando, falam do windows, quye o linux é melhor. O linux tb é uma bosta. Deus me livre do Firefox vir instalado no computador, isso é que seria ruim.


#48 | Luciano

Firefox = Desenvolvedores ou usuários com um conhecimento mais avançado

IE = Usuário leigo, não desenvolvedor


#49 | Revoltado com o Gabriel Luciano

Gabriel Luciano,

“Eu só tenho instalado o firefox no meu computador porque estou criando páginas para a internet, e a estou compatibilizando com todos os brownses, porque o gosto das outras pessoas não é igual ao meu, por isso nem todos gostam do IE como eu”…

Você tá de sacanagem, né?!

Além de não saber nada sobre webstandards você também não sabe escrever… Ainda se julga um desenvolvedor web?


#50 | Resposta: "Revoltado com Grabriel Luciano"

De que você está revoltado, com o modo que eu escrevi? Eu não iria ficar um tempão corrigindo pequenos erros de gramática, pra que? Não deu para entender o que eu quis dizer? Sinto muito mas essa é a minha opinião, não acho o IE um lixo, todo mundo vive dizendo isso, na internet, porque pessoalmente ainda não ouvi ninguém dizer que o FireFox é melhor que o IE. Não sou um mestre no desenvolvimento de páginas, mas sei fazê-las bem. Chamar um programa de lixo é chamar suas próprias criações na área de informática de lixo, porque por mais que o FireFox seja realmente melhor que o IE, o IE é um ótimo browser.


#51 | Resposta ao pequeno pedante Grabriel Luciano

Mais um que pega somente trechos que interessam á sua base de argumentação e “se esquece” do restante da postagem…

Caso não tenha lido, eu havia dito que você não entende de webstandards (minha teoria foi comprovada depois desta sua respostinha, inclusive).

Olha que absurdo você escreveu: “A propriedade ‘padding’ CSS não está funcionando no firefox, e não sei como resolver isso. Todas as páginas que eu faço ficam uma blz no IE, mas quando vou ver em outros brownses fica ruim, por isso eu digo: o Firefox e os outros browses, tirando o IE, são uma bosta”

“o IE é um ótimo browser” pra quem, meu chapa? Pra quem pensa que se deve testar as páginas em um navegador não compatível com a maioria das diretrizes do W3C (sabe o que é isso?) para depois testar nos que as aceitam? Putz…

E olha a contradição: “Chamar um programa de lixo é chamar suas próprias criações na área de informática de lixo”. A é? E o que tem a dizer sobre seus próprios escritos no post anterior, onde você afirmou com toda a certeza que “O linux tb é uma bosta. Deus me livre do Firefox vir instalado no computador, isso é que seria ruim”?

Pára de fazer site em tabela pra dizer que Linux e Firefox são ruins!

😛


A baixa qualificação do profissional de Internet no Brasil tem respaldo na baixa exigência do consumidor brasileiro…Os webdesigners simplesmente acham que o consumidor é um bocó.

O Internet Explorer não é só um browser, ele desenha os ícones na área de trabalho, gerencia arquivos e configurações do sistema, abre controles ActiveX, e tem um código monstruoso.O detalhe é que um Nevegador não pode ter esses recursos, porque é apenas um navegador. O resultado são: Invasões, quedas, vírus, malware, spyware, adware…

De quem é a culpa…Do usuário que não. Usuário não instala programas, ele usa. Eu não programo DVDs, eu espero que a empresa, Phillips, Toshiba, ou qualquer outra faça isto por mim. A culpa é dos desenvolvedores e gerente de TI. Essa gente é que tem obrigação de saber mostrar o que é melhor e mais seguro, porque o usuário nunca irá tomar a iniciativa.


