Ganhar dinheiro fazendo o que você faria de graça

Ter um blog é uma forma de ganhar dinheiro com prazer, fazendo algo que você faria de graça.

Há algum tempo estou querendo escrever um texto com as minhas considerações sobre como ganhar dinheiro com blogs. O problema é que, mesmo depois de vários testes e mesmo estando, hoje, conseguindo lucrar o suficiente com o blog para viver (caso minhas pretensões fossem modestas, claro), não tenho grandes considerações a fazer sobre o assunto. Nada técnico, pelo menos. Nada que não tenha sido dito por aí por gente muito mais esperta que eu.

Mas, se tem uma coisa que eu posso dizer — e acho que serve como dica para qualquer um que esteja entrando no mundo dos blogs — é que hoje posso ganhar grana com algo que eu faria (e fiz, por bastante tempo) de graça.

O que me motivou a escrever estas parcas linhas foi um post breve do grande Seth Godin, “Doing it for free“.

No post, Seth diz que os pioneiros nunca começam a fazer alguma coisa simplesmente para ganhar dinheiro. Eles são guiados pela paixão, por uma vontade de inovar agora e inovar sempre. E destes pioneiros, os mais espertos acabam arrumando um jeito de fazer com que sua paixão se transforme, pelo menos, em um meio de vida. Em alguns casos fazem fortunas maravilhosas. E, o mais importante, fazendo o que gostam. Enriquecem fazendo o que fariam tranqüilamente (e com muito prazer) de graça.

Enfim, não estou querendo dizer que sou pioneiro em alguma coisa, nem de maneira alguma tentando pretensiosamente me colocar no mesmo nível dos nomes citados por Seth Godin. Gente do calibre de Cory Doctorow (e o restante do pessoal do boingboing) e Steve Wozniak. De maneira alguma. Mesmo.

O que estou querendo dizer — e não é a primeira vez que digo — é que, se você estiver começando um blog (ou qualquer outro empreendimento) com o intuito único de fazer grana, as chances de fracasso são muito grandes.

Eu mesmo já comecei blogs simplesmente pra ver se conseguia ganhar algum dinheiro a mais. Caí nessa armadilha. Pergunte se algum deles deu certo, se consegui me manter motivado a escrever e dedicar meu tempo a eles. Claro que não. Estão jogados às traças. Não tinha paixão na jogada…

Claro que existem exceções. Se você for extremamente dedicado, pode ser que atinja pelo menos em parte seu objetivo.

Mas é praticamente impossível que algo feito por alguém que esteja apenas de olho nos lucros tenha uma qualidade igual ou superior a algo que tenha sido feito com paixão, por motivações que vão além das verdinhas.

Sou a favor da monetização dos blogs. Acho que todo mundo tem direito de ganhar uns trocados (ou mesmo ficar rico, vai saber) com aquilo que escreve. Eu mesmo nem penso em deixar de exibir anúncios por aqui. O dinheiro que ganho com este blog vai bem além de simplesmente cobrir os gastos com domínio e hospedagem. Pelo contrário, paga muito bem as horas que uso lendo, pesquisando e escrevendo.

Porém, se algum dia se tornar impossível ganhar dinheiro com meu blog, tenho certeza que vou continuar escrevendo por aqui. Com a mesma freqüência (ou infreqüência) de sempre. Por quê? Porque não me vejo sem um blog. Porque este blog me proporciona algo muito, muito além do dinheiro. Com ele ganho conhecimento, conheço gente interessante, tenho a chance de ensinar o pouco que sei, tenho a chance de tentar fazer a minha vida e a de outras pessoas, de alguma forma, um pouco melhores.

Enfim, faça aquilo que te dá prazer. Escreva sobre suas paixões. E, claro, tente ser esperto o suficiente para fazer com que isso se transforme em um meio de ganhar dinheiro. Assim você estará sempre motivado, sua vida fará mais sentido e suas chances de realmente ter algum retorno financeiro serão infinitamente maiores.

Links Interessantes

  • este post e este aqui do Edney “Interney” Souza, sobre ganhar dinheiro no geral e especificamente com blogs.

