Google BlogSearch de páginas em português não funciona

Já faz algum tempo que, para buscas sobre assuntos mais técnicos e/ou mais recentes, uso exclusivamente o Google Blogsearch, ao invés da busca normal do Google. A Blogsearch mostra páginas que ainda nem sequer foram indexadas pelo googlebot, porque usa feeds RSS e ATOM como fonte de dados para seu índice.

Ontem estava fazendo uma pequena pesquisa para o meu post sobre APML e, como ainda não tinha lido nada sobre o assunto em português, resolvi selecionar a opção “Páginas em português” para ver se alguém já tinha escrito alguma coisa sobre o assunto por aqui para eu poder ler e, se valesse à pena, linkar no post.

A busca não retornou nada. Inclusive escrevi no post que não tinha encontrado nada em português sobre o assunto.

Embora realmente pareça que, além de mim, ninguém escreveu — ainda — sobre APML aqui no Brasil, achei estranho buscar novamente pelo termo no dia seguinte na BlogSearch e não encontrar nada. Ora bolas, eu escrevi, tenho RSS, apareço sempre na BlogSearch, por que raios meu post não aparecia dessa vez?

Para tirar a dúvida, fiz algumas buscas por termos muito populares como [iPhone], [Apple], [linux] e [microsoft] e nenhum desses termos retornou um resultado sequer na busca por páginas em português. Ou seja, a parada não está funcionando mesmo.

Vou mandar um email pro Google relatando o acontecido, mesmo sabendo que é quase impossível que eles não saibam que a coisa não está funcionando. Mas fica a dica para os incautos que, como eu, acreditarem que, se algo não traz nenhum resultado no Google, é porque não existe.

11 Comentários sobre “Google BlogSearch de páginas em português não funciona”

Faça um comentário

[...] fala por aí (não achei nenhum blog brasileiro falando sobre o assunto [update] na verdade, é a Google BlogSearch que não está funcionando direito), entender outros tipos de potenciais usos e prometo voltar ao assunto em [...]


Realmente Bruno Torres, não aparece nenhum resultado. Até mesmo em uma busca simples como a de seu nome também nenhum resultado é gerado. Nada parece funcionar.


Realmente não vai, alias não conhecia esse blogsearch do google, muito interessante.


Mas perceba que clicando em “Pesquisa avançada de blogs” e colocando apenas em postagens escritas em português a busca funciona normalmente.

É assim que faço quando quero buscar algo no Google BlogSearch.

Abraços


O problema esta na variável lr=lang_pt que na seleção da primeira página do blogsearch é colocada como lr=lang_pt-BR mas na pesquisa avançada é colocada corretamente. O erro, aliás, é bem antigo e fácil de corrigir…


Também gostei do blogsearch. Fui testar agora, a partir dessa postagem. Valeu!


#7 | Junior

Na pesquisa avançada realmente funciona, mas o curioso é que buscando pelo termo APML, seu post sobre GoogleBlogSearch que apenas cita APML
http://blogsearch.google.com/blogsearch?as_q=apml&num=100&hl=pt-BR&ctz=180&c2coff=1&btnG=Pesquisar+blogs&as_epq=&as_oq=&as_eq=&bl_pt=&bl_bt=&bl_url=&bl_auth=&as_drrb=q&as_qdr=a&as_mind=1&as_minm=1&as_miny=2000&as_maxd=20&as_maxm=10&as_maxy=2007&lr=lang_pt&safe=active tem mais relevância do que seu post que realmente fala sobre o tema e mais curioso ainda que tem mais relevância do que os resultados que falam de outra APML: AÇÃO POPULAR MARXISTA-LENINISTA, que por sinal são a maioria.

Obs: Retornou apenas um resultado, aliás cacheado, sobre a APML: Tornando sua “Informação de Atenção” portátil
27 mar. 2007 por jupolimeno
O grupo de trabalho The Attention Profiling Mark-up está trabalhando para definir uma especificação para a informação de atenção portátil, chamada APML, que irá transformar nossa informação de atenção em algo portátil. …
Surround – http://surround.wordpress.com

Abs


Pergunto, o blogsearch não seria só pra blogs? porque o grande problema de pesquisar um assunto técnico no google é que ao invez de retornar paginas relevantes sobre o assunto nos encontramos com um monte de blogs em que nada falam, apenas mencionam a palavra-chave em alguma parte do texto


Eu já havia percebido isso há algum tempo, quando trabalhava com pesquisas e usava o Google para encontrar dados acerca de alguns produtos. Contudo, hoje que já não trabalho com pesquisa, o sistema normal de busca até que satisfaz. O que eu não havia entendido era a razão da diferença, coisa que agora você explicou bem. Um abraço!


Interessante um buscador exclusivo para resultado de blogs, fui testar e também não fiquei satisfeito, parece que realmente não funciona como deveria


tava vendo o seu blog, e fui testar o blogsearch, ..
pelo que observei, ele classifica na busca de acordo com o assunto.

Se o assunto for importante entra pra lista, se não for, não entra.

Comecei meu blog ontem, e para minha surpresa, um post sobre assuntos religiosos teve relevância maior que o de tradutores online que coloquei por ser um assunto comum.

Acho que falar sobre assuntos pouco comuns e bastante originais [fazer a diferença] lhe coloca no topo da lista.


«

»

Deixe seu comentário