Grandes sites de busca anunciam suporte a sitemaps autodiscovery

Os quatro grandes sites de busca — Google, Yahoo, Live e Askanunciaram hoje que vão passar a suportar autodiscovery para sitemaps XML.

Se você viveu debaixo de uma pedra pelos últimos tempos e não sabe o que é um sitemap XML, é um arquivo que lista todas as URLs do seu site junto com algumas informações sobre elas, como data da última atualização, freqüência de atualização e prioridade, que serve como um guia para os robôs indexarem seu site.

Estes sitemaps XML se tornaram um padrão em todos os sites de busca lá pelo final do ano passado e, até ontem, se você quisesse fazer uso dessa ferramenta, era necessário criar uma conta em cada um dos sites e submeter manualmente seus sitemaps.

Agora, com esse anúncio, basta colocar uma linha no seu robots.txt e os robôs vão descobrir automagicamente seu sitemap.

A linha é a seguinte:

Sitemap: http://urldoseusite.com/sitemap.xml

Simples assim.

Esse tipo de acordo entre os sites de busca é benéfico tanto para eles próprios quanto para nós, “webmasters”.

A propósito, se você usa wordpress, tem um plugin muito legal chamado Google Sitemap Generator que cria um sitemap pra você e o atualiza a cada novo post. Não deixe de usar.

E, claro, mesmo não tendo mais que submeter sitemaps manualmente, se você leva seu site a sério não pode deixar de ter uma conta no Google Webmaster Tools e no Yahoo Site Explorer. Há muito mais nessas ferramentas do que apenas sitemaps.

12 Comentários sobre “Grandes sites de busca anunciam suporte a sitemaps autodiscovery”

Faça um comentário

[…] Dica via Bruno Torres […]


Show de bola…

Agora uma duvida 😀

Se o meu site tiver dois ou mais sitmaps, como ficaria no robots.txt?

Vírgula nas URLs dos sitmaps
Sitemap: http://urldoseusite.com/sitemap.xml, http://urldoseusite.com/sitemap2.xml

Ou repetir o comando
Sitemap: http://urldoseusite.com/sitemap.xml
Sitemap: http://urldoseusite.com/sitemap2.xml

Fiz um site da minha cidade e cada canal tem um sitmap 🙂


Cria um sitemap index: http://tinyurl.com/3anlj8


Valeu a dica, meu caro.

Muito obrigado.

Abraços.


Dessa eu não sabia 😀

Valeu Bruno \o/


#6 | Fill

Boa 😉 vlw ai a dica, vou fazer aqui 😉


#7 | João Gabriel

Caro Bruno,

Adoro seu site, mas vou deletar seu feed do bloglines. Tenho notado a muito tempo que você fica mechendo em postos antigos para que ele seja destaque novamente no seu feed. As vezes releio para ver se tem alguma coisa a acrescentar mas não e isso é muito xato.

Abraços.


João Gabriel, creio que não seja o Bruno que esteja fazendo isso, o bloglines tem um bug mostra feeds repetidos.

Leia esse post: http://brunotorres.net/posts-repetidos-no-bloglines

Acho que a causa deve ter alguma ligação com a quantidade de assinantes, no meu tenho apenas 13 assinantes e numca me aconteceu isso, e só vejo isso acontecer com quem tem uns 1000 feeds para mais.


Falei uma coisa errada, no “uns 1000 feeds para mais” quero dizer 1000 assinantes para mais


#10 | Lu

Falando nisso, seria bem interessante um texto mastigando o Google Sitemap Generator… o painel traz várias opções e fico tentada a alterá-las, mas não sei exatamente como cada alteração influenciaria no posicionamento em pesquisas… Fica a sugestão. 🙂


Beleza de dica Bruno, mas fiquei com a pulga atras da orelha.
Esta história de “mexer em posts antigos”. Eu faço isso constantemente, até para corrigir pequenios erros e arrumar alguma coisa que esteja faltando, tipo link para outra página, etc, mas sem nehuma má intensão. Gostaria de saber se isso pode influenciar na indexação do meu blog.
Abraços.


Bruno, gostei muito da dica e do blog também… também tenho um site voltado para tecnologia e novidades. Espero que você veja também.

Um Abraço

Gustavo Falcade


«

»

Deixe seu comentário


  • Fatal error: Call to undefined function challenge_form() in /var/www/html/brunotorres.net/web/wp-content/themes/bt2008_wide/comments.php on line 65