    O Edney entende muito desse negócio de ganhar dinheiro na web. Ele testou alguns programas de anúncios e afiliados que podem te ajudar bastante com seu site ou blog

  • Lucrando na Rede – Jânio Sarmento

    Blog do meu amigo Jânio que, como o nome já diz, fala exclusivamente sobre meios de lucrar com iniciativas online

  • Google AdSense

    O AdSense é o meio mais simples de fazer um troco com seu blog

  • Afiliados Dreamhost

    Empresa de hospedagem que tem um programa de afiliados muito interessante e dependendo do público do seu blog, pode ser bem lucrativo

61 Comentários sobre “Ganhar dinheiro fazendo o que você faria de graça”

Faça um comentário

Quem se preocupa muito em ganhar dinheiro acaba focando demais em uma so questão e só vê uma árvore, ao invés de ver a floresta.

As coisas, quando são feitas com paixão, têm mais probabilidade de dar certo. O dinheiro nesses casos é uma consequência da dedicação.

É por isso que todos os dias vemos vários Spamblogs. Alguém conhece pelo menos um famoso?

Abraços,
Leo


O ângulo de visão que você passa neste artigo transcende a possibilidade de ganhar, ou não, dinheiro com blogs. Trabalhar com paixão, ou como você eloqüentemente exemplificou, trabalhar fazendo o que você faria de graça, vale para todo e qualquer empreendimento. Esse prisma é brilhante, pela sua simplicidade. Parabéns. Tenho certeza que você jamais deixará de ter renda com seu blog, basta continuar escrevendo posts transparentes e inspirados como este. Um abraço do Beto. ;)


Realmente comecei meu blog por paixão, queria um espaço para escrever o que penso e o que faço nas comunidades que participo, e num é que tá me dando dinheiro agora? já ganhei 40 no adsense em dois meses :) … sim, é uma miseria, mas fazer o que? pelo que valho eu acho até muito!


Você tocou num ponto muito importante:

O que estou querendo dizer — e não é a primeira vez que digo — é que, se você estiver começando um blog (ou qualquer outro empreendimento) simplesmente para ganhar dinheiro, as chances de fracasso são muito grandes.

Falei um pouco sobre o assunto em meu blog, mais precisamente sobre o abuso das propagandas no site, que acabam adquirindo mais importância do que o próprio conteúdo, o que, no meu ponto de vista, é totalmente errado.

E pelo jeito você consegue ganhar um bom dinheiro, mesmo sem abusar dos anuncios, mostrando que não precisa passar dos limites para chegar em tal objetivo.


Direto ao ponto, não poderia ter sintetizado de forma mais perfeita. É exatamente isso, do início ao fim. Não tenho absolutamente nada a acrescentar – mas faço questão de concordar expressamente.


#6 | Madson Cardoso

Acho q seria bom referenciar seu artigo “Por que eu blogo” em http://brunotorres.net/2005/12/02/por-que-eu-blogo


Muito interessante o seu artigo.
A minha situação é exatamente a mesma, blogo pela paixão de escrever e contribuir com algo.

;-)


Acho que isso deveria ser uma regra de existência!
Trabalhar=tortura? Nem sempre, basta você fazer aquilo que realmente gosta mesmo que vai ver que as coisas não são tão dificieis assim.


#9 | Tarcísio Sassara

Olá Bruno!

Gostaria de lhe parabenizar por está matéria, quero muito criar o meu blog, porem, estou em uma guerra comigo mesmo, tentando definir sobre o que quero tratar no meu espaço. (Será que todo blogueiro passa por isso?)

O Roberto Machado, autor do segundo comentário foi muito feliz em sua colocação. Especialmente no momento em que relaciona o titulo deste post com outros tipos de empreendimento. Isso porque, para mim significa muito, pois me vejo em uma situação contraria na minha atual atividade, querendo pular pela janela do 5º andar. ;-)

Abraço! Vou trabalhar para o Google mais um pouco, catalogando umas imagens, sabe como é né?


Já tive essa experiência em começar algo para ganhar dinheiro e não pela paixão do trabalho. Isso resultou nos mesmo resultados que o seu, foram simplesmente para o lixo.


Importantes e verdadeiras observações. Quando se faz algo com vontade, é dificil sair mal feito.

Até hoje penso em criar meu blog, porém estou num periodo meio complicado (quesito tempo). Mais um dia quem sabe encaro o desafio.

Ganhar dinheiro fazendo o que gosta é muito bom. =D

Abraços.


#12 | Tato Gomes

Fala Bruno, blz?