#53 | Rodrigo

Nossa Gabriel, você deve cobrar no máximo R$100 por cada site, porque só pelas suas respostas podemos ver como você é fraco :/


#54 | Diego Tolentino

Outras boas extensões para desenvolvedores que usam o browser da raposa são:

* Window resizer: habilita uma janela dando opção de varias resoluções, é só clicar e o navegador encolhe

* Live HTTP headers: pra quem desenvolve ajax é essencial

Console²: esta é, nas palavras da equipe, a evolução do console de erros do Firefox, dá opções como ver mensagens/dicas/erros de js/css/xml renderizados, juntos ou exclusivamente um ou outro

* Corretor para português europeu: infelizmente eu não vi nada pra português do Brasil mas já é melhor que nada.

só pra finalizar, eu quero ver o browser da vogal azul acompanhar o da raposa com esse monte de extensão que ela tem


#55 | Rogerio

Sou usuário linux avançado, sou foda mesmo.. presto consultoria em várias empresas (firewall, proxy, webserver, cluster, etc etc)…. conheco bem umas 6 distribuiçoes e tambem tenho um bom domínio em Plataforma Windows. (NT/2000/2003 – ISA Server, IIS, AD, etc etc)…

O que eu quero dizer com isso, é que dou a solução mais adequada pra aquele cliente específico, nao defendendo de uma forma religosa igual a vcs aqui com relação a um navegador ou sistema operacional.

Eu simplesmente to de saco cheio de vcs defendendo o linux/software livre/Firefox etc ..de uma maneira religiosa, idiota, cega e fanática.. sempre tem uma legião de chatinhos dizendo o linux é isso ou aquilo… e comentarios mais idiotas ainda tipo: o “tio bill” é isso, a micro$oft (com cifrão) é aquilo, vc perdem o foco e a discussão fica ideológica.. acorda porra.. parecem garotinhos..

A propósito o Firefox falta muito pra ficar perfeito, igual alguns de vcs aqui estão sugerindo… isso é fato, não é “achometro” não…. só um idiota revoltado com a microsoft acha que o FF é superior…


#56 | Gabriel Luciano

Concordo com você Rogério. Cada um tem uma preferência, mas as pessoas tem mania de fanatismo por tudo. É como na política, a pessoa nem conhece o candidato e fica fazendo a maior torcida. Eu fico empatado entre os dois, as vezes uso o FireFox e as vezes uso o IE, não acho que nenhum é um lixo, apesar de ter dito isso do FireFox, mas fui um pouco precipitado, acontece que fiquei chateado com o que dizem do IE, e todo mundo fica com uma torcida imensa para que o FireFox tome o espaço do IE. É interessante ter um concorrente com a microsoft, mas ele só pode ser líder se for realmente o melhor.


#57 | Adriana

Pessoal,
Falando em IE…Preciso de ajuda! Eu não tenho mais o botão CTRL do meu teclado pq toda vez que eu aperto ele aparece uma janela nova do IE. Quando eu aperto o CTRL no Word, por exemplo, aparecem uns números malucos e dps a janelinha do IE abre. Ou seja, eu não posso mais selecionar aquivos alternados nas pastas, ou usar CTRL-C, CTRL-V, pq o meu CTRL agora só serve pra abrir janelinha do IE! O que eu faço pra desativar isso?


