Formulários web 2.0ish: Aperte ENTER, nada acontece…

Um dos aspectos mais comuns, recorrentes, chatos e irritantes da nossa assim chamada web 2.0 são os formulários em que você digita o que tem que digitar, escolhe o que tem que escolher, aperta ENTER e, pá, nada acontece.

Você pode me dizer que eu estou apenas a um TAB da felicidade, mas essa não é a resposta certa. Principalmente nesses formulários que todo site “web 2.0” coloca em sua página principal antes de lançar o serviço para o público, aqueles em que você apenas precisa colocar o seu email pra receber uma notificação de que você está dentro, que é um dos sortudos que vão testar a tal aplicação antes dos pobres mortais.

Sério. Nesse tipo de formulário, é digitar o email e apertar ENTER. Pra quê mais? Pra quê um TAB ou um clique do mouse?

Sei que vai ter um monte de gente me chamando de chato, etc e tal. I got news for you: eu sou chato.

Mas, será que a questão é o quão chato eu sou, ou simplesmente por que tem gente por aí que se esquece que todo formulário deve ter, sempre, em qualquer circunstância, um botão de submissão, o popular input type=”submit”.

Anotem aí: o uso indiscriminado e desnecessário do JavaScript, encarnado na pele do ubercool AJAX é o mal do século na web.

Agora aproveitem o feriado pra me chamar de chato nos comentários. Eu até gosto. 😉

E se algum de vocês não souber exatamente do que eu estou falando, dê uma olhada nesse post no O básico da web: Crie formulários que submetam com um ENTER

16 Comentários sobre “Formulários web 2.0ish: Aperte ENTER, nada acontece…”

Faça um comentário

[…] óbvio, não? Mas infelizmente não é tão óbvio quanto parece. Muitos sites por aí estão regredindo vários passos na escala evolutiva da web e criando […]


input type=”submit”
ou
button type=”submit” ?

O mais genial dos formulários sem Enter é o do omelete.com.br. Você digita a palavra de busca, aperta enter e então… o site recarrega. E só. Nada acontece. Só se CLICAR no OK.
Gênios.


Concordo com você… Isso é realmente irritante, além do mais quando não feito com type=”submit”, o auto-complete do firefox não funciona… Daí nunca lembro o que eu tinha digitado naquele input…


#4 | Sérgio Jardim

Isso é realmente irritante. 99% dos casos deve ter sido a preguiça do desenvolvedor. Preguiça, por exemplo, de pesquisar se a solução de formulário que ele usa é a melhor ou se existe coisa nova sendo desenvolvida.

Preguiça de aprender = Mal do brasileiro (aquele que tem acesso á informação)


#5 | Daniel Luz

Concordo plenamente, Bruno.

Mas não sei se é preguiça, Sérgio; sempre achei que esses casos fossem muito mais falta de teste… é bem provável que o desenvolvedor use Enter em outros formulários, mas nunca deve ter lhe ocorrido que outras pessoas podem ter configurações diferentes, ou até mesmo que tentar usar o próprio site como se fosse um usuário novo é bom. Mesma coisa, acredito, pra muitos dos problemas que encontramos por aí ao usar Firefox, Opera, resoluções altas, outros sistemas operacionais, etc.


#6 | J Walker

É verdade que é pregiça mas ….

A solução é extremamente simples, é só o sujeito botar um onkeypress no campo e checar se foi o ENTER.

E a verdade é q qualquer formulário validado por js que se preza não usa input type=”submit” e sim input type=”button”


Não é uma questão de ser chato, a verdade é que não foi bem desenvolvido o site.

Digo até que o programador está perdendo tempo! Quer fazer por ajax, que faça, mas javascript não intrusivo torna muito mais ágil o desenvolvimento!


#8 | Eder

Mas isso é algo tão básico 😐


Pois é, Bruno. Mas eu já me deparei com umas situações mais estranhas. Um evento estava associado ao submit do formulário (e não a um click), mas o Firefox não disparava o form com um ENTER, que deveria ser o comportamento normal… tive de adicionar um keypress só para observar se era o ENTER e, na unha, disparar o submit. =(


#10 | Negao

Nem tinha pensado nisso de enter. Nem uso o enter quando eu preencho formularios mas testei agora e os formularios que eu fiz funcionam com enter.


#11 | Hugo

Pode sim e deve usar input com type=submit ao invés de button, e o js iria no onsubmit da tag form, que retornaria verdadeiro ou falso dependendo da validação.


Não tem nem o que dizer: “concordation” total.


Realmente Hugo, já tivemos problemas antes com isso, geralmente a opção button impossibilita essa ação.


Concordo em gênero, número e grau com você. ( Comentário inútil o meu né? )
Mas queria deixar um adendo.
Não sou muito radical quanto ao mal web 2.0.
Creio que usar ester artifícios porém, sem se esquecer da web semântica e usabilidade, pode oferer uma experiência bastante agradável ao usuário!

É isso, aí!
Gostei do seu blog! Prazer em “conhecê-lo”!


[…] óbvio, não?! Mas infelizmente não é tão óbvio quanto parece. Muitos sites por aí estão regredindo vários passos na escala evolutiva da web e criando […]


Olá, parabéns pelo texto.

Estou enfrentando uma situação oposta. Ao teclar enter no firefox o formulário é postado e eu quero justamente o contrário, quero que nada aconteça.

Se alguém puder ajudar, favor mandar um e-mail.


«

»

Deixe seu comentário


  • Fatal error: Call to undefined function challenge_form() in /var/www/html/brunotorres.net/web/wp-content/themes/bt2008_wide/comments.php on line 65