Há algum tempo leio o q vc escreve, e tenho aprendido muito com as “parcas linhas” de conhecimento e experiência compartilhados por você com a comunidade web, com quem busca estar atualizado e, assino embaixo o que foi dito pelo Roberto Machado: você jamais deixará de ter renda com seu blog, basta continuar escrevendo posts transparentes e inspirados como este”

Parabéns!!!!

Tato


Bruno, parabéns pelo sucesso! Não somente por ter a capacidade de conquistar algum dinheiro, mas por estar num patamar de grande referência aos blogueiros, porque aqui no Brasil ProBlogger ainda não existe, como lá fora.

Você disse: “Eu mesmo nem penso em deixar de exibir anúncios por aqui. O dinheiro que ganho com este blog vai bem além de simplesmente cobrir os gastos com domínio e hospedagem.” […] Você participa de sistema de parcerias (MercadoSócio, BlueHost, AdSense, etc) que pra você gera dinheiro, mas que para muito, ainda não, simplesmente pelo fato de não ter boa audiência; estatística em seus blogs.

Então, raciocinando conforme seu artigo, querer participar desses sistemas, a fim de ganhar dinheiro, sabendo que ainda não conquistou um bom ranking na blogsfera, é agir em vão.

Por isso sim, o principal é conteúdo. E só gera conteúdo, quem trabalha com paixão.

Sempre acreditei na frase: “cada tempo no seu tempo”.

Abraços


Apoiado Bruno. Apesar de ter um blog, e não exibir nenhum anuncio nele e não querer ganhar grana com ele (por equanto), acho que a ideia de criar algo só pra ganhar dim dim é pura ilusão.


#15 | PC

Também devemos ver o lado que muitas vezes o fazer é imposto pelo meio. Acho que acreditar na sua personalidade sem se deixar guiar pelo reconhecimento ou alguma forma de beneficio é que faz esta combinação funcionar. E se esta combinação traz dinheiro, pq não ganhar dindin? Mas abandonar ideias pelo fato de se ganhar pouco acho errado assim como abandonar pq você fez algo que lhe da uma retribuição por orgulho.


Concordo contigo! A alguns anos atras, comecei um de meus sites apenas por paixao ao assunto: Jogos. Hoje é um site muito grande, com milhares de visitas /dia, porem, nao tenho intencao de ganhar $ com ele. Quando o montei, eu mesmo montei minhas regras e uma delas era usa-lo apenas para informacao e meu hobby.

Mas a partir dele, consegui muitos outros trabalhos, pois ele acaba sendo uma porta de entrada para a minha área que é o desenvolvimento de sistemas.

flw.
E pra quem quiser conhecer: http://www.snk-neofighters.com


Onde está Bruno Torres?


Não sei como só conheci agora este blog! :-S
Concordo com 100% do que foi dito no artigo e nos comentários. O dinheiro nada mais é do que uma consequência de um trabalho feito por paixão….

Eu estou engatinhando com meu blog ainda… tenho pouco mais de 2 meses de vida…. mas ja se tornou um hobby…. além de publicar matérias todos os dias, eu sempre dou uma mexidinha aqui, outra ali…. Isso ajuda além de tudo a aprimorar nossa experiência de usabilidade.

Parabens pelo artigo, e ja estou assinando o feed

abraços!

Rael


Bruno, parabéns.
Seu texto é mto marcante e veio em boa hora!
Forte abraço!
mt.


Putz, Bru, eu tenho mesmo é paixão pela grana.

Blogo por dinheiro e quanto mais consigo fazer, mais motivada fico ;)

bjsss


Gostei Cris … quem não tem paixão pela grana não tem sequer o direito de pensar ou dizer que não tem essa mesma paixão.

O importante mesmo é a paixão em si seja ela pelo que for. Por isso estou num projecto para todas as paixões.
Juntem-se e vão ver que vale a pena. Afinal ganha-se sempre seja lá o que for.

Porque é entes de mais um projecto honesto, transparente e de todos.

http://www.blogtok.com
http://www.koisas.blogtok.com


#22 | Luís Henrique

Parabéns, belo artigo. Estou admirando seu trabalho


Blogs é uma delícia. Já fiz isso em 2002 (inclusive fui criadora do http://www.blogs.com.br).
Mas ser remunerada fazendo o que temos prazer é perfeito! quer dizer, dedica-se um pouco (ou muito) do seu tempo e ainda ganha algum :)
10 este seu post.
Maysa
BH


Olá Bruno,

Fiz um post no meu blog comentando esse post seu. Gostaria que passasse no meu blog pra perder uns minutinhos do seu tempo pra dar uma lida e me dizer o que achou.

abraços


#25 | Patricia

Muito bonito e filosófico tudo o que você diz no seu post, mas no que adianta filosofar tanto . O que você faz na realidade?.
Todos querem ganhar dinheiro, mais na internet isso é uma coisa pra poucos… e outros vivem de vã filosofia.