#58 | Felipe

na boa mesmo que você não leia isto aqui achei necessário meu comentário.. vc me parece mais um idolatrador de software livre (mesmo q diga o contrário em seu texto), que só quer acabar com o captalismo dos softwares pagos. Você ja utilizou o internet explorer 7 achando que era uma porcaria (vc mesmo em seu texto afirma que antes falava que era um lixo sem provas…). Em minha leitura a seu texto não achei nenhuma afirmação forte da desvantagem do IE7 em relação a os outros navegadores. Não sei pq tanto ódio desse software que tenho ctz que um dia vc utilizou e muito antes dessa febre de mozilla firefox e outros, nda tenho contra esses outros softwares, ja utilizei mto o mozilla, o galeon, o opera, confesso que firebird nao conheco, mas o seu simples comentário de que esse navegador não renderiza bem algumas páginas já não me anima…Gosto muito do Mozilla, mas tb gostei muito do novo IE7, e em termos de segurança, esse negócio de que IE7 é mais inseguro é mito, vc ja deve ter vistos quantos erros o mozilla tem, é assustador, até no simples orkut o mozilla e o opera permitem que cookies de usuários sejam roubados e assim profiles e comunidades sejam roubadas…no IE7 isso nao acontece..para mim a unica desvantagem do IE7 é ter um pobre gerenciador de downloads, mas isso não basta para chamar um software de lixo. A navegação com ie7 é limpa, o IE7 carrega páginas mais rápido que outros navegadores, ele inicia mais rápido, bom tem muitas características boas que eu acredito que não o tornem um lixo. Você tem todo o direito de não gostar e usar o que quiser mas não degrade o trabalho de outros, a não ser que vc tenha a capacidade de criar um navegador melhor..vc tem?? Talvez o navegador BrunoTorres..ja penso que chique? Pois eh..é fácil falar, difícil é fazer..Então amigo, prós e contras existem em todos os navegadores, cabe a você decidir qual mais lhe agrada, agora chamar os que vc não gosta de lixo eh mto desrespeito, deveria pensar melhor no que escreve, pois vc escreve para pessoas leigas, não deveria influenciá-los dessa forma negativa…espero que reflita com minhas palavras…

abraços

Felipe Callori


#59 | Gabriel

Gostei do comentário do Felipe, faz tempo que comecei a discutir essas paradas, agora eu até fico rindo disso tudo, pois o cara lá em cima tinha razão, eu não sabia nem o que era webstandards, porém agora eu sei, e muito bem, não é pouco. No entanto, minha opinião não mudou muito.

É isso, cada um tem um gosto, só não é bom querer que todo mundo tenha o msm, fazendo críticas sem fundamento.


#60 | Felipe

Pois eh brother, vantagens e desvantagens todos os browsers têm, vai da preferência de cada utilizador, cabe a cada usuário testar os browsers e escolher o que se adequada melhor, sem influenciar a escolha dos outros dizendo que seu browser eh um lixo…essa discussao firefox vs IE mais me parece aquela discussão idiota de linux vs windows, coisa de fanáticos sem ter oq fazer = p


O IE é realmente uma Bos&%#$%@#ta!
Minha loja tem uma div com um flash, no FF fica do lado esquerdo e fixado como eu quero mas no IE fica no meio e não fixa.


#62 | Urias

Olá: Aos experts minhas desculpas, mas gostaria de perguntar por que razão na barra inferior do Internet Explorer 6 (pelo menos a minha) não aparece aquele “simbolozinho” de navegação (internet) e, quando se entra em uma página de compras, também não aparece aquel’outro “simbolozinho” do cadeado (fechado ou aberto)? Seria um mero problema de configuração do browser?


#63 | Gabriel

Urias, eu acredito que seja problema no seu IE msm. Uma coisa que o IE tem muito msm são esses pequenos problemas, muitas vezes aparecem sem explicação lógica, mas pode ser algum adware, vírus ou algo do tipo. Quanto ao cadeado, ele só aparecerá quando você estiver em uma url que comece com “https”, na página inicial de lojas virtuais, não existe o ambiente seguro, pois este serve para protejer seus dados durante o envio das informações para o servidor, como isso não ocorre na página inicial, e as páginas que exibem os produtos, o cadeado não aparece.

Uma dica: instale o IE 7, ele está muito bom msm, aí automaticamente acabam esses problemas do seu IE. Falow


#64 | Paulo

caracas, quantas criticas ao IE, vc´s nao gostam nada dele mesmo né? E do Windows? Este tópico é velho eu sei, e agora com o IE7 a toda eu garanto que ele melhorou muito, nao é perfeito, mas sera que a comunidade do software-livre iria melhora-lo se fosse aberto seu codigo?
Acho que nao, o objetivo é só de contrariar como um adolecente faz com o pai, até que toma com os urros na agua. Ja perceberam que o IE esta voltando a dominar e que o linux parou de crescer? sera que é o fim do bum do linux? Sou desenvolvedor faz 8 anos, e posso garantir que tenho que fazer um site que funcione pefeitamente no IE e que apareça no FF, e sabe por que? por que ai o usuário vai xingar o FF e entrar com IE.
Aproveitem o FF, um dia ele se vai como o Netscape, ou vai virar um excelente browser como o Opera quando for pago.


Eu fiquei viciado no Opera@USB (use o google), não uso quase o firefox agora. Joguei o navegador no pendrive, tenho acesso a todos os meus e-mails, anotações, contatos, favoritos, buscas personalizadas em qualquer computador, já usei em casas de amigos, lanhouses, cybercafés… É um programa só para fazer tudo! Muito mais leve que o Firefox + cliente de e-mail. Recomendo enfaticamente.


Sem dúvida o IE é um lixo.

Acho o FireFox uma boa opção, mas estou usando o K-Meleon e tenho gostado muito. É mais rápido e mais leve.


#67 | Eduardo

Gosto do firefox pelas funcionalidades, mas nao acho ele mais leve que o ie nao…
Em computadores bons talvez. Em casa nao tenho problemas porém no trabalho (computs meia boca) o firefox pesa muito mais que o ie6.

Outro problema é que infelizmente muito sites nao funcionam direito com o firefox e alguns applets simplesmente nao respondem com a raposa.

Ahh ie7!!! Tentaram copiar o ff mas nao chega nem aos pés… Tio Gates não soube aproveitar as abas como o ff… tsc tsc tsc

Enfim, no meu caso a soluçao é usar ff quando posso e ie qdo preciso…


#68 | shimaka

querendo ou nao eu usei o FF pra ler este artigo!!!


#69 | Rogério

Olá, pessoal.
Podem me ajudar?
Toda vez que aperto a tecla Ctrl, abre uma janela do IE.
Como é ativado e desativado isso?
Obrigado.


#70 | Rogério

Sobre o tópico 69 que solicitei ajuda, era o teclado que estava com problemas. Troquei o bicho e deu certo. Estou postando porque o tópico 57 da Adriana também pedia help com o mesmo erro.
Valeu!


Só sei que o firefox é o melhor!


po o teu site é um fracasso!


#73 | Joao

voces sao uns lixo…IE o melhor que tem..FireFox paga pau…a engine do firefox foi pega do IE…sem ie o firefox nao ia existir…nem se o kra que invento quisesse.


“No princípio a Internet era sem forma e vazia. Então disse Bill Gates: ‘Faça-se o Internet Explorer’. E a luz brilhou para todo o sempre nas páginas da web. Mas em contrapartida, um mundo de vírus, pestes e pragas de toda espécie foram lançadas sobre a humanidade internética…”

Pow João, o IE é baseado no MOSAIC, antigo browser… Como vc diz uma m* dessas??? *parece*, mas não tenho certeza, que removeram esta informação no IE7. Mas até o 6 vc pode ver pelo menu “Ajuda > Sobre o Internet Explorer”.

Quem veio com abas primeiro??? Cadê o paga-pau? O IE demorou, veio tarde, IE7. O anti-aliasing para as fontes é puro Clear Type, puxado do Windows XP (mesmo que ele não esteja ativado para as fontes de tela). Salve Opera, que só perdia por não ser totalmente gratuito, o que foi resolvido na versão 9.