#26 | Zezinho

Bom, seguindo sua linha de aliar alguma atividade prazeirosa com dinheiro acho que optaria por ser um ator pornô.
E no caso da atividade pornográfica ainda há a vantagem de poder focar-se totalmente no dinheiro, uma vez que o sexo com uma pornstar sempre é algo extremamente prazeiroso.
Daí esta filosofarofança toda torna-se completamente inútil e desnecessária e pode-se gastar tempo e enegia com algo mais proveitoso. Fazendo sexo, por exemplo….

Beijos ;)


Dinheiro vem para quem tem, então o esquema e te-lô.
Na revista info de alguns meses atras, comenta que o importante e ter visitas depois se encontra uma maneira de ganhar dinheiro.


Com a popularização da web, cada vez mais pessoas estão aderindo e a criação de oportunidades está se ampliando para todos. Veja meu exemplo.
Trabalho na área de informática a mais de 6 anos e recebi um convite de um pai de um amigo,(detalhe, o pai do menino não tem muito conhecimento de informática) o mesmo me convidou pra conhecer algo que segundo ele iria revolucionar a telefonia, acho q vc´s já devem saber o ele queria me dizer (VoIP). Explicou-me como seria, achei muito interessante e hoje estou ganhando dinheiro com negócio e de quebra, faço site para todos os membros q entra o negócio. É fantástico com as oportunidades flui naturalmente.
Este é o site q fiz para o pai do menino: http://tenhovoip.com/otacilio

O q eu digo é: “Fique atento as oportunidades, será pioneiro e ganhe dinheiro, fazendo o que gosta” um forte abraço a todos.


oi gente, desculpa o erro no link do site, ai em cima.
A pressa é sempre inimiga da perfeição não é.
o link para o site é: http://www.sistemasderenda.com


#30 | Mayra

De onde vem o dinheiro????????


Como atrair visitantes estrangeiros ao seu blog?…

Fiquei quase dois meses sem publicar nada simplesmente porque não estava contente com o que eu estava publicando. Eu simplesmente via algo legal num site, copiava o link e publicava aqui no blog. Mas, então, eu pensei: “Porque publicar isto aqu…


[…] Anúncios são uma forma legítima de ganhar dinheiro e proporcionam a você algo muito prazeroso, que é a possibilidade de ganhar dinheiro fazendo o que faria de graça. […]


Prezados Senhores, todos podemos ganhar dinheiro pela internet. Basta escolher uma das formas de trabalhar e mãos a obra. Não existe trabalho do tipo “dinheiro fácil” temos que sim trabalhar na divulgação do nosso proprio negocio. Eu por exêmplo optei pelo meio do marketing de rede e comercio eletronico que seria a venda pela internet. Tudo que você precisar fazer é disponibilizar de um pouco de tempo, dedicação e percistência. Falouuu galera!!! Sucesso pra todos…


[…] Como vocês devem ter percebido, o 3pontozero agora exibe links patrocinados do Google – afinal de contas, eu também quero entrar para o time dos que ganham algum trocado fazendo o que fariam de graça! Não sei bem se é uma boa idéia fazer isso justo agora que os pagamentos do Adsense para o Brasil estão suspensos, mas estou confiante de que isso logo será resolvido, além de que, dado o número enooooooooooooooorme de pageviews que este blog tem, daqui que eu junte meus primeiros $ 100 todos os problemas desse mundo já estarão resolvidos com certeza. :P […]


#35 | Sérgio L JR

Dizem que sou muchiba mas não acredito , falam assim porquê não sou esmoler , na real eu dou é um tremendo valor no que conquisto através do meu suor, eu gostaria que os colegas deste site comentassem e me orientassem quanto a isso.
obrigado


[…] legítima de ganhar dinheiro e proporcionam a você algo muito prazeroso, que é a possibilidade de ganhar dinheiro fazendo o que faria de graça. Use títulos da cor de seus links e esconda ao máximo as […]