Mas mesmo assim, apoio total, o IE7 é uma porcaria, lento e pesado desnecessariamente. O Firefox pode até demorar mais para carregar a primeira instância, mas vale a pena. O IE abre rápido por ter diversos componentes compartilhados com o próprio sistema, já carregados em memória quando na inicialização do mesmo. Estilo o Konkeror e o KDE, ou o Galeon e o Gnome (odeio o Galeon, amo o Konkeror; odeio o IE, amo o Firefox e o Opera).

As críticas ao IE se fundem muitas vezes ás críticas ao Windows, dada a ligação deles:
http://janelasepinguins.blogspot.com/2007/05/crticas-ao-windows-xp.html

Só o Tio Bill mesmo para usar só o IE (e um bando de desinformados ou inciantes e leigos, que não têm culpa). Saudades do tempo do Windows 95 “puro” ou do NT 4, onde o IE2 vinha instalado mas era independente do Windows, com a opção de instalar o IE3, presente no CD (considerando o CD do Windows NT 4.0 SP1).


#75 | Heitor

Eu simplesmente odeio o IE. O Firefox dá 10 a 0 no IE, mas ainda para mim prefiro o Opera, mas IE, jamais! Eu tive ele no XP, até que um fórum me indicou o Firefox e o Opera e daí instalei, e percebi que o IE é um lixo total, e o Firefox não tem muitos build-ins, só add-ons, o que consome muita memória, e o Opera tem uma coisa que odeio chamada protocolo de bittorrent.


#76 | Heitor

Desculpe pelo double, mas é necessário.
Como nem tudo é perfeito, eu tenho o IE7 no Vista é uma droga, e não pode ser deletado, ou excluído.


Realmente não presta!


Meu navegador padrão é Firefox, só não desinstalei o I.E ainda pois uso para testar algumas paginas antes de disponibiliza-las.


#79 | Thiago

O Firefox é uma maravilha mesmo. Pra desenvolvimento web é perfeito, tem aquele console JavaScript que é uma maravilha. Mas o melhor mesmo é o Konqueror, pra quem não conhece o Konqueror é um Browser, Gerenciador de Arquivos, Client FTP, e etc… para Linux (como o IE é para o Windows), só que muito melhor que o IE, sem contar que ele segue fielmente o padrão W3C, que para se ter um compatibilidade geral entre os browsers todos deveriam seguir, mas alguns browser preferem fugir um pouco do padrão, ai tem aquela historia de isto funciona aqui mas não funciona ali.


#80 | ana caroline moarais oliveira

lixo é importante reciclar


#81 | Wagner

Cara…definitivamente…

Software livre vai morrer de fome.

Foda-se sua impaciência com o IE.
Trabalho na Microsoft, desenvolvo o Windows Defender.

E foda-se novamente.

Microsoft Rulezz!


#82 | patty

tenho o IE e relamente noa vale nada lento como ele só
putzzz

esto atualemnte co o Opera 9.25 mas ele abre uma janela toda hora sem eu pedir
console de erros
nao sei como acabo com essa exibição !!
sera q alguem aki sabe como eu posso configurar esse negocio ??

Bjus obrgada!

XAu…


[…] O Texto acima é de Bruno Torres, publicado originalmente em seu site. […]


#84 | Andre

De fato o IE é realmente um lixo, mas eu sinceramente preferia que existisse apenas o IE, pois já que 80% das pessoas ainda utilizam quando vou fazer algum website, necessito fazer hacks para IE, porque pra p*rra do IE tem q funcionar, para que os 80% vejam o site… mesmo sendo um lixo eu preferia que existisse apenas este browser…


Nem acredito que eu escrevi aquelas bobagens lá no meu primeiro comentário, lamentável. Hoje eu navego na internet quase totalmente pelo firefox, como alguns disseram, firefox vicia. Mas ele não é perfeito e eu respeito o IE(“se é lixo faz melhor”).

Quanto ao software livre, quem for contra vai passar fome, não é o contrário como o amigo ali em cima diz. Muitas empresas grandes já estão trabalhando com software livre. A Microsoft, por exemplo, tem um laboratório para produção de software livre. Acredito que seja interessante se dedicar ao estudo do Open Source para se dar bem em um futuro próximo.