[…] alguns motivos me fazem realmente não idealizar todos meus os conceitos como diria BrunoTorres “Ganhe dinheiro fazendo o que você faria de graça” não tenho como discordar, vejo que a melhor forma de obter sucesso profissional ou financeiro […]


[…] que você realmente gosta. O Bruno Torres já explorou bem este assunto quando escreveu “Ganhar dinheiro fazendo o que você faria de graça“. Se seu objetivo final é exclusivamente ganhar dinheiro tentando escrever sobre aquilo que […]


[…] dinheiro com anuncios no estilo AdSense e por falar nisso eu havia lido o artigo do Bruno Torres no brunotorres.net, onde ele fala sobre retorno financeiro em blogs, eu recomendo a […]


#40 | Jonathan dos Santos

Eu ei que eu sou um mané comentando um post antigo mas…

Como você falou aqui e o seth no blog dele , a maioria dos ‘piorneiros’ não tinha objetivo ganhar dinheiro, mas de inovar, a questão é que esses pioneiros não eram apenas pioneiros de suas áreas, mas estavam criando coisas novas que não podiam ser comparadas com nada até ali inventado…

hoje por mais ‘comunista’ que uma pessoa seja é improvavel que um pesquisador ou mesmo um curioso não compare seus projetos com um desses caras que foram citados, dai vem os vislumbres de sucessos, e o dinheiro não como meio de sustento , mas como uma parte da ‘viagem’ ao mundo dos sonhos…

além do mais, imagine você disendo ao seu futuro sogro que é blogueiro profissional


[…] Já o Ghedin, nesta postagem no BlogAjuda, critica blogueiros que abrem mão do conteúdo por conta das visitas dos paraquedistas do Google clicadores de anúncios, questionando se ser problogger é isso mesmo. Concordo, afinal, foi exatamente isso que tentei expressar no meu desabafo – atualmente o texto mais comentado deste blog – o “Como invadir o MSN dos outros” não entra na contagem, não vale a pena. No fim do texto, citei discretamente o AdSense, mas não era sobre ganho com publicidade que eu estava falando, o que muita gente pensou que fosse – inclusive o Cardoso. Eu blogo por prazer, e se a grana vier, ótimo. […]


O dinheiro corrompe, esse é o problema!
Mas oque você disse é totalmente verdade, e pode abrir os olhos de muitos aqui.


Eu escrevo por paixao. Paixao por ganhar dinheiro.


#44 | CARLOS ALEXANDRE

Concordo com você.A paixão de George Lucas, J.R.R.Tolkien e J.K.Rowling pela fantasia por exemplo ,fez com que Guerra nas Estrelas,O Senhor dos Anéis e Harry Potter mudassem suas vidas para sempre.E eu por outro lado tenho essa idéia antiga de criar um sítio,talvez, especializado na veiculação de contos e novelatas de ficção.quem sabe não dê certo.


Olá Bruno Torres, olha eu aqui de novo ;) (do Explorando e Aprendendo). Td bem que o post é antigo, mas só vi agora…

Cara, você falou tudo =D Faça as coisas com amor. Comecei colocar publicidade que me paga apenas agora no meu blog de dicas de info, pelo que vejo eu não teria condições de me manter com isso, mas caminha para tal e espero realmente :)

Agora… Se é para fazer uma coisa, que seja bem feita, senão prefiro não fazer. E para ser bem feita, tem que ser com amor, com “paixão”, como você colocou. Tenho alguns amigos que dizem “poxa, olha quanto dinheiro você perde com seu site, que não tem nada comercial, você dá muita informação de graça…” (no meu caso, dicas de Windows, programas, sites, etc).

Tudo bem, eu dou muita informação de graça. As coisas estão apertadas, não nego, mas o prazer de escrever matérias úteis, que as pessoas gostam… Não tem preço. Não há preço que pague cada acesso real e direcionado ao meu blog.

E se eu posso vir a ganhar alguma coisa com isso, em dinheiro, poxa, que bom :) Afinal preciso me manter, tenho minhas dificuldades e necessidades. Mas toda semana pelo menos estou no blog, publicando coisas, mexendo aqui e ali, contabilizando os “centavos” rendidos pelas propagandas… Não por dinheiro. Não pensando “puxa eu não ganhei nada esse mês…”. Mas por amor, por prazer, por realização!

Não nego, já iniciei projetos digitais unicamente para tentar ganhar dinheiro e só me ferrei. Axo que a única que consegue isso é a M$ e a galerinha do Tio Bill, rs. Com amor fica mais fácil, basicamente seria como o sexo: dá para fazer com ou sem amor. Mas sem amor acabará logo, poderá lhe trazer dores de cabeça e insatisfação… Já com amor é muito melhor, pode ser eterno, mesmo sabendo que o “pra sempre” não existe.

Não há satisfação melhor para um publicador de conteúdo na web do que receber uma mensagem de alguém que entra nos meus sites e dizem depois, “olha, seu site me ajuda muito, cara!”. Faça bem feito, seja você, faça com amor!

» Aproveitando a oportunidade e pegando onda nos meios digitais, lancei recentemente (por paixão!) uma revista de conteúdo adulto, não um site. Pretendo mantê-la “pra sempre”, o pessoal tem gostado muuuito, e se isso puder me trazer $$$, ótimo =D Mas não vou fazer dela um mar de propagandas explorando uma área que muita gente procura (a ‘pornografeia’). Se algm se interessou no tema, pesquise por “Revista LSB” no Google, não coloco o link aqui devido o conteúdo do site, não ficaria legal – ela é 100% gratuita, 100% digital.


Muito bom artigo!!


Belo texto Bruno torres, otimo trabalho. Isso funciona. Eu estou fazendo um site para ganhar dinheiro atravez o Adsense (links patrocinados no site) e no momento ganhamos uns $150 (300 reais) por mês. Se o site aumenta em visitas vai crescer eu acho.


Cara… realmente, ganhar dinheiro na internet, no início parece fácil, depois vai parecendo difícil… mas é porque tem que ser encarado como uma empresa. Você tem de cuidar, achar as melhores opções, ver como anda a sua disponibilidade para dar a devida manutenção e … torcer para que visitem seu site ou seu blog. Sou programador Clipper também ( ou era ?), e achei seu site bem interessante – vou deixar meu site pra quem quiser dar uma passadinha sobre renda na internet – http://gratis.no.comunidades.net

PS. – Quem quiser criar um site com uma ferramenta simples tem o site http://comunidades.net


como e que eu farço para ganha dinheiro com você.


#50 | secret

vc tem toda a razão,em dizer q o q é feito com amor da certo mas deveria colocar + dicas para quem está iniciando nesse ramo.
Estou começando agora a me aperfeiçoar neste mundo da informatização ,casao vc possa me dar algumas dicas ,lhe agradeceria .


#51 | lucas

na vida, todos queremos lucrar , ás vezes conseguimos e as vezes não meu sonho é vencer e ter um lucro sólido , para garantir o meu futuro , eu garanto que todas as pessoa pensam igual a eu ..


Gosto de seites que nem o seu, do Edney, do Jânio e da Nospherat.

Aprendo bastante como ganhar dinheiro na net.

O nosso amigo Google, é o master.

Ganhei muito dinheiro com o Adsense em meu blog.

Cumps,


#53 | Alisson Marcos Lima Teles

O sucesso das pessoas está no decorrer das batalhas do dia-a-dia de cada um e das lutas que irá suceder-lhe por isso tente fazê-las valer pelo seus esforços.


[…] Fiz este post pensando em um outro, que li ontem, no blog do Bruno Torres, chamado “Ganhar dinheiro fazendo o que você faria de graça“. […]


[…] quantos blogueiros realmente ganham dinheiro com seu blogs? Essa é uma pergunta difícil de responder, pois muitos que ganham não divulgam e […]



[…] que você realmente gosta. O Bruno Torres já explorou bem este assunto quando escreveu “Ganhar dinheiro fazendo o que você faria de graça“. Se seu objetivo final é exclusivamente ganhar dinheiro tentando escrever sobre aquilo que […]


[…] Bruno Torres escreveu: Ganhar dinheiro fazendo o que você faria de graça. O Bruno Torres só tem um problema: escreve pouco. Esse meu amigo tabajara tinha que escrever […]


[…] é uma dica valiosa, citada como um pré-requisito para quem quer realmente ganhar dinheiro com o adsense, pelo cara que escreveu o livro Adsense BlackHat […]


[…] um blog é uma forma de ganhar dinheiro com prazer, fazendo algo que você faria de graça. [veja mais] Tagged with: blog • dinheiro • ganhar • graça • prazer  If you […]


[…] partir deste site pretendo mostrar o caminho de como ganhar dinheiro fazendo o que você faria de graça usando ferramentas gratuitas que a web nos […]


Comentários fechados para este post.