Windows x Linux e Firefox x IE permanecerão em uma briga longa,. A minha opinião é que a Microsoft perderá nos dois casos, mas vai levar um bom tempo, e pode não acontecer, se acontecer será muito difícil…


#86 | fabricionaweb

IE = LIXOOOOOOOOOO²


amigos bom dia , boa tarde
to com o maior problema do mundo ….
tenho um site de uma fabrica de moveis e faço o formulario com css e etc… borda e tudo mais ….. mais oque acontece na hora de visualizar no “IE” ele fica perfeito !!!!!
quando vou VISUALIZAR no FIREFOX ele fica um lixo , oque poderia fazer um javascript pra oque aparece no IE aparece no FIREFOX .

se puder me adicionar e trocarmos ideias lovetrekaa1@hotmail.com agradeço a atenção e desculpe pela burrice !!!!!


#50 | Resposta: “Revoltado com Grabriel Luciano”

De que você está revoltado, com o modo que eu escrevi? Eu não iria ficar um tempão corrigindo pequenos erros de gramática, pra que? Não deu para entender o que eu quis dizer? Sinto muito mas essa é a minha opinião, não acho o IE um lixo, todo mundo vive dizendo isso, na internet, porque pessoalmente ainda não ouvi ninguém dizer que o FireFox é melhor que o IE. Não sou um mestre no desenvolvimento de páginas, mas sei fazê-las bem. Chamar um programa de lixo é chamar suas próprias criações na área de informática de lixo, porque por mais que o FireFox seja realmente melhor que o IE, o IE é um ótimo browser.

======================================

realmente também faço o mesmo que você faz mais , claro , melhor né ! rs brincadeira …
é realmente pra meu uso computadores pessoal eu não uso nem fudendo o IE , porque ? porque nao gosto do visual dele , ele fica travando muito , muito lento , e etc…
e ja perdi horas e horas com o computador ligado baixandoo um arquivo de 900mb e quando chego o IE fecho ou deu erro do nada . opinei pelo firefox mais ai tem um porem , vocês que são apenas usuário de websites que navega na internet é um doce o firefox mais nós que samos webdesign no desenvolvimento de sites configuramos o site para ficar exatamente igual no visualizador do browser IE e não do FIREFOX , apenas lançamos um codigo na pagina para que a merda do firefox fique igual a pagina do ie , a diferença que um retardado não me pergunte o nome do imbecil , fudeu todo mundo quando crio essa merda de firefox que na verdade para usuarios é uma maravilha ….
no IE no caso seria isso ..
 
 

um pequeno enter no DW CS3 < programa desenvolvedor de site ….

no firefox um retardado filho da puta arrombado que poderia ta citando varias qualidade que esse infeliz possue fez isso….

 
 
 
 

no ie aparece apenas 2 espaço no firefox aparece 4 , é ai que tudo começa a complica e você perde 2 3 ate 4 dias fazendo um site só remodelando esse site novamente para adptar aos espaço que esse infeliz deixo ….

mais calma , o firefox continua sendo bom , só continuo fudido porque o cara teve a capacidade de cria acho “o melhor ” the best , navegador e como nada é perfeito ele deixo aquela merda daquele espaço ….

mais tudo bem perdoamos ele , TOMARA QUE JA TENHA MORRIDO AKELE FDP kkkkk

abrass ate a proxima !


Amigos,

O Firefox é muito mais seguro.

Sua política de desenvolvimento, suporte e complementos são inigualáveis.

Recomendamos o uso do Firefox tanto para profissionais, como para amadores, sempre!

Abraço a todos.


«

»

Deixe seu comentário


  • Fatal error: Call to undefined function challenge_form() in /var/www/html/brunotorres.net/web/wp-content/themes/bt2008_wide/comments.php on